Análise da Ponte Luís I com vista à utilização pelo Metro Ligeiro de Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Aníbal
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Coelho, Aristides, Freitas, José Mota, Azeredo, Manuel, Sena-Cruz, José, Santos, Nuno, Lopes, Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/18557
Resumo: O presente trabalho resultou do estudo elaborado para a empresa Metro do Porto. S.A. sobre a integração do tabuleiro superior da Ponte Luís I no traçado de uma das linhas do Metro Ligeiro do Porto, estabelecendo a ligação com a cidade de Vila Nova de Gaia. Tratava-se de determinar se, do ponto de vista estrutural, é ou não possível atribuir esta nova função à ponte face às suas solicitações próprias. Com esse objetivo foram feitas análises estruturais da Ponte (estrutura principal e tabuleiros) quer de natureza estática, para várias situações do tabuleiro e do arco e a sua quantificação numérica, bem como a quantificação de acções sísmicas regulamentares e sua combinação com novas acções. Nos estudos dinâmicos foi avaliada a influência da passagem do metro a diferentes velocidades e as amplificações dinâmicas que possam ocorrer, permitindo também avaliar índices de conforto dos passageiros. Igualmente se procedeu à quantificação dos diversos modos, locais e globais, de encurvadura da estrutura da Ponte. Por outro lado, todo este estudo analítico foi acompanhado de uma série de trabalhos experimentais, desenvolvidos pelo INEGI nas oficinas do departamento de Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que permitiram a caracterização das propriedades dos materiais (módulo de elasticidade, coeficiente de Poisson, resistência, índices de fadiga, etc.) e a quantificação dos valores das tensões admissíveis a usar no dimensionamento e ainda do período de vida útil que seria de esperar para as peças com características semelhantes aquelas que foram extraídas da Ponte. Pode concluir-se que, mesmo que a Ponte não fosse utilizada para o Metro, se torna urgente a realização de diversas obras de manutenção.
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