Design para a comunicação de um projeto de valorização do território: projeto LOCUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Joana Sofia Fernandes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28580
Resumo: A presente dissertação procura valorizar e dinamizar o território da Aldeia de Amiais, em Sever do Vouga, através do desenvolvimento da comunicação visual do projeto LOCUS, o qual, ao implementar iniciativas inovadoras, fomenta o posicionamento do território, promovendo as suas características sociais, culturais e económicas e protegendo o seu património e valores. Com a elaboração de pesquisas bibliográficas e aplicação de um momento teórico sobre as premissas do Design de Comunicação, sobre o Design e Território, Transmedia Storytelling e com as informações e análises recolhidas no campo, foi-nos possível desenvolver um trabalho projetual que fomenta a necessidade de comunicação e de valor identitário, explorando o Design como mediador cultural e ferramenta estratégica no desenvolvimento de marcas e territórios. Com o resultado da investigação, foi desenvolvida a identidade do projeto LOCUS, relevando-se os valores do território, de forma a promover o desenvolvimento das suas capacidades socioculturais e intergeracionais. A materialização do projeto implicou o desenho de elementos comunicacionais e informativos e recurso a estratégias Transmedia Storytelling através da aplicação de ferramentas de Transmedia e Marketing que permitiram conferir visibilidade ao projeto e realçar as experiências que se podem realizar no território.
id RCAP_2927682797922cbaf2cdfd414da65c1e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/28580
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design para a comunicação de um projeto de valorização do território: projeto LOCUSAldeia de AmiaisDesign de comunicaçãoComunicação do territórioDesign para a valorização do territórioMarketing e branding territorialTransmedia storytellingA presente dissertação procura valorizar e dinamizar o território da Aldeia de Amiais, em Sever do Vouga, através do desenvolvimento da comunicação visual do projeto LOCUS, o qual, ao implementar iniciativas inovadoras, fomenta o posicionamento do território, promovendo as suas características sociais, culturais e económicas e protegendo o seu património e valores. Com a elaboração de pesquisas bibliográficas e aplicação de um momento teórico sobre as premissas do Design de Comunicação, sobre o Design e Território, Transmedia Storytelling e com as informações e análises recolhidas no campo, foi-nos possível desenvolver um trabalho projetual que fomenta a necessidade de comunicação e de valor identitário, explorando o Design como mediador cultural e ferramenta estratégica no desenvolvimento de marcas e territórios. Com o resultado da investigação, foi desenvolvida a identidade do projeto LOCUS, relevando-se os valores do território, de forma a promover o desenvolvimento das suas capacidades socioculturais e intergeracionais. A materialização do projeto implicou o desenho de elementos comunicacionais e informativos e recurso a estratégias Transmedia Storytelling através da aplicação de ferramentas de Transmedia e Marketing que permitiram conferir visibilidade ao projeto e realçar as experiências que se podem realizar no território.This dissertation aims to value and boost the territory of the Village of Amiais in Sever do Vouga, by developing the visual communication of the LOCUS project, which, by implementing innovative initiatives, fosters the positioning of the territory, promoting its social, cultural and cultural characteristics, protecting their heritage and values. With the elaboration of bibliographical research and the application of a theoretical moment on the premises of Communication Design, Design and Territory, Transmedia Storytelling and with the information and analysis collected from the field, we were able to develop a project work that fosters communication and identity value, exploring Design as a cultural mediator and strategic tool in the development of brands and territories. With the result of the investigation, the identity of the LOCUS project was developed, highlighting the values of the territory, in order to promote the development of its socio-cultural and intergenerational capacities. The materialization of the project involved the design of communicative and informative elements and the use of Transmedia Storytelling strategies, through the use of Transmedia documentary and Marketing tools that allow the project visibility and highlight the experiences that can be realized in the territory.2020-05-24T22:33:41Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28580porCarvalho, Joana Sofia Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:55:17Zoai:ria.ua.pt:10773/28580Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:05.387460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design para a comunicação de um projeto de valorização do território: projeto LOCUS
title Design para a comunicação de um projeto de valorização do território: projeto LOCUS
spellingShingle Design para a comunicação de um projeto de valorização do território: projeto LOCUS
Carvalho, Joana Sofia Fernandes
Aldeia de Amiais
Design de comunicação
Comunicação do território
Design para a valorização do território
Marketing e branding territorial
Transmedia storytelling
title_short Design para a comunicação de um projeto de valorização do território: projeto LOCUS
title_full Design para a comunicação de um projeto de valorização do território: projeto LOCUS
title_fullStr Design para a comunicação de um projeto de valorização do território: projeto LOCUS
title_full_unstemmed Design para a comunicação de um projeto de valorização do território: projeto LOCUS
title_sort Design para a comunicação de um projeto de valorização do território: projeto LOCUS
author Carvalho, Joana Sofia Fernandes
author_facet Carvalho, Joana Sofia Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Joana Sofia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Aldeia de Amiais
Design de comunicação
Comunicação do território
Design para a valorização do território
Marketing e branding territorial
Transmedia storytelling
topic Aldeia de Amiais
Design de comunicação
Comunicação do território
Design para a valorização do território
Marketing e branding territorial
Transmedia storytelling
description A presente dissertação procura valorizar e dinamizar o território da Aldeia de Amiais, em Sever do Vouga, através do desenvolvimento da comunicação visual do projeto LOCUS, o qual, ao implementar iniciativas inovadoras, fomenta o posicionamento do território, promovendo as suas características sociais, culturais e económicas e protegendo o seu património e valores. Com a elaboração de pesquisas bibliográficas e aplicação de um momento teórico sobre as premissas do Design de Comunicação, sobre o Design e Território, Transmedia Storytelling e com as informações e análises recolhidas no campo, foi-nos possível desenvolver um trabalho projetual que fomenta a necessidade de comunicação e de valor identitário, explorando o Design como mediador cultural e ferramenta estratégica no desenvolvimento de marcas e territórios. Com o resultado da investigação, foi desenvolvida a identidade do projeto LOCUS, relevando-se os valores do território, de forma a promover o desenvolvimento das suas capacidades socioculturais e intergeracionais. A materialização do projeto implicou o desenho de elementos comunicacionais e informativos e recurso a estratégias Transmedia Storytelling através da aplicação de ferramentas de Transmedia e Marketing que permitiram conferir visibilidade ao projeto e realçar as experiências que se podem realizar no território.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-05-24T22:33:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/28580
url http://hdl.handle.net/10773/28580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137666958098432