A Pesquisa Educacional Baseada nas Artes (PEBA): Os seus Elementos Literários de Concepção Segundo Elliot Eisner
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11265 |
Resumo: | Um dos esforços de Elliot Will Eisner (1933-2014) incidiu, muito particularmente, sobre os papéis desempenhados pela arte na pesquisa em educação, destacando as singularidades de uma metodologia que passou a ser designada no Brasil e em Portugal, como PEBA (Pesquisa Educacional Baseada nas Artes). Esta metodologia assenta sobre o que o autor define como sendo os seus elementos de conceção: o formato do texto e o tipo de linguagem utilizados na narração da pesquisa. A adoção de tais perspectivas, que privilegiam a dimensão literária do texto, implica ultrapassar determinadas ideias feitas sobre a predominância da racionalidade e da objetividade na linguagem científica. Homenageando Elliot Eisner, este artigo pretende clarificar a metodologia referida, contrastando-a com os princípios básicos das que normalmente se encontram sob o amplo guarda-chuva das metodologias qualitativas |
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A Pesquisa Educacional Baseada nas Artes (PEBA): Os seus Elementos Literários de Concepção Segundo Elliot EisnerArts-Based Educational Research (ABER): Its literary elements of design according to Elliot EisnerMetodologias de pesquisaPesquisa qualitativaPesquisa educacionalArtesTexto literárioResearch methodologiesQualitative researchBased educational researchArtsLiterary textUm dos esforços de Elliot Will Eisner (1933-2014) incidiu, muito particularmente, sobre os papéis desempenhados pela arte na pesquisa em educação, destacando as singularidades de uma metodologia que passou a ser designada no Brasil e em Portugal, como PEBA (Pesquisa Educacional Baseada nas Artes). Esta metodologia assenta sobre o que o autor define como sendo os seus elementos de conceção: o formato do texto e o tipo de linguagem utilizados na narração da pesquisa. A adoção de tais perspectivas, que privilegiam a dimensão literária do texto, implica ultrapassar determinadas ideias feitas sobre a predominância da racionalidade e da objetividade na linguagem científica. Homenageando Elliot Eisner, este artigo pretende clarificar a metodologia referida, contrastando-a com os princípios básicos das que normalmente se encontram sob o amplo guarda-chuva das metodologias qualitativasABSTRACT One of Elliot Eisner efforts (1933-2014), focused most particularly on the roles played by art in educational research, highlighting the uniqueness of a methodology that became known in Brazil, and Portugal, as PEBA (ABER: Arts-Based Educational Research, in eng.). It is based on what the author defines as design elements: text format and the type of language used in the narration of the research. The adoption of such perspectives that focus on literary text size implies overcoming certain preconceived ideas about the dominance of rationality and objectivity in scientific language. Honouring Elliot Eisner, this article aims to clarify the above methodology, contrasting it with the basic principles of those normally found under the broad umbrella of qualitative methodologies.RCIPLCharréu, Leonardo2020-03-18T13:02:31Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11265porCharréu, L. (2018). A pesquisa educacional baseada nas artes (PEBA): Os seus elementos de concepção segundo Elliot Eisner. Revista Portuguesa de Educação Artística, 8(1): 17-29. ISSN: 2183-7481. https://doi.org/10.23828/rpea.v8i1.1472183-7481https://doi.org/10.23828/rpea.v8i1.147info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:32.863147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Um dos esforços de Elliot Will Eisner (1933-2014) incidiu, muito particularmente, sobre os papéis desempenhados pela arte na pesquisa em educação, destacando as singularidades de uma metodologia que passou a ser designada no Brasil e em Portugal, como PEBA (Pesquisa Educacional Baseada nas Artes). Esta metodologia assenta sobre o que o autor define como sendo os seus elementos de conceção: o formato do texto e o tipo de linguagem utilizados na narração da pesquisa. A adoção de tais perspectivas, que privilegiam a dimensão literária do texto, implica ultrapassar determinadas ideias feitas sobre a predominância da racionalidade e da objetividade na linguagem científica. Homenageando Elliot Eisner, este artigo pretende clarificar a metodologia referida, contrastando-a com os princípios básicos das que normalmente se encontram sob o amplo guarda-chuva das metodologias qualitativas |
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