Estudo de um adesivo estrutural em juntas de compósito-alumínio utilizando o floating roller peel test
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16894 |
Resumo: | A ligação entre materiais, em particular com a utilização de adesivos estruturais, tem vindo a ser utilizada ao longo de várias décadas, como uma forma de resolver vários problemas associados a técnicas mais tradicionais de ligação, como a soldadura e a ligação aparafusada. Esta alternativa apresenta vantagens relativamente às ligações mecânicas, como o menor peso estrutural, menor custo de fabricação e capacidade de união de diferentes materiais. Desta forma, são necessários métodos que permitam caracterizar e quantificar os esforços a que as juntas adesivas são sujeitas. A presente dissertação focou-se nos ensaios de caracterização ao arrancamento (peel tests), que são amplamente utilizados para controlo de qualidade e determinação da resistência de arrancamento em adesivos. Existem vários formatos de peel tests, como ensaio T-peel, peel-testing a 180o , floating Roller peel test e climbing drum peel test. Os peel tests têm sido amplamente utilizados, sobretudo na indústria aeronáutica, como teste de controlo de qualidade e como forma de determinar a resistência ao arrancamento de juntas metálicas. No entanto, com a crescente utilização de materiais compósitos na indústria, torna-se necessário caracterizar também juntas com estes aderentes quando sujeitas a esforços de arrancamento. Desta forma, o presente trabalho pretende efetuar o estudo da prestação do adesivo estrutural Araldite® AV138 em juntas compósito-alumínio, compósito-compósito e alumínio-alumínio, utilizando para tal o método de ensaio floating roller peel test. Por outro lado, pretende-se também comprovar a aplicabilidade deste teste de controlo de qualidade da adesão e determinação da resistência de arrancamento em juntas com materiais compósitos. Um modelo numérico através da análise de modelos de dano coesivo (MDC) foi também desenvolvido de forma a recriar o floating roller peel test e comparar os resultados obtidos com os resultados experimentais. Os resultados mostram que a prestação do adesivo Araldite® AV138 se enquadra dentro dos valores característicos de força de arrancamento de outros adesivos estruturais mais frágeis, com discrepâncias bastante reduzidas nos parâmetros determinados. |
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Estudo de um adesivo estrutural em juntas de compósito-alumínio utilizando o floating roller peel testJuntas adesivasAdesivo estruturalResistência de arrancamentoTestes de arrancamentoFloating roller peel testMétodo de elementos finitosModelos de dano coesivoAdhesive jointsStructural adhesivePeel strengthPeel testsFloating roller peel testFinite element methodCohesive zone modelsA ligação entre materiais, em particular com a utilização de adesivos estruturais, tem vindo a ser utilizada ao longo de várias décadas, como uma forma de resolver vários problemas associados a técnicas mais tradicionais de ligação, como a soldadura e a ligação aparafusada. Esta alternativa apresenta vantagens relativamente às ligações mecânicas, como o menor peso estrutural, menor custo de fabricação e capacidade de união de diferentes materiais. Desta forma, são necessários métodos que permitam caracterizar e quantificar os esforços a que as juntas adesivas são sujeitas. A presente dissertação focou-se nos ensaios de caracterização ao arrancamento (peel tests), que são amplamente utilizados para controlo de qualidade e determinação da resistência de arrancamento em adesivos. Existem vários formatos de peel tests, como ensaio T-peel, peel-testing a 180o , floating Roller peel test e climbing drum peel test. Os peel tests têm sido amplamente utilizados, sobretudo na indústria aeronáutica, como teste de controlo de qualidade e como forma de determinar a resistência ao arrancamento de juntas metálicas. No entanto, com a crescente utilização de materiais compósitos na indústria, torna-se necessário caracterizar também juntas com estes aderentes quando sujeitas a esforços de arrancamento. Desta forma, o presente trabalho pretende efetuar o estudo da prestação do adesivo estrutural Araldite® AV138 em juntas compósito-alumínio, compósito-compósito e alumínio-alumínio, utilizando para tal o método de ensaio floating roller peel test. Por outro lado, pretende-se também comprovar a aplicabilidade deste teste de controlo de qualidade da adesão e determinação da resistência de arrancamento em juntas com materiais compósitos. Um modelo numérico através da análise de modelos de dano coesivo (MDC) foi também desenvolvido de forma a recriar o floating roller peel test e comparar os resultados obtidos com os resultados experimentais. Os resultados mostram que a prestação do adesivo Araldite® AV138 se enquadra dentro dos valores característicos de força de arrancamento de outros adesivos estruturais mais frágeis, com discrepâncias bastante reduzidas nos parâmetros determinados.Bonding of materials by structural adhesives has been used for several decades as a method of solving various problems associated with the more traditional joining methods, such as welding and mechanical fastening. This alternative presents multiple advantages comparing to mechanical joints, due to several factors such as less structural weight, lower manufacturing cost and possibility to join different materials. This way, testing methods are necessary to characterize and quantify the loads that bonded joints are subjected to. This dissertation focuses on peel tests. These tests are widely used to characterize the peel strength of bonded joints and to control the adhesion quality. There are various configurations of peel test, such as the T-peel test, the peel testing at 180o , the floating roller peel test and the climbing drum peel test. These methods have been widely used mainly in the aeronautical industry, as a quality control test and a way of assessing the peel strength of metallic joints. Nonetheless, with the growing use of composite materials in the industry, it is necessary to characterize bonded joints with these materials when subjected to peeling loads. Here, in this dissertation the performance of the adhesive Araldite® AV138 is assessed in bonded joints with composite-aluminum, composite-composite and aluminum-aluminum adherends, using the floating roller peel test. On the other hand, this work also aims to prove that this method can be applied as a method of adhesion quality control and assessment of peel strength in bonded joints of composite materials. A numerical model was created using a cohesive zone modelling numerical analysis (CZM), in order to recreate the floating roller peel test and compare the numerical with the experimental results. The results show that the peel performance of the adhesive Araldite® AV138 is within the results of other brittle structural adhesives, with very low variations in the determined parameters.Campilho, Raul Duarte Salgueiral GomesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, João Pedro Oliveira2021-02-05T11:22:51Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16894TID:202550249porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:05:11Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:32.746524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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