Melhoria da organização dos postos de trabalho e do seu desempenho numa empresa do setor automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Jaime Campos Silvério
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/88486
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
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spelling Melhoria da organização dos postos de trabalho e do seu desempenho numa empresa do setor automóvelImproving workstation organisation and performance in an automotive company5SGestão visualLayoutLeanMelhoria contínuaContinuous improvementVisual managementEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão IndustrialO projeto da presente dissertação foi elaborado no âmbito da obtenção do grau de mestre em Engenharia e Gestão Industrial e foi desenvolvido em contexto industrial, em colaboração com a Continental Advanced Antenna, localizada em Vila Real. Este trabalho teve como principal objetivo melhorar a gestão visual e a organização do espaço de trabalho, com recurso a ferramentas Lean. A metodologia de investigação adotada foi a Investigação-Ação, um processo cíclico, que iniciou com um diagnóstico da situação inicial, precedido por uma revisão bibliográfica. O diagnóstico foi realizado através de ferramentas Lean, como diagramas de spaghetti e auditorias 5S. Nesta primeira etapa, foi detetada uma desorganização do espaço de trabalho, falta de normalização e desatualização da gestão visual e dos quadros TPM e de linha. Também foram detetados alguns desperdícios, como deslocações desnecessárias. Considerando os problemas identificados na primeira fase, foram desenvolvidas e propostas ações de melhoria. Neste sentido, foram reformulados quadros TPM e desenvolvidas novas identificações para os postos de trabalho e bordos de linha. Foi possível organizar o espaço de trabalho, com recurso a 5S e Gestão Visual e também foi projetado um novo layout, que permite reduzir os desperdícios. A implementação da ferramenta dos 5S aumentou a organização e o nível de limpeza da linha, sendo que a última auditoria obteve uma pontuação de 71%, o que revelou um aumento de 87% em relação à auditoria inicial. A reformulação da gestão visual levou à alteração de cerca de 1300 etiquetas. Estas alterações permitem uma melhor visualização das identificações, garantindo uma redução no tempo de procura, bem como uma definição dos locais para cada material. As trocas efetuadas nos quadros TPM permitem eliminar as deslocações dos trabalhadores. Com a elaboração de um novo layout, foi possível garantir uma definição dos fluxos dos produtos e dos locais para o abastecimento das matérias-primas dos mesmos. Desta forma, foram eliminadas as distâncias percorridas necessárias para o abastecimento da linha em 100% e da produção de 028/030 e de Fisker em 54% e 43%, respetivamente. A área também foi reduzida em 8,29%.This project was developed in the context of the achievement of a master’s degree in Industrial Engineering and Management and was developed in an industrial context, in collaboration with Continental Advanced Antenna, located in Vila Real. The main objective of this work was to improve the visual management and organisation of the workspace, using Lean tools. The research methodology adopted was Action Research, a cyclical process, which started with a diagnosis of the original situation, preceded by a literature review. The diagnosis was carried out using Lean tools, such as spaghetti diagrams and 5S audits. In this first stage, a disorganised workspace was detected, as well as a lack of standardisation and outdated visual management and TPM and line boards. Some waste was also detected, such as unnecessary movements. Considering the problems identified in the first phase, improvement actions were developed and proposed. In this sense, TPM boards were reformulated and new identifications for workstations and supermarkets were developed. It was possible to organise the workspace, using 5S and Visual Management and a new layout was also designed, which allows to reduce waste. The implementation of the 5S tool has increased the organisation and cleanliness of the line, with the latest audit scoring 71%, an 87% increase on the initial audit. The visual management redesign led to the change of around 1300 labels. These changes enabled a better visualisation of the identifications, ensuring a reduction in search time, as well as a definition of the locations for each material. The changes made to the TPM boards both reduced and eliminated unnecessary workers’ movements. By designing a new layout, it was possible to ensure a definition of product flows and the locations for the supply of raw materials. With this proposal, the workers no longer need to supply the line. Besides that, this measure also reduced the distances of the 028/030 production by 54% and Fisker by 43%. The area was also reduced by 8.29%.Dinis-Carvalho, JoséUniversidade do MinhoGuedes, Jaime Campos Silvério2023-10-272023-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88486por203497210info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-10T01:21:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:18.922744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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