The coloring: colored and the production of black subjectivities in contemporaneous Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weschenfelder, Viviane Inês
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Linhares da Silva, Mozart
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.31447/AS00032573.2018227.03
Resumo: This paper problematizes the positions occupied by color/race in Brazilian ethnic-racial dynamics and relates them with the black subjectivity process in Brazil. After an historiographical analysis of the XIX and XX centuries and of black women’s narratives posted on the blog Blogueiras Negras, we highlighted a change in the use of the word pardo. Working with some of the tool-concepts of Michel Foucault, we show that the changes identified interfere in the production of black subjectivity and are important for rethinking contemporaneous education.
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spelling The coloring: colored and the production of black subjectivities in contemporaneous Brazil.A cor da mestiçagem: o pardo e a produção de subjetividades negras no Brasil contemporâneopardosujeito negrobiopolíticaprocessos de subjetivaçãocoloredblack subjectbiopoliticssubjectivity process.This paper problematizes the positions occupied by color/race in Brazilian ethnic-racial dynamics and relates them with the black subjectivity process in Brazil. After an historiographical analysis of the XIX and XX centuries and of black women’s narratives posted on the blog Blogueiras Negras, we highlighted a change in the use of the word pardo. Working with some of the tool-concepts of Michel Foucault, we show that the changes identified interfere in the production of black subjectivity and are important for rethinking contemporaneous education..O texto problematiza as posições ocupadas pela cor/raça parda na dinâmica étnico-racial brasileira e relaciona-as com os processos de subjetivação do sujeito negro no Brasil. A partir das análises da produção historiográfica dos séculos XIX e XX e das narrativas de mulheres negras publicadas no blog Blogueiras Negras, evidencia-se um deslocamento nos usos do termo pardo e uma mudança de ênfase do dispositivo da mestiçagem para o dispositivo da negritude. Operando com alguns conceitos-ferramenta de Michel Foucault, os resultados mostram que essas mudanças interferem na produção de subjetividades negras e são importantes para pensar a educação contemporânea.Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa2018-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.31447/AS00032573.2018227.03https://doi.org/10.31447/AS00032573.2018227.03Análise Social; Vol. 53 N.º 227 (2018); 308-3302182-29990003-2573reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.rcaap.pt/analisesocial/article/view/22302https://revistas.rcaap.pt/analisesocial/article/view/22302/16429Direitos de Autor (c) 2018 Análise Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessWeschenfelder, Viviane InêsLinhares da Silva, Mozart2024-03-09T06:14:38Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:10.016130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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A cor da mestiçagem: o pardo e a produção de subjetividades negras no Brasil contemporâneo
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