A roupa dos pivôs nos jornais televisivos portugueses: um estudo da RTP, SIC e TVI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Teresa Sofia Lourenço Barbosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/9307
Resumo: A moda está presente diariamente na sociedade e influencia várias áreas. No jornalismo televisivo, a moda revela-se essencial para o pivô uma vez que uma peça de roupa, um acessório ou até mesmo uma indumentária adequada pode ajudar o mesmo na transmissão de segurança e credibilidade ao telespectador. Assim sendo, esta dissertação tem como objetivo analisar e comparar a indumentária utilizada por cada pivô que apresente o jornal televisivo nas estações televisivas Rádio Televisão Portuguesa (RTP), Sociedade Independente de Comunicação (SIC) e Televisão Independente (TVI). A metodologia base desta investigação combina o levantamento bibliográfico e a observação direta e descritiva. A leitura do material já publicado nesta área permitiu identificar os elementos a analisar e ajudou na formulação dos objetivos. Com a observação direta e descritiva, foi possível obter uma recolha estruturada da informação, a partir de imagens, retirados no período de 21 a 28 de Setembro de 2020, durante os noticiários dos três canais televisivos. Os elementos observados foram o vestuário, acessórios, maquilhagem e o penteado. Conclui-se que embora os jornalistas saibam que existe uma ética de vestuário para apresentarem o jornal televisivo, cada pivô tem o seu próprio estilo e cada canal de televisão tem as suas regras e liberdade na indumentária. Nenhuma das roupas dos pivôs se confunde com as cores dos cenários. Compreende-se assim que não usam cores que possam prejudicar o cenário para não confundir o telespectador, verificando-se maioritariamente o uso de cores neutras. Os pivôs têm uma noção de como se devem vestir para os jornais televisivos, mas também da importância e do impacto que pode ter as roupas, acessórios e maquilhagem que estão a utilizar nas mensagens que passam através das notícias e da credibilidade. Possivelmente, os pivôs dão também importância às cores que utilizam nas peças.
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