Avaliação do impacto da iniciativa : Reguengos de Monsaraz, Cidade Europeia do Vinho 2015
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/7571 |
Resumo: | A história da Cidade de Reguengos de Monsaraz, localizada no município com a mesma designação do Alentejo Central, está desde sempre ligada à história dos seus vinhos e vinhas, sendo a vitivinicultura uma das principais atividades económicas do Município de Reguengos de Monsaraz. A vinha e o vinho são parte do ADN de quem em terras alentejanas nasce e é criado, esta cultura e este nobre produto, são parte integrante do que é o território, as suas gentes, a sua arte e a sua génese. O objetivo da presente investigação visa compreender e analisar o impacto da iniciativa Cidade Europeia do Vinho 2015 junto aos seus mais diretos interessados, os produtores do sector vitivinícola do Município de Reguengos de Monsaraz, no sentido de perspetivar a estratégia de intervenção territorial. Em 2015, Reguengos de Monsaraz foi Cidade Europeia do Vinho (CEV), candidatura sustentada numa parceria com os produtores e outros agentes estratégicos, para a promoção do território e do seu produto mais nobre, o vinho. Após a conclusão deste projeto surge a marca “Reguengos de Monsaraz- Capital dos Vinhos de Portugal”, e paralelamente a necessidade de se compreender e analisar o impacto desta iniciativa junto dos seus mais diretos interessados, os produtores parceiros do setor vitivinícola do Município de Reguengos de Monsaraz envolvidos no evento. A metodologia adotada teve como base a aplicação de um inquérito e uma entrevista a todos os elementos permanentes da Equipa CEV15 da entidade promotora da candidatura, o Município de Reguengos de Monsaraz; a todos os produtores de vinho do município e parceiros da CEV15, após a conclusão e avaliação da mesma. Os inquéritos foram enviados e recolhidos por correio eletrónico e tratados; as entrevistas foram realizadas presencialmente e posteriormente transcritas e devidamente analisadas, possibilitando a obtenção de informação relativamente ao perfil dos inquiridos, e do impacto gerado, como é objeto da dissertação. Os resultados espelham a opinião dos entrevistados, dos quais se destacam: 1) Como pontos mais positivos: a existência de uma equipa capaz e experiente em eventos e promoção territorial; a forte aposta na promoção e divulgação local, regional, nacional e internacional; o prestígio da sub-região vitivinícola; a nova Marca CVP (estratégia); o Enoturismo; 2) Como pontos menos positivos: a escassez de recursos; a falta de um plano de monitorização e avaliação; a falta de preparação do território ao nível de dinamização turística para manter os visitantes mais tempo. Em conclusão, Reguengos de Monsaraz- Cidade Europeia do Vinho 2015 foi uma iniciativa percebida pelos intervenientes entrevistados como bastante positiva e com bastante impacto no território e para além de território. |
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Em 2015, Reguengos de Monsaraz foi Cidade Europeia do Vinho (CEV), candidatura sustentada numa parceria com os produtores e outros agentes estratégicos, para a promoção do território e do seu produto mais nobre, o vinho. Após a conclusão deste projeto surge a marca “Reguengos de Monsaraz- Capital dos Vinhos de Portugal”, e paralelamente a necessidade de se compreender e analisar o impacto desta iniciativa junto dos seus mais diretos interessados, os produtores parceiros do setor vitivinícola do Município de Reguengos de Monsaraz envolvidos no evento. A metodologia adotada teve como base a aplicação de um inquérito e uma entrevista a todos os elementos permanentes da Equipa CEV15 da entidade promotora da candidatura, o Município de Reguengos de Monsaraz; a todos os produtores de vinho do município e parceiros da CEV15, após a conclusão e avaliação da mesma. Os inquéritos foram enviados e recolhidos por correio eletrónico e tratados; as entrevistas foram realizadas presencialmente e posteriormente transcritas e devidamente analisadas, possibilitando a obtenção de informação relativamente ao perfil dos inquiridos, e do impacto gerado, como é objeto da dissertação. Os resultados espelham a opinião dos entrevistados, dos quais se destacam: 1) Como pontos mais positivos: a existência de uma equipa capaz e experiente em eventos e promoção territorial; a forte aposta na promoção e divulgação local, regional, nacional e internacional; o prestígio da sub-região vitivinícola; a nova Marca CVP (estratégia); o Enoturismo; 2) Como pontos menos positivos: a escassez de recursos; a falta de um plano de monitorização e avaliação; a falta de preparação do território ao nível de dinamização turística para manter os visitantes mais tempo. Em conclusão, Reguengos de Monsaraz- Cidade Europeia do Vinho 2015 foi uma iniciativa percebida pelos intervenientes entrevistados como bastante positiva e com bastante impacto no território e para além de território.The historical city of Reguengos de Monsaraz, located in the municipality with the same name in Central Alentejo, is always linked to the history of its wines and wineyards, and winemaking is one of the main economic activities of the Municipality of Reguengos de Monsaraz. The wineyards and wine are part of the DNA of those born and created in this culture and this noble product, are an integral part of what is the territory, its people, its art and its genesis. To understand and analyze the impact of the European Wine City 2015 initiative with its most interested stakeholders, the wine producers in the Municipality of Reguengos de Monsaraz, in order to pursue the joint territorial intervention strategy. The main goal of the present research is to understand and analyze the impact of the European Wine City 2015 initiative with its most interested stakeholders, the producers of the wine sector of the Municipality of Reguengos de Monsaraz, in order to pursue the strategy of territorial intervention. In 2015, Reguengos de Monsaraz was the European Wine City (CEV), an application supported by a partnership with producers and other strategic agents, to promote the territory and its noblest product, the wine. After the ending of this project, the brand "Reguengos de Monsaraz - Wine Capital of Portugal" was created in parallel with the need to understand and analyze the impact of this initiative with its stakeholders, the wine producers in the Municipality of Reguengos of Monsaraz involved in the event. The methodology adopted was based on the application of an inquiry and an interview to all the permanent members of the CEV15, to the team of the Municipality of Reguengos de Monsaraz; to all wine producers in the municipality and CEV15 partners, after the conclusion and evaluation thereof. Inquiries were sent and collected by email and analyzed; the interviews were carried out face-to-face and later transcribed and duly analyzed, making it possible to obtain information about the profile of the respondents, and the impact generated, as is the subject of the dissertation. The results reflect the opinion of the interviewees, of which they stand out: 1) Most positive points: the existence of a capable and experienced team in events and territorial promotion; strong emphasis on local, regional, national and international promotion and dissemination; the prestige of the wine-growing sub-region; the new CVP brand (strategy); Wine tourism; 2) Less positive points: scarcity of resources; the lack of a monitoring and evaluation plan; the lack of preparation of the territory to captivate visitor’s longer stays. In conclusion, Reguengos de Monsaraz - European Wine City 2015 was an initiative perceived by the interviewees as positive and with a lot of impact in the territory and beyond.Moura, Ana Pinto deCunha, Luís MiguelRepositório AbertoLucena, Esmeralda Maria Rosado Fama2021-04-18T00:30:08Z2018-04-182018-10-162018-04-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7571TID:202024628porLucena, Esmeralda Maria Rosado Fama - Avaliação do impacto da iniciativa [Em linha]: Reguengos de Monsaraz, Cidade Europeia do Vinho 2015. 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