Projeto Rancagua Xpress

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, António Teixeira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2602
Resumo: O presente relatório recolhe de uma forma resumida várias das especialidades técnicas e parâmetros utilizados para o dimensionamento da Plataforma Ferroviária do Projeto Rancagua Xpress, com um comprimento aproximado de 22 Km entre Santiago e a população de Nos, no Município de San Bernardo, da Região Metropolitana e de mais 60 Km até a Cidade de Rancagua, no Município do mesmo nome, na VI Região. O referido Projeto consta da ampliação da Plataforma Ferroviária, de duas vias para quatro vias, até a população de Nos. Dentro da ampliação são também consideradas entre as principais obras, as novas estações de passageiros, passagens pedonais desniveladas, passagens de veículos desniveladas, parque de material e oficinas, e vedações ao longo de todo o traçado para impedir a passagem de pessoas e animais. A intervenção permite uma considerável melhoria nas condições de segurança do serviço, pois as passagens de pessoas e veículos eram realizadas ao nível da via. Estas passagens em alguns casos careciam de alertas como barreiras ou alarmes que anunciam as aproximações dos comboios. O relatório também recolhe alguns dos aspetos considerados de interesse durante as obras, como foram a execução das camadas de aterro das vias e a execução de estacas de fundação escavadas manualmente. Como acontece em muitos projetos de infraestrutura as soluções propostas durante a fase de projeto são alteradas por propostas da empresa de Construção, sejam por motivos económicos ou pela facilidade de construção, com uma prévia aprovação do cliente. No presente relatório são descritas as principais modificações. Finalmente faz-se uma resenha das dificuldades que atravessou a construção das obras devido ao descontentamento social de alguns grupos populacionais.
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