Docência na cultura digital: emergências com as redes rizomáticas, a curadoria digital e a ciberformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno, Adriana Rocha
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Neto, Octavio Silvério de Souza Vieira, Mattos, Ana Carolina Guedes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15334
Resumo: O presente artigo apresenta três constructos desenvolvidos pelos autores, nos últimos dez anos, fruto de pesquisas e financiamento CNPq e CAPES: as redes rizomáticas, como expressão das multiplicidades cocriadas nos espaços-tempos hodiernos, que tem como uma das características marcantes a não linearidade do pensamento e das ações, e a plasticidade e abertura das ideias e relações; os processos de ciberformação, que tratam dos modos de subjetivação do ser docente emergente na práxis universitária contemporânea, em meio à cibercultura; e, por fim, a curadoria digital, como ambiências (trans)formativas que permitem a materialização de espaços pedagógicos coconstruídos com a produção de materiais didáticos digitais, partilhados e em rede. As pesquisas de abordagem qualitativa têm tipologia multirreferencial integradas aos métodos cartográfico e arqueogenealógico, tendo também as conversas como instrumento científico. O referencial teórico das investigações se alicerça especialmente em Agamben, Deleuze, Freire, Foucault, Guattari, Han, Higgins, Hooks, Lévy, Nietzsche, Zuboff, Bruno, entre outros. Os achados das pesquisas abordam as potencialidades das redes rizomáticas e dos processos de ciberformação como basilares para a construção de docências convergentes com o mundo hodierno, que encontram na curadoria digital trilhas promotoras de emancipação e consciência tecnológica crítica dos sujeitos.
id RCAP_28a60890a9ac85518251b6cb53019e07
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15334
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Docência na cultura digital: emergências com as redes rizomáticas, a curadoria digital e a ciberformaçãoTeaching in digital culture: emergencies with rhizomatic networks, digi-tal curation and cybertrainingDocências contemporâneasRedes rizomáticasCiberformaçãoCiberformaçãoCuradoria digitalCultura digitalContemporary teachingRhizomatic networksCyber formationDigital curationDigital cultureODS::04:Educação de QualidadeO presente artigo apresenta três constructos desenvolvidos pelos autores, nos últimos dez anos, fruto de pesquisas e financiamento CNPq e CAPES: as redes rizomáticas, como expressão das multiplicidades cocriadas nos espaços-tempos hodiernos, que tem como uma das características marcantes a não linearidade do pensamento e das ações, e a plasticidade e abertura das ideias e relações; os processos de ciberformação, que tratam dos modos de subjetivação do ser docente emergente na práxis universitária contemporânea, em meio à cibercultura; e, por fim, a curadoria digital, como ambiências (trans)formativas que permitem a materialização de espaços pedagógicos coconstruídos com a produção de materiais didáticos digitais, partilhados e em rede. As pesquisas de abordagem qualitativa têm tipologia multirreferencial integradas aos métodos cartográfico e arqueogenealógico, tendo também as conversas como instrumento científico. O referencial teórico das investigações se alicerça especialmente em Agamben, Deleuze, Freire, Foucault, Guattari, Han, Higgins, Hooks, Lévy, Nietzsche, Zuboff, Bruno, entre outros. Os achados das pesquisas abordam as potencialidades das redes rizomáticas e dos processos de ciberformação como basilares para a construção de docências convergentes com o mundo hodierno, que encontram na curadoria digital trilhas promotoras de emancipação e consciência tecnológica crítica dos sujeitos.This article presents three constructs developed by the authors over the last ten years as a result of research and CNPq and CAPES funding: rhizomatic networks, as an expression of the multiplicities co-created in today’s spaces-times, one of whose defining characteristics is the non-linearity of thought and actions, and the plasticity and openness of ideas and relationships; cyber formation, which deal with the modes of subjectivation of the emerging being a teacher in contemporary university praxis, in the midst of cyberculture; and, finally, digital curatorship, as (trans)formative environments that allow the materialisation of pedagogical spaces co-constructed with the production of digital, shared and networked teaching materials. The qualitative research has a multi-referential typology integrated with cartographic and archeogenealogical methods, as well as conversations as a scientific tool. The theoretical framework of the research is based especially on Agamben, Deleuze, Freire, Foucault, Guattari, Han, Higgins, Hooks, Lévy, Nietzsche, Zuboff, Bruno, among others. The research findings address the potential of rhizomatic networks and cyber formation processes as a basis for building teaching that is convergent with today’s world, which finds in digital curation trails that promote the emancipation and critical technological