A direção e gestão de escolas públicas e privadas na Guiné-Bissau: perspetivas e práticas dos diretores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11027 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Administração Educacional |
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A direção e gestão de escolas públicas e privadas na Guiné-Bissau: perspetivas e práticas dos diretoresSistema educativoEscolaGestãoParticipaçãoLiderançaEducational systemSchool managementParticipationLeadershipDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Administração EducacionalExistem muitos estudos sobre a direção de escola e sua liderança em todo o mundo, mas em África, particularmente na Guiné-Bissau são escassos estudos sobre administração educacional e mais ainda sobre direção de escola e sua liderança. Esta situação pode ser confirmada com a ausência de congruência de programas entre escolas e dentro das próprias escolas, escasso enquadramento funcional do trabalho do diretor e das equipas que constituem a direção, frequência de infidelidades normativas como no cumprimento de programas, na fluidez de acesso às funções de diretor e na organização de registos escritos sobre os alunos. Contudo, a administração e gestão escolar visa ajustar e organizar os diferentes setores da escola, para que ela funcione de forma sistémica (i), e pra que uma liderança escolar eficaz, eficiente, humanista e transformadora contribua para uma boa direção e gestão das instituições educativas e seja facilitadora do sucesso escolar. Este constitui um desígnio para todos os sistemas educativos, para África e também para a Guiné-Bissau. Esta investigação teve como principal objetivo conhecer, compreender e descrever a visão dos diretores escolares sobre as suas funções, como as qualificam e implementam, e identificar se e que perspetivas de mudança preconizam para o exercício do seu cargo e para o futuro da Educação na Guiné-Bissau. A pesquisa envolveu 12 diretores das escolas públicas e privadas do setor autónomo de Bissau e da região de Tombali, recolhidas através de entrevista. No enquadramento teórico do nosso estudo efetuou-se uma revisão de literatura acerca da problemática da Gestão escolar, com ênfase nas organizações escolares, assim como dos modos de liderança e da participação da comunidade educativa na direção e gestão das Escolas. Em seguida, realizou-se uma análise profunda da estrutura do sistema educativo em vigor na Guiné-Bissau, e dos seus vários subsistemas, das tipologias das escolas e dos modelos de administração e gestão pública e privada, acompanhada da análise documental do enquadramento legal destas matérias. A análise dos dados recolhidos demonstrou que as formas de organização do sistema educativo guineense se mantêm, na sua generalidade e até hoje, ainda pouco consolidado devido, entre outras razões, à existência de um vazio legal em relação a muitos domínios do sistema educativo. Foi evidenciada uma grande diferença no cumprimento efetivo da escolaridade entre escolas públicas e privadas e uma frequência de infidelidades normativas, no que diz respeito ao cumprimento de programas por parte das escolas públicas, acesso às funções de diretor, organização de registos escritos sobre os alunos, etc. Assim sendo, entre os resultados da pesquisa, concluiu-se que o acesso ao cargo de diretor acontece por clientelismo, prémio ou compensação pelo desempenho político-partidário; Os proprietários das escolas privadas, embora por razões diferentes, são igualmente autónomos na escolha do diretor das suas Escolas; Na categoria, “funções que desempenham” verifica-se que este se posiciona neste estudo como a figura que dirige e orienta todas as atividades escolares e se ocupa da gestão corrente da escola; As dinâmicas pedagógicas, gestão de recursos humanos e /ou de conflitos atualmente muito enaltecidas na literatura, ocupam um papel menor ou intermédio no conjunto das funções do diretor.ABSTRACT Educational leadership has been in the centre of research for the past decades. However, this is mainly true for occidental countries. In Africa , especially in Guiné Bisssau , studies on educational administration are scarce .This is particularly true on the field of school management has can be proven by the lack of conguence of academic programs implemeted in different schools, for the same age group, lack of Knowledge about legislation that defines the role of the directive team , the access to the headmaster position . Even when legislative guidelines exist normative infidelities are quite frequent . In spite of this situation, academic literature shows how important educational administration is since school management aims to adjust and organize the different sectors of the school, in order that they work in a systemic way .The literature also shows that effective, efficient, humanistic and transformative school leadership stands out as fundamental to a good management of educational institutions, facilitating achievement of school success. This research has as main objective to know the vision of the school directors about their functions, how they qualify and implement them, and to identify their perspectives of change to the positions that they hold and for the future of the Education in Guinea-Bissau. The research is based up on the perspective of 12 directors of the public and private schools of the autonomous sector of Bissau and of the region of Tombali, and the data has been collected through interviews. For the theoretical framework of our study, a literature review was carried out on the issues of school management, with emphasis on school organizations, leadership and participation of the educational community in the direction and management of schools. An in-depth analysis was carried out of the structure of the educational system in force in Guinea-Bissau, and of its various subsystems, school typologies and models of public and private administration and management. The analysis of the data showed that the organizational forms of the Guinean educational system remains largely unconsolidated, due to, among others, the lack of legislative diretives to many fields of the education system, such as a clear framework for the organisation of schools and for the work of the director. The research carried out also shows a great difference in the effective fulfilment of schooling process between public and private schools, teacher absenteeism, organization of written records about students, and so on. Thus, among the results of the research, it was concluded that the access to the position of director occurs by clientelism, reward or compensation for political-partisan performance; The owners of private schools, though for different reasons, are equally autonomous in choosing the director of their Schools, In the category, "functions that they play", it is verified that the director stands as the figure that directs the main school activities and takes care of the day-to-day management of the school. The pedagogical dynamics, management of human resources and/or conflicts that are currently much praised in the literature, in the case of Guiné Bissau, play a minor or intermediate role in the director's functions.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaDias, MarianaPinto, CarlaRCIPLMorgado, N´Cak2020-01-22T15:57:24Z2019-12-172019-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11027TID:202366642porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11027Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:21.916019Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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