Os algoritmos e as transformações no ecossistema mediático: implicações no jornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Vanessa da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44354
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa referente à utilização dos algoritmos e da Inteligência Artificial nas redes sociais digitais. A comunicação deixou de ser o formato de um para muitos e começou a ser de muitos para muitos. O jornalismo passa por uma fase de transformação, as redações ganham profissionais de áreas diferentes da comunicação e são exigidas novas competências aos jornalistas. O combate à desinformação é um desafio que os meios de comunicação enfrentam diariamente. O consumo informativo cresce via mobile e os meios tradicionais deixam de ser a única fonte de consumo de conteúdos informativos para uma percentagem da população. A personalização dos feeds das redes sociais digitais geram as “bolhas de filtro” e junto a isso menor quantidade de informações sobre o mesmo tema chegam aos utilizadores. Através da pesquisa de metodologia quantitativa foi realizado um inquérito por questionário, o qual permitiu a recolha de dados sobre os hábitos de consumo de informação online, a perceção, atitudes e comportamentos sobre o uso de algoritmos e Inteligência Artificial no ecossistema mediático. De acordo com as respostas obtidas, nota-se que os utilizadores têm conhecimento sobre a personalização que acontece nos feeds das redes sociais digitais.
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