Representações sociais das educadoras das IPSS's sobre supervisão pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1827 |
Resumo: | Dissertação apresentada para a obtenção do grau de mestre em Ciências da educação - área de supervisão e orientação pedagógica |
id |
RCAP_295cea4236496967e0407d266de790cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1827 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Representações sociais das educadoras das IPSS's sobre supervisão pedagógicarepresentações sociaissupervisão pedagógicaeducadores de infânciasocial representationspedagogic supervisionchildhood educatorsDissertação apresentada para a obtenção do grau de mestre em Ciências da educação - área de supervisão e orientação pedagógicaO presente estudo enquadra-se no paradigma qualitativo e visa analisar as diferenças e semelhanças das representações sociais das educadoras de infância das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) sobre a supervisão pedagógica. Pretende verificar-se a subjetividade das representações sobre a supervisão pedagógica, e a forma como a emergência deste conceito se traduz na adequação das práticas ou no desenvolvimento e implementação deste tipo de processo. O enquadramento teórico pretende ser adequado apresentando e definindo os principais conceitos, nomeadamente: representações sociais, identidade grupal e profissional e diferentes estudos ligados à supervisão pedagógica. É uma temática que se cruza nos nossos percursos de educadoras e supervisoras e transformou esta viagem numa viagem de investigação-aprendizagem. Para a operacionalização do estudo foram utilizados diferentes instrumentos de recolha de informação, permitindo desta forma articular o quadro conceptual com os testemunhos recolhidos. Este estudo permitiu o aumento do conhecimento e abriu caminho a um conjunto de recomendações que se consideram relevantes para a implementação e desenvolvimento de processos supervisivos neste tipo de contexto.The present study fits the qualitative paradigm and its major goal is to analyse the differences and similarities between the social representations of the child educators of Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s or literally translating Social Solidarity Private Institutions) regarding the pedagogic supervision. This study intends to verify the subjectivity of these representations about pedagogic supervision, and the way how the emergence of this concept is expressed in the practices adequacy or in the implementation of this kind of process. The theoretical framework is intended to be adequate presenting and defining the major concepts, in particular: social representation of group and professional identity and different studies related to pedagogic supervision. It is a topic that becomes part of our path as educators and supervisors and makes this journey a journey of apprentice-researchers. For the operationalisation of this study several methods of data collection were used, allowing as such the articulation of the conceptual picture with the gathered testimonies. This study lead to the increased knowledge and opened the path for a series of recommendations which are considered relevant for the implementation and development of supervision processes in this context.Cardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLopes, Isabel Maria Mocho Costa2017-08-14T08:34:46Z2015-07-012015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1827TID:201151014porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:20Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:47.464634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações sociais das educadoras das IPSS's sobre supervisão pedagógica |
title |
Representações sociais das educadoras das IPSS's sobre supervisão pedagógica |
spellingShingle |
Representações sociais das educadoras das IPSS's sobre supervisão pedagógica Lopes, Isabel Maria Mocho Costa representações sociais supervisão pedagógica educadores de infância social representations pedagogic supervision childhood educators |
title_short |
Representações sociais das educadoras das IPSS's sobre supervisão pedagógica |
title_full |
Representações sociais das educadoras das IPSS's sobre supervisão pedagógica |
title_fullStr |
Representações sociais das educadoras das IPSS's sobre supervisão pedagógica |
title_full_unstemmed |
Representações sociais das educadoras das IPSS's sobre supervisão pedagógica |
title_sort |
Representações sociais das educadoras das IPSS's sobre supervisão pedagógica |
author |
Lopes, Isabel Maria Mocho Costa |
author_facet |
Lopes, Isabel Maria Mocho Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardona, Maria João Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Isabel Maria Mocho Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
representações sociais supervisão pedagógica educadores de infância social representations pedagogic supervision childhood educators |
topic |
representações sociais supervisão pedagógica educadores de infância social representations pedagogic supervision childhood educators |
description |
Dissertação apresentada para a obtenção do grau de mestre em Ciências da educação - área de supervisão e orientação pedagógica |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-01 2015-07-01T00:00:00Z 2017-08-14T08:34:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1827 TID:201151014 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1827 |
identifier_str_mv |
TID:201151014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137028342808576 |