FINISHING MY PHD: THE NEXT 90 DAYS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Joana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rosado-Pinto, Patrícia, Victorino, Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.19155
Resumo: Com este artigo pretendemos abordar a questão da educação doutoral como ferramenta para desenvolver, nos jovens investigadores estudantes de doutoramento, uma sólida formação em investigação, mas também competências para, independentemente do setor em que encontrem emprego (dentro ou fora da Academia), responderem criativamente a situações complexas e desconhecidas numa sociedade em constante mudança. Será descrita a experiência da Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa (NOVA), assumindo-se como pressuposto que o principal resultado de um processo de doutoramento é o desenvolvimento pessoal e profissional do doutorando e não, exclusivamente, a sua tese. Daremos um enfoque especial ao curso “Finishing my PhD: the next 90 days” por ser aquele que é frequentado pelos estudantes da NOVA no final do seu processo de doutoramento e que visa, para além de uma reflexão sobre a etapa pós-doutoramento, o contacto com hipóteses de saída profissional, bem como com profissionais com percursos muito diversos, quer no mundo académico, quer fora dos muros da Academia.
id RCAP_29596ebb7ad5db547e3a8b144f1c253a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19155
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling FINISHING MY PHD: THE NEXT 90 DAYSArtigosCom este artigo pretendemos abordar a questão da educação doutoral como ferramenta para desenvolver, nos jovens investigadores estudantes de doutoramento, uma sólida formação em investigação, mas também competências para, independentemente do setor em que encontrem emprego (dentro ou fora da Academia), responderem criativamente a situações complexas e desconhecidas numa sociedade em constante mudança. Será descrita a experiência da Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa (NOVA), assumindo-se como pressuposto que o principal resultado de um processo de doutoramento é o desenvolvimento pessoal e profissional do doutorando e não, exclusivamente, a sua tese. Daremos um enfoque especial ao curso “Finishing my PhD: the next 90 days” por ser aquele que é frequentado pelos estudantes da NOVA no final do seu processo de doutoramento e que visa, para além de uma reflexão sobre a etapa pós-doutoramento, o contacto com hipóteses de saída profissional, bem como com profissionais com percursos muito diversos, quer no mundo académico, quer fora dos muros da Academia.Abstract With this article we aim to address the issue of doctoral education as a tool to develop, in PhD students/early stage researchers, not only a solid research background, but also a set of skills to respond creatively to societal complex and unknown situations, regardless of the sector in which they will find employment (inside or outside Academia). The experience of the NOVA Doctoral School will be described, assuming that the main result of a doctoral process is the personal and professional development of the PhD student and not exclusively his/her thesis. We will focus on the “Finishing my PhD: the next 90 days” course as it is attended by NOVA PhD students at the end of their doctoral process and which aims, besides a reflection on their post-doctoral stage, to divulge a range of different professional careers and to offer contact with professionals with very diverse career paths, either in the academic world, or outside the walls of Academia.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2019-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.19155por1646-2335Marques, JoanaRosado-Pinto, PatríciaVictorino, Guilhermeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:46Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:59.480948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv FINISHING MY PHD: THE NEXT 90 DAYS
title FINISHING MY PHD: THE NEXT 90 DAYS
spellingShingle FINISHING MY PHD: THE NEXT 90 DAYS
Marques, Joana
Artigos
title_short FINISHING MY PHD: THE NEXT 90 DAYS
title_full FINISHING MY PHD: THE NEXT 90 DAYS
title_fullStr FINISHING MY PHD: THE NEXT 90 DAYS
title_full_unstemmed FINISHING MY PHD: THE NEXT 90 DAYS
title_sort FINISHING MY PHD: THE NEXT 90 DAYS
author Marques, Joana
author_facet Marques, Joana
Rosado-Pinto, Patrícia
Victorino, Guilherme
author_role author
author2 Rosado-Pinto, Patrícia
Victorino, Guilherme
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Joana
Rosado-Pinto, Patrícia
Victorino, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Com este artigo pretendemos abordar a questão da educação doutoral como ferramenta para desenvolver, nos jovens investigadores estudantes de doutoramento, uma sólida formação em investigação, mas também competências para, independentemente do setor em que encontrem emprego (dentro ou fora da Academia), responderem criativamente a situações complexas e desconhecidas numa sociedade em constante mudança. Será descrita a experiência da Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa (NOVA), assumindo-se como pressuposto que o principal resultado de um processo de doutoramento é o desenvolvimento pessoal e profissional do doutorando e não, exclusivamente, a sua tese. Daremos um enfoque especial ao curso “Finishing my PhD: the next 90 days” por ser aquele que é frequentado pelos estudantes da NOVA no final do seu processo de doutoramento e que visa, para além de uma reflexão sobre a etapa pós-doutoramento, o contacto com hipóteses de saída profissional, bem como com profissionais com percursos muito diversos, quer no mundo académico, quer fora dos muros da Academia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.19155
url https://doi.org/10.25755/int.19155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950782681088