awareness of subjects.Universidade Aberta | Universidade Estadual do MaranhãoRepositório AbertoBruno, Adriana RochaNeto, Octavio Silvério de Souza VieiraMattos, Ana Carolina Guedes2023-12-29T17:03:32Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15334porBruno, A. R., Vieira Neto, O. S. de S., & Mattos, A. C. G. (2023). Docência na cultura digital: emergências com as redes rizomáticas, a curadoria digital e a ciberformação. Video Journal of Social and Human Research, 2(2), 1–14. https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i2.292795-5745https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i2.29info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:25Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:58.468687Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Docência na cultura digital: emergências com as redes rizomáticas, a curadoria digital e a ciberformação
Teaching in digital culture: emergencies with rhizomatic networks, digi-tal curation and cybertraining
title Docência na cultura digital: emergências com as redes rizomáticas, a curadoria digital e a ciberformação
spellingShingle Docência na cultura digital: emergências com as redes rizomáticas, a curadoria digital e a ciberformação
Bruno, Adriana Rocha
Docências contemporâneas
Redes rizomáticas
Ciberformação
Ciberformação
Curadoria digital
Cultura digital
Contemporary teaching
Rhizomatic networks
Cyber formation
Digital curation
Digital culture
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Docência na cultura digital: emergências com as redes rizomáticas, a curadoria digital e a ciberformação
title_full Docência na cultura digital: emergências com as redes rizomáticas, a curadoria digital e a ciberformação
title_fullStr Docência na cultura digital: emergências com as redes rizomáticas, a curadoria digital e a ciberformação
title_full_unstemmed Docência na cultura digital: emergências com as redes rizomáticas, a curadoria digital e a ciberformação
title_sort Docência na cultura digital: emergências com as redes rizomáticas, a curadoria digital e a ciberformação
author Bruno, Adriana Rocha
author_facet Bruno, Adriana Rocha
Neto, Octavio Silvério de Souza Vieira
Mattos, Ana Carolina Guedes
author_role author
author2 Neto, Octavio Silvério de Souza Vieira
Mattos, Ana Carolina Guedes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruno, Adriana Rocha
Neto, Octavio Silvério de Souza Vieira
Mattos, Ana Carolina Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Docências contemporâneas
Redes rizomáticas
Ciberformação
Ciberformação
Curadoria digital
Cultura digital
Contemporary teaching
Rhizomatic networks
Cyber formation
Digital curation
Digital culture
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Docências contemporâneas
Redes rizomáticas
Ciberformação
Ciberformação
Curadoria digital
Cultura digital
Contemporary teaching
Rhizomatic networks
Cyber formation
Digital curation
Digital culture
ODS::04:Educação de Qualidade
description O presente artigo apresenta três constructos desenvolvidos pelos autores, nos últimos dez anos, fruto de pesquisas e financiamento CNPq e CAPES: as redes rizomáticas, como expressão das multiplicidades cocriadas nos espaços-tempos hodiernos, que tem como uma das características marcantes a não linearidade do pensamento e das ações, e a plasticidade e abertura das ideias e relações; os processos de ciberformação, que tratam dos modos de subjetivação do ser docente emergente na práxis universitária contemporânea, em meio à cibercultura; e, por fim, a curadoria digital, como ambiências (trans)formativas que permitem a materialização de espaços pedagógicos coconstruídos com a produção de materiais didáticos digitais, partilhados e em rede. As pesquisas de abordagem qualitativa têm tipologia multirreferencial integradas aos métodos cartográfico e arqueogenealógico, tendo também as conversas como instrumento científico. O referencial teórico das investigações se alicerça especialmente em Agamben, Deleuze, Freire, Foucault, Guattari, Han, Higgins, Hooks, Lévy, Nietzsche, Zuboff, Bruno, entre outros. Os achados das pesquisas abordam as potencialidades das redes rizomáticas e dos processos de ciberformação como basilares para a construção de docências convergentes com o mundo hodierno, que encontram na curadoria digital trilhas promotoras de emancipação e consciência tecnológica crítica dos sujeitos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-29T17:03:32Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/15334
url http://hdl.handle.net/10400.2/15334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bruno, A. R., Vieira Neto, O. S. de S., & Mattos, A. C. G. (2023). Docência na cultura digital: emergências com as redes rizomáticas, a curadoria digital e a ciberformação. Video Journal of Social and Human Research, 2(2), 1–14. https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i2.29
2795-5745
https://doi.org/10.18817/vjshr.v2i2.29
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta | Universidade Estadual do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136453613060096