A avaliação da empatia na adolescência: estudos de validação da versão portuguesa da "Basic Empathy Scale"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Mariana Sabina Felisberto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/26137
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling A avaliação da empatia na adolescência: estudos de validação da versão portuguesa da "Basic Empathy Scale"Escala de empatia básicaEmpatiaAdolescentesDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO estudo da empatia tem vindo a suscitar um interesse crescente entre investigadores no domínio da Psicologia, nos seus vários ramos. Sabe-se que a empatia é uma capacidade essencial ao desenvolvimento humano e que engloba comportamentos cognitivos, afetivos e comportamentais. A presença de empatia encontra-se associada à capacidade de descentração social, a uma conduta pró-social e raciocínio pró-social elevados (Eisenberg et al., 1991), à ausência de agressividade (Mehrabian & Feshbach, 1972), à capacidade de regulação emocional (Lee & Hoaken, 2007), e a um desenvolvimento moral superior (Fonseca, 1993). Inversamente, a ausência de empatia parece ser uma característica dos indivíduos que são agentes de bullying (Oliveira & Pereira, 2002). Procurando colmatar a inexistência de instrumentos validados para a população portuguesa mais jovem para avaliar a empatia, foi objectivo deste estudo: i) proceder à adaptação e validação da Basic Empathy Scale (Jolliffe & Farrigton, 2006); ii) perceber em que medida o género, a idade e o número de irmãos dos adolescentes influenciam o endosso da empatia em geral, bem como da empatia cognitiva e afetiva; iii) estudar a validade convergente e divergente da BES. Foi utilizada uma amostra de 449 adolescentes, entre os 12 e os 18 anos, dos quais 51.4% eram raparigas. Para além da BES foram utilizados como instrumentos Escala de Comportamentos de Submissão Social (SBS); Escala de Conflito entre Pares (ECEP); Questionário de Competências Sociais (SSQ); Questionário de Agressividade (QA) e Other as Shamer Scale (OAS). O estudo da dimensionalidade da escala revelou bons índices de ajustamento do modelo (X2(160)=419,243;p=,000;X2/gl=2,620; CFI=,870; GFI=,909: RMSEA=,060; p(rmsea≤ 0,05)=,009) e um valor de consistência interna para o total da escala de .80, para a escala cognitiva .80 e para a escala afetiva .71. Outros resultados revelam que as raparigas são tendencialmente mais empáticas que os rapazes; que a empatia se associa positivamente com as competências sociais dos sujeitos e negativamente com a vergonha externa, a agressividade