Capacitação dos assistentes operacionais em primeiros socorros: intervenção de enfermagem comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Gil Domingos Fonseca
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7538
Resumo: A realização deste relatório, sendo requisito do processo de avaliação da unidade curricular estágio e relatório que integra o curso de mestrado em Enfermagem Comunitária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tem como objetivo efetuar uma análise crítico reflexiva do processo de desenvolvimento e aquisição de competências do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública. O estágio decorreu no período de 18 de setembro de 2014 a 23 de janeiro de 2015, na Unidade de Cuidados na Comunidade Mateus e na Unidade de Saúde Publica de Vila Real, pertencentes ao Agrupamento de Centros de Saúde Douro I - Marão e Douro Norte. No que concerne à sua organização, efetuou-se uma análise e reflexão sobre a descrição das atividades realizadas no contexto das referidas unidades. O foco centra-se no estudo empírico que tem como grupo alvo os assistentes operacionais que desempenham funções na comunidade escolar. Dado que realizam um acompanhamento de proximidade dos alunos fora da sala de aula, existe, portanto, uma maior probabilidade de presenciarem acidentes, sendo necessário possuírem conhecimentos e competências em primeiros socorros. Este estudo teve como objetivo geral Capacitar os assistentes operacionais em primeiros socorros. Trata-se de um estudo longitudinal e de seguimento temporal, com uma abordagem quantitativa e de tipo descritivo e correlacional. Decorreu em três fases: na primeira aplicou-se um questionário com questões relativas às características sócio demográficas e profissionais, os estilos de vida e conhecimentos em primeiros socorros, na segunda, implementou-se o plano de formação “Formar para atuar” e na terceira fase aplicou-se novamente o questionário e foram avaliadas as competências (desobstrução da via aérea, posição lateral de segurança e suporte básico de vida) através de uma grelha de observação. Participaram no estudo 49 assistentes operacionais que desempenhavam funções em três escolas do ensino Secundário/3ºciclo, do concelho de Vila Real, a maioria era do sexo feminino (71,4%), com idades compreendidas entre os 36 e 62 anos e uma média de 50,6 anos. No que respeita aos estilos de vida, 73,5% dos assistentes operacionais classificou-se num estilo de vida muito bom ou excelente, mas com necessidade de melhorar as dimensões “tabaco”, e “ atividades físicas/associativismo”. Após implementação do plano formativo “Formar para atuar”, verificou-se um aumento significativo de conhecimentos dos AO em primeiros socorros, dois meses após a implementação do plano de formação “Formar para atuar”, traduzido pelo aumento do número de respostas corretas sobre os conhecimentos em primeiros socorros, em 10 das 17 submetas. Os resultados permitem-nos concluir que a meta1 foi parcialmente atingida, em virtude de não se ter observado aumento significativo em todas as submetas. Quanto à avaliação de competências dos assistentes operacionais, relativas a Desobstrução da Via Aérea, Posição Lateral de Segurança e Suporte Básico de Vida, salienta-se que na maioria dos procedimentos se observou uma proporção elevada de assistentes operacionais a executar corretamente os procedimentos. Será pertinente desenvolver mais estudos na área que permitam dar novos contributos para a implementação de projetos que visem a capacitação dos AO em primeiros socorros, dando continuidade a processos de formação contínua de forma a manter os conhecimentos teóricos e a atualização de competências, a promoção do conhecimento, que se traduzirá no aumento da probabilidade de eficácia e sucesso na execução dos procedimentos em suporte básico de vida, diminuição da morbilidade e garantia das condições de segurança em contexto escolar, até que seja possível uma intervenção especializada.
