Assistente virtual de role-play em contexto de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Francisco Manuel Martins Ferreira dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16801
Resumo: A presente dissertação de mestrado com o título “Assistente virtual de role-play em contexto de saúde” procurou dar resposta a um desafio colocado pela ESEP (Escola Superior de Enfermagem do Porto) visando a criação de uma aplicação tecnológica que ajudasse os professores a criar cenários clínicos para as aulas laboratoriais. Foi solicitado que os cenários deveriam incluir, para além de texto, aspetos gráficos capazes de ajudar o estudante a visualizar a situação problema de uma forma rápida e consistente. Do ponto de vista do professor, o processo de criação dos cenários deveria não consumir muito tempo, permitir a sua alteração para futuras utilizações. O novo formato digital dos cenários deveria ser acessível através do maior número de dispositivos tecnológicos. Através de uma pesquisa, foram apuradas potenciais soluções a problemas similares, assim como quais as tecnologias usadas. Estabelecida a necessidade e os requisitos da nova solução, procedeu-se a uma avaliação dos valores e mais-valias da nova solução. A conceção da solução tecnológica passou por uma análise detalhada de um conjunto de etapas de desenvolvimento: desde um processo de design iterativo, escolha de frameworks e desenvolvimento do código. A solução desenvolvida foi apresentada aos professores que a testaram e deram feedback positivo. Os professores realçaram o novo modelo como pedagogicamente útil, uma vez que os campos identificados nos cenários servirão de modelo de avaliação diagnóstica aos futuros profissionais em futuros contextos reais. Infelizmente, devido ao contexto da pandemia atual, não foi possível avaliar do ponto de vista do estudante. Apesar de se tratar de uma solução online, as práticas laboratoriais continuam dependentes do meio físico, pelo que a sua prática comprometeria o distanciamento social recomendado pelas organizações de saúde. Esta nova solução, no entanto, demonstrou dar resposta bem-sucedida a todos os requisitos funcionais inicialmente estabelecidos pelos professores, com base na auscultação dos estudantes.
id RCAP_297370aa5acf3047c5ff6241cf3cb182
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16801
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Assistente virtual de role-play em contexto de saúdeVirtual roleplay assistant in healthcareCriador de cenáriosAplicação webFirebaseScenario creatorWeb applicationA presente dissertação de mestrado com o título “Assistente virtual de role-play em contexto de saúde” procurou dar resposta a um desafio colocado pela ESEP (Escola Superior de Enfermagem do Porto) visando a criação de uma aplicação tecnológica que ajudasse os professores a criar cenários clínicos para as aulas laboratoriais. Foi solicitado que os cenários deveriam incluir, para além de texto, aspetos gráficos capazes de ajudar o estudante a visualizar a situação problema de uma forma rápida e consistente. Do ponto de vista do professor, o processo de criação dos cenários deveria não consumir muito tempo, permitir a sua alteração para futuras utilizações. O novo formato digital dos cenários deveria ser acessível através do maior número de dispositivos tecnológicos. Através de uma pesquisa, foram apuradas potenciais soluções a problemas similares, assim como quais as tecnologias usadas. Estabelecida a necessidade e os requisitos da nova solução, procedeu-se a uma avaliação dos valores e mais-valias da nova solução. A conceção da solução tecnológica passou por uma análise detalhada de um conjunto de etapas de desenvolvimento: desde um processo de design iterativo, escolha de frameworks e desenvolvimento do código. A solução desenvolvida foi apresentada aos professores que a testaram e deram feedback positivo. Os professores realçaram o novo modelo como pedagogicamente útil, uma vez que os campos identificados nos cenários servirão de modelo de avaliação diagnóstica aos futuros profissionais em futuros contextos reais. Infelizmente, devido ao contexto da pandemia atual, não foi possível avaliar do ponto de vista do estudante. Apesar de se tratar de uma solução online, as práticas laboratoriais continuam dependentes do meio físico, pelo que a sua prática comprometeria o distanciamento social recomendado pelas organizações de saúde. Esta nova solução, no entanto, demonstrou dar resposta bem-sucedida a todos os requisitos funcionais inicialmente estabelecidos pelos professores, com base na auscultação dos estudantes.The following master's thesis, titled "Roleplay assistant in healthcare", has the core objective of answering a challenge, initially proposed by ESEP (Porto Nursing School), to implement a technological solution that would help the professors creating clinical scenarios to use in laboratory classes. The scenarios should go beyond written text, including graphical elements capable of helping the student retain and visualize a clinical situation quickly and efficiently. From the professor's standpoint, this tool should not be too time-consuming, and