Como a motivação afeta a aprendizagem do inglês, como língua estrangeira, do aluno adulto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thacia Carpenter
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7229
Resumo: A motivação é apontada como fator determinante no sucesso de qualquer aprendizagem, principalmente tratando-se da aprendizagem de uma língua estrangeira. Por se tratar de um fenômeno complexo e subjetivo, não pode ser analisado se não pelos comportamentos característicos que reflete. Um aprendiz motivado, geralmente apresenta persistência, ânimo, paciência, alta expectativa e boa autoestima. Os efeitos da autoestima são tão importantes que podem, inclusive, favorecer processos cognitivos como a memória e a criatividade. Se levarmos em consideração o processo de aprendizagem de um aprendiz adulto, que já observa os efeitos da idade em sua aprendizagem, essa importância se torna ainda mais relevante. Essencialmente, a motivação do aprendiz é a grande responsável por fazê-lo explorar as virtudes ou transpor as fraquezas. Sendo a motivação tão importante para o processo de aprendizagem de segunda língua do aprendiz adulto, pretende-se com esse trabalho, conseguir determinar os efeitos da idade na aprendizagem, assim como as características da motivação e suas influências em tais efeitos e, por fim, saber o que pode motivar ou desmotivar os aprendizes adultos em sua busca pelo conhecimento de uma nova língua. Para esse fim, realizou-se além de pesquisas bibliográficas, uma pesquisa empírica de pendor qualitativo junto de onze formandos de língua inglesa, em contexto formal, com idades compreendidas entre 30 a 69 anos. Os dados obtidos apontam que a orientação integrativa é a que sugere maiores níveis de motivação na aprendizagem de uma segunda língua, mesmo quando acompanhadas por orientações extrínsecas de motivação, demonstrando que, os aprendizes que reconhecem o valor integrativo da aprendizagem, uma vez que essa objetiva a comunicação, são os aprendizes que se apresentam mais motivados e cientes de suas responsabilidades no processo de aprendizagem.
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