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No que concerne à sua organização, efetuou-se uma análise e reflexão sobre a descrição das atividades realizadas no contexto das referidas unidades. O foco centra-se no estudo empírico que tem como grupo alvo os assistentes operacionais que desempenham funções na comunidade escolar. Dado que realizam um acompanhamento de proximidade dos alunos fora da sala de aula, existe, portanto, uma maior probabilidade de presenciarem acidentes, sendo necessário possuírem conhecimentos e competências em primeiros socorros. Este estudo teve como objetivo geral Capacitar os assistentes operacionais em primeiros socorros. Trata-se de um estudo longitudinal e de seguimento temporal, com uma abordagem quantitativa e de tipo descritivo e correlacional. Decorreu em três fases: na primeira aplicou-se um questionário com questões relativas às características sócio demográficas e profissionais, os estilos de vida e conhecimentos em primeiros socorros, na segunda, implementou-se o plano de formação “Formar para atuar” e na terceira fase aplicou-se novamente o questionário e foram avaliadas as competências (desobstrução da via aérea, posição lateral de segurança e suporte básico de vida) através de uma grelha de observação. Participaram no estudo 49 assistentes operacionais que desempenhavam funções em três escolas do ensino Secundário/3ºciclo, do concelho de Vila Real, a maioria era do sexo feminino (71,4%), com idades compreendidas entre os 36 e 62 anos e uma média de 50,6 anos. No que respeita aos estilos de vida, 73,5% dos assistentes operacionais classificou-se num estilo de vida muito bom ou excelente, mas com necessidade de melhorar as dimensões “tabaco”, e “ atividades físicas/associativismo”. Após implementação do plano formativo “Formar para atuar”, verificou-se um aumento significativo de conhecimentos dos AO em primeiros socorros, dois meses após a implementação do plano de formação “Formar para atuar”, traduzido pelo aumento do número de respostas corretas sobre os conhecimentos em primeiros socorros, em 10 das 17 submetas. Os resultados permitem-nos concluir que a meta1 foi parcialmente atingida, em virtude de não se ter observado aumento significativo em todas as submetas. Quanto à avaliação de competências dos assistentes operacionais, relativas a Desobstrução da Via Aérea, Posição Lateral de Segurança e Suporte Básico de Vida, salienta-se que na maioria dos procedimentos se observou uma proporção elevada de assistentes operacionais a executar corretamente os procedimentos. Será pertinente desenvolver mais estudos na área que permitam dar novos contributos para a implementação de projetos que visem a capacitação dos AO em primeiros socorros, dando continuidade a processos de formação contínua de forma a manter os conhecimentos teóricos e a atualização de competências, a promoção do conhecimento, que se traduzirá no aumento da probabilidade de eficácia e sucesso na execução dos procedimentos em suporte básico de vida, diminuição da morbilidade e garantia das condições de segurança em contexto escolar, até que seja possível uma intervenção especializada.The completion of this report, being a requirement of the evaluation process of the curricular unit traineeship and report integrating the Master's degree course in Community Nursing from the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, aims to make a reflexive critical analysis of the development process and skills acquisition of the nurse specialist in community nursing and public health. The traineeship occurred in the period from 18 september 2014 to 23 january 2015, in the Care Unit in Mateus Community and in the Unit of Public Health of Vila Real, belonging to the Health Centers Grouping Douro I - Marão North Douro. With regard to its organization, it was performed an analysis and reflection on the description of the activities carried out in the context of such units. The focus focuses on the empirical study that targets the group of operating assistants who perform functions in the school community. Given that they conduct a close monitoring of students out of the classroom, there is, therefore, a greater probability of witnessing accidents, being necessary to possess knowledge and skills in first aid. The objective of this study was to train operations assistants in first aid. This is a longitudinal study and follow-up time, with a quantitative and a descriptive and correlational approach. It took place in three phases: in the first, it was applied a questionnaire with questions concerning sociodemographic and professional characteristics, lifestyles and knowledge in first aid; in the second, it was implemented the training program "Training to act"; and in the third, the questionnaire was again applied and the skills were evaluated (airway clearing, recovery position and basic life support) through an observation grid. The study included 49 operations assistants who worked in three Secondary/3rd cycle schools, in the municipality of Vila Real, the majority was female (71.4%), aged between 36 and 62 years, with an average of 50.6 years. With regard to lifestyles, 73.5% of operating assistants ranked in very good or excellent lifestyle, but with the need to improve the dimensions "tobacco" and "physical activity/associativism". Following the implementation of the "Training to act" training plan, there was a significant increase in the knowledge of the OA in first aid, two months after the implementation of the "Training to act" training plan, translated by an increase in the number of correct responses on first aid knowledges in 10 out of 17 sub-targets. The results allow us to conclude that goal 1 was partially achieved, since no significant increase was observed in all sub-targets. Regarding the assessment of competencies of the operations assistants, regarding Airway Clearing, Recovery Position and Basic Life Support, it should be noted that in most of the procedures a high proportion of operations assistants were observed to perform the procedures correctly. It will be pertinent to develop further studies in the area that will allow new contributions for the implementation of projects that aim at the qualification of the OA in first aid, continuing the processes of continuous training in order to maintain the theoretical knowledge and the update of competences promoting knowledge, which will result in an increase in the probability of effectiveness and success in performing basic life support procedures, reducing morbidity and ensuring safety conditions in a school context until a specialized intervention is possible.2017-04-10T14:46:24Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7538TID:202031896porCabral, Gil Domingos Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:12Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:06.199702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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