A construção do Eu adolescente na relação com o(s) Outro(s): o igual, o diferente e o complementar através do Rorschach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Marques, Maria Emília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/237
Resumo: No presente trabalho as autoras procuram constituir o Outro como um organizador do processo de desenvolvimento adolescente. Através da articulação entre as concepções sobre a adolescência e as noções de sujeito e de objecto, Eu-Outro, foi possível constituir três dimensões do Outro durante o processo de desenvolvimento adolescente: o igual, o diferente e o complementar. Como método de acesso ao sujeito psicológico foi utilizado o Rorschach, inscrito por um lado na escola Francesa, com os parâmetros Representação de Si e Representação das Relações e, por outro lado, no modelo transformacional que privilegia a relação de comunicação, de simbolização, de criação e de expansão. Foram analisados protocolos de adolescentes com 13 e 17 anos, de ambos os sexos, de modo a ser possível observar de que modo é que decorre a relação entre o Eu e o(s) Outro(s) neste período do desenvolvimento. ABSTRACT In the present work the authors try to constitute the Other as an organizer of the development process in the adolescence. Using the connection between the conceptions concerned to adolescence and notions of the subject and object, Self-Other, it was possible to constitute three dimensions along the development process of the adolescent: the Equal, the Different and the Complementary. Rorschach was used as an instrument to access the psychological subject, inserted in the French School, with the parameters, Self Representation and Relation Representation, and secondly, the transformational model that privileges the communication relation, the symbolization, the creation and the expansion. Protocols were obtained from adolescents from 13 to 17 years old, of both genders, in the aim to observe the development between the Self and the Other(s) in this period of development.
id RCAP_2890488ed907ba6ecdc3cbb0c363ca77
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/237
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção do Eu adolescente na relação com o(s) Outro(s): o igual, o diferente e o complementar através do RorschachAdolescênciaComplementarDiferenteRelação eu-outroIgualRorschachAdolescenceComplementaryDifferentRorschachRelation self-otherEqualNo presente trabalho as autoras procuram constituir o Outro como um organizador do processo de desenvolvimento adolescente. Através da articulação entre as concepções sobre a adolescência e as noções de sujeito e de objecto, Eu-Outro, foi possível constituir três dimensões do Outro durante o processo de desenvolvimento adolescente: o igual, o diferente e o complementar. Como método de acesso ao sujeito psicológico foi utilizado o Rorschach, inscrito por um lado na escola Francesa, com os parâmetros Representação de Si e Representação das Relações e, por outro lado, no modelo transformacional que privilegia a relação de comunicação, de simbolização, de criação e de expansão. Foram analisados protocolos de adolescentes com 13 e 17 anos, de ambos os sexos, de modo a ser possível observar de que modo é que decorre a relação entre o Eu e o(s) Outro(s) neste período do desenvolvimento. ABSTRACT In the present work the authors try to constitute the Other as an organizer of the development process in the adolescence. Using the connection between the conceptions concerned to adolescence and notions of the subject and object, Self-Other, it was possible to constitute three dimensions along the development process of the adolescent: the Equal, the Different and the Complementary. Rorschach was used as an instrument to access the psychological subject, inserted in the French School, with the parameters, Self Representation and Relation Representation, and secondly, the transformational model that privileges the communication relation, the symbolization, the creation and the expansion. Protocols were obtained from adolescents from 13 to 17 years old, of both genders, in the aim to observe the development between the Self and the Other(s) in this period of development.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPACunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte daMarques, Maria Emília2010-09-02T14:21:18Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/237porAnálise Psicológica, 27(3), 247-257.0870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:23Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/237Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:20.556646Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção do Eu adolescente na relação com o(s) Outro(s): o igual, o diferente e o complementar através do Rorschach
title A construção do Eu adolescente na relação com o(s) Outro(s): o igual, o diferente e o complementar através do Rorschach
spellingShingle A construção do Eu adolescente na relação com o(s) Outro(s): o igual, o diferente e o complementar através do Rorschach
Cunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte da
Adolescência
Complementar
Diferente
Relação eu-outro
Igual
Rorschach
Adolescence
Complementary
Different
Rorschach
Relation self-other
Equal
title_short A construção do Eu adolescente na relação com o(s) Outro(s): o igual, o diferente e o complementar através do Rorschach
title_full A construção do Eu adolescente na relação com o(s) Outro(s): o igual, o diferente e o complementar através do Rorschach
title_fullStr A construção do Eu adolescente na relação com o(s) Outro(s): o igual, o diferente e o complementar através do Rorschach
title_full_unstemmed A construção do Eu adolescente na relação com o(s) Outro(s): o igual, o diferente e o complementar através do Rorschach
title_sort A construção do Eu adolescente na relação com o(s) Outro(s): o igual, o diferente e o complementar através do Rorschach
author Cunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte da
author_facet Cunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte da
Marques, Maria Emília
author_role author
author2 Marques, Maria Emília
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Isabel Maria Gonzalez Duarte da
Marques, Maria Emília
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Complementar
Diferente
Relação eu-outro
Igual
Rorschach
Adolescence
Complementary
Different
Rorschach
Relation self-other
Equal
topic Adolescência
Complementar
Diferente
Relação eu-outro
Igual
Rorschach
Adolescence
Complementary
Different
Rorschach
Relation self-other
Equal
description No presente trabalho as autoras procuram constituir o Outro como um organizador do processo de desenvolvimento adolescente. Através da articulação entre as concepções sobre a adolescência e as noções de sujeito e de objecto, Eu-Outro, foi possível constituir três dimensões do Outro durante o processo de desenvolvimento adolescente: o igual, o diferente e o complementar. Como método de acesso ao sujeito psicológico foi utilizado o Rorschach, inscrito por um lado na escola Francesa, com os parâmetros Representação de Si e Representação das Relações e, por outro lado, no modelo transformacional que privilegia a relação de comunicação, de simbolização, de criação e de expansão. Foram analisados protocolos de adolescentes com 13 e 17 anos, de ambos os sexos, de modo a ser possível observar de que modo é que decorre a relação entre o Eu e o(s) Outro(s) neste período do desenvolvimento. ABSTRACT In the present work the authors try to constitute the Other as an organizer of the development process in the adolescence. Using the connection between the conceptions concerned to adolescence and notions of the subject and object, Self-Other, it was possible to constitute three dimensions along the development process of the adolescent: the Equal, the Different and the Complementary. Rorschach was used as an instrument to access the psychological subject, inserted in the French School, with the parameters, Self Representation and Relation Representation, and secondly, the transformational model that privileges the communication relation, the symbolization, the creation and the expansion. Protocols were obtained from adolescents from 13 to 17 years old, of both genders, in the aim to observe the development between the Self and the Other(s) in this period of development.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-02T14:21:18Z
2010-01-01T00:00:00Z
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/237
url http://hdl.handle.net/10400.12/237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 27(3), 247-257.
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130044171288576