A laceração do corpo na arte da Idade Média tardia e na arte do pós-modernismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Adriana de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8089
Resumo: Tese de mestrado Arte, Património e Teoria do Restauro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras
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spelling A laceração do corpo na arte da Idade Média tardia e na arte do pós-modernismoArte medievalArte - séc.20Corpo humano - Na arteDor - Na arteTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado Arte, Património e Teoria do Restauro, Universidade de Lisboa, Faculdade de LetrasEsta dissertação consiste num estudo comparativo entre a arte Tardo-Medieval e a arte Pós-Moderna, centrando-se especificamente nas múltiplas representações artísticas do corpo lacerado. Estabelecem-se paralelismos entre obras de arte pertencentes aos dois momentos históricos referidos e a diversos campos artísticos, passando pela pintura, pelo teatro litúrgico e pela escultura até à performance e à fotografia. Tais paralelismos são traçados de forma não-cronológica na narrativa da tese, optando-se por uma organização temática e entrecruzada temporalmente. O motivo pelo qual foram escolhidos estes dois momentos temporais passa pela analogia visual entre obras realizadas em épocas tão díspares, em que os artistas recorrem a um certo hiper-realismo da dor e da laceração para interagir emocionalmente com o observador. É uma investigação de inegável teor estético, impulsionada num primeiro momento pela similitude visual das imagens e marcada pelos estudos desenvolvidos no âmbito da antropologia cultural, que visa analisar, sobretudo, as motivações artísticas dos autores e as reacções dos públicos face à obra de arte. A dissertação é inovadora no sentido em que não foi ainda elaborada uma problematização da representação do corpo lacerado ou ferido, embora esta constitua uma persistente temática da arte.Afonso, LuísRepositório da Universidade de LisboaMatos, Adriana de2013-03-26T11:53:10Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8089porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8089Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:43.242796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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