Para onde nos leva a sociedade das redes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Joaquim
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24870
Resumo: A sociedade das redes é hoje um dos temas mais apaixonantes das ciências sociais. No reverso da paixão, está a eloquente confusão epistemológica que torna a discussão repleta de sentidos e contrassentidos. Este artigo procura contribuir para a clariCicação conceitual da teoria das redes sociais, através de uma revisitação sintética e retrospectiva do estudo das redes e dos seus contributos para a análise sociológica no contexto da pósEmodernidade. Após a clariCicação conceitual, o autor enceta uma discussão heurística e etnográCica em torno dos caminhos reticulares. Partindo da questão: para onde nos leva a sociedade das redes? o autor, através de um discurso de análise sociológica, procura reCletir sobre a construção das identidades, utilizando o conceito de identidade reticular infantilizada, para se reportar à exposição do comportamento dos utilizadores das redes sociais virtuais. Seguidamente, a reClexão centraEse nas novas formas de solidão, desenvolvendo uma reClexão em torno do “nunca estivemos tão (des)ligados”, criticando as novas formas de interação mediadas por objetos. Hoje, as redes sociais virtuais em particular e, o ciberespaço em geral, são o novo “petróleo” da sociedade da “ganância” em que a exploração dos utilizadores surge através de uma lógica de perfeita leveza. O artigo termina com a ponderação em torno dos limites do espaço privado e do público nas novas formas de sociabilidade que resultam dos processos de interação nas redes sociais virtuais.
id RCAP_28ede9f4765562061993aaa897de20db
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24870
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Para onde nos leva a sociedade das redes?Redes SociaisSociedadeInterações SociaisMidia SocialA sociedade das redes é hoje um dos temas mais apaixonantes das ciências sociais. No reverso da paixão, está a eloquente confusão epistemológica que torna a discussão repleta de sentidos e contrassentidos. Este artigo procura contribuir para a clariCicação conceitual da teoria das redes sociais, através de uma revisitação sintética e retrospectiva do estudo das redes e dos seus contributos para a análise sociológica no contexto da pósEmodernidade. Após a clariCicação conceitual, o autor enceta uma discussão heurística e etnográCica em torno dos caminhos reticulares. Partindo da questão: para onde nos leva a sociedade das redes? o autor, através de um discurso de análise sociológica, procura reCletir sobre a construção das identidades, utilizando o conceito de identidade reticular infantilizada, para se reportar à exposição do comportamento dos utilizadores das redes sociais virtuais. Seguidamente, a reClexão centraEse nas novas formas de solidão, desenvolvendo uma reClexão em torno do “nunca estivemos tão (des)ligados”, criticando as novas formas de interação mediadas por objetos. Hoje, as redes sociais virtuais em particular e, o ciberespaço em geral, são o novo “petróleo” da sociedade da “ganância” em que a exploração dos utilizadores surge através de uma lógica de perfeita leveza. O artigo termina com a ponderação em torno dos limites do espaço privado e do público nas novas formas de sociabilidade que resultam dos processos de interação nas redes sociais virtuais.Revista Inteligência Empresarial2019-02-26T11:19:04Z2019-02-262018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/24870http://hdl.handle.net/10174/24870porFIALHO, Joaquim (2018). Para onde nos leva a sociedade das redes?. Revista Inteligência Empresarial, 40. Rio de Janeiro, pp. 5-16, (ISSN: 1517-3860).jfialho@uevora.pt273Fialho, Joaquiminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:18:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:35.610947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Para onde nos leva a sociedade das redes?
title Para onde nos leva a sociedade das redes?
spellingShingle Para onde nos leva a sociedade das redes?
Fialho, Joaquim
Redes Sociais
Sociedade
Interações Sociais
Midia Social
title_short Para onde nos leva a sociedade das redes?
title_full Para onde nos leva a sociedade das redes?
title_fullStr Para onde nos leva a sociedade das redes?
title_full_unstemmed Para onde nos leva a sociedade das redes?
title_sort Para onde nos leva a sociedade das redes?
author Fialho, Joaquim
author_facet Fialho, Joaquim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Redes Sociais
Sociedade
Interações Sociais
Midia Social
topic Redes Sociais
Sociedade
Interações Sociais
Midia Social
description A sociedade das redes é hoje um dos temas mais apaixonantes das ciências sociais. No reverso da paixão, está a eloquente confusão epistemológica que torna a discussão repleta de sentidos e contrassentidos. Este artigo procura contribuir para a clariCicação conceitual da teoria das redes sociais, através de uma revisitação sintética e retrospectiva do estudo das redes e dos seus contributos para a análise sociológica no contexto da pósEmodernidade. Após a clariCicação conceitual, o autor enceta uma discussão heurística e etnográCica em torno dos caminhos reticulares. Partindo da questão: para onde nos leva a sociedade das redes? o autor, através de um discurso de análise sociológica, procura reCletir sobre a construção das identidades, utilizando o conceito de identidade reticular infantilizada, para se reportar à exposição do comportamento dos utilizadores das redes sociais virtuais. Seguidamente, a reClexão centraEse nas novas formas de solidão, desenvolvendo uma reClexão em torno do “nunca estivemos tão (des)ligados”, criticando as novas formas de interação mediadas por objetos. Hoje, as redes sociais virtuais em particular e, o ciberespaço em geral, são o novo “petróleo” da sociedade da “ganância” em que a exploração dos utilizadores surge através de uma lógica de perfeita leveza. O artigo termina com a ponderação em torno dos limites do espaço privado e do público nas novas formas de sociabilidade que resultam dos processos de interação nas redes sociais virtuais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01T00:00:00Z
2019-02-26T11:19:04Z
2019-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24870
http://hdl.handle.net/10174/24870
url http://hdl.handle.net/10174/24870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv FIALHO, Joaquim (2018). Para onde nos leva a sociedade das redes?. Revista Inteligência Empresarial, 40. Rio de Janeiro, pp. 5-16, (ISSN: 1517-3860).
jfialho@uevora.pt
273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Inteligência Empresarial
publisher.none.fl_str_mv Revista Inteligência Empresarial
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136638343839744