its content should be malleable for reusability. The tool should also provide a digital format, that should be accessible from almost any device. After initial research, similar potential solutions were evaluated as well as the adequate technologies to use. Having established the new solution's requirements, the benefits and value it would bring were analysed. The development was made in an iterative process, from design, framework selection and code development. The solution presented to the professors was tested and wielded positive feedback. They have emphasized the pedagogic value of the new design, as the identified fields in the scenarios will provide a model for nursing diagnostics in future and real professional contexts. Unfortunately, due to the current pandemic situation, it was not possible to evaluate the solution from the viewpoint of the students. Despite it being an online solution, the physical interaction of the laboratory classes is still paramount in order to access the students' performance, which would not be recommended due to the pandemic’s recommended social distancing. This new solution, however, seems to provide a positive response to all the established functional requirements from the professors based on the student's feedback.Paulo, Filipe de Faria PachecoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, Francisco Manuel Martins Ferreira dos2021-01-29T15:34:20Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16801TID:202549925porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:04:29Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:26.660856Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Assistente virtual de role-play em contexto de saúde
Virtual roleplay assistant in healthcare
title Assistente virtual de role-play em contexto de saúde
spellingShingle Assistente virtual de role-play em contexto de saúde
Santos, Francisco Manuel Martins Ferreira dos
Criador de cenários
Aplicação web
Firebase
Scenario creator
Web application
title_short Assistente virtual de role-play em contexto de saúde
title_full Assistente virtual de role-play em contexto de saúde
title_fullStr Assistente virtual de role-play em contexto de saúde
title_full_unstemmed Assistente virtual de role-play em contexto de saúde
title_sort Assistente virtual de role-play em contexto de saúde
author Santos, Francisco Manuel Martins Ferreira dos
author_facet Santos, Francisco Manuel Martins Ferreira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo, Filipe de Faria Pacheco
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Francisco Manuel Martins Ferreira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Criador de cenários
Aplicação web
Firebase
Scenario creator
Web application
topic Criador de cenários
Aplicação web
Firebase
Scenario creator
Web application
description A presente dissertação de mestrado com o título “Assistente virtual de role-play em contexto de saúde” procurou dar resposta a um desafio colocado pela ESEP (Escola Superior de Enfermagem do Porto) visando a criação de uma aplicação tecnológica que ajudasse os professores a criar cenários clínicos para as aulas laboratoriais. Foi solicitado que os cenários deveriam incluir, para além de texto, aspetos gráficos capazes de ajudar o estudante a visualizar a situação problema de uma forma rápida e consistente. Do ponto de vista do professor, o processo de criação dos cenários deveria não consumir muito tempo, permitir a sua alteração para futuras utilizações. O novo formato digital dos cenários deveria ser acessível através do maior número de dispositivos tecnológicos. Através de uma pesquisa, foram apuradas potenciais soluções a problemas similares, assim como quais as tecnologias usadas. Estabelecida a necessidade e os requisitos da nova solução, procedeu-se a uma avaliação dos valores e mais-valias da nova solução. A conceção da solução tecnológica passou por uma análise detalhada de um conjunto de etapas de desenvolvimento: desde um processo de design iterativo, escolha de frameworks e desenvolvimento do código. A solução desenvolvida foi apresentada aos professores que a testaram e deram feedback positivo. Os professores realçaram o novo modelo como pedagogicamente útil, uma vez que os campos identificados nos cenários servirão de modelo de avaliação diagnóstica aos futuros profissionais em futuros contextos reais. Infelizmente, devido ao contexto da pandemia atual, não foi possível avaliar do ponto de vista do estudante. Apesar de se tratar de uma solução online, as práticas laboratoriais continuam dependentes do meio físico, pelo que a sua prática comprometeria o distanciamento social recomendado pelas organizações de saúde. Esta nova solução, no entanto, demonstrou dar resposta bem-sucedida a todos os requisitos funcionais inicialmente estabelecidos pelos professores, com base na auscultação dos estudantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-01-29T15:34:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16801
TID:202549925
url http://hdl.handle.net/10400.22/16801
identifier_str_mv TID:202549925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131455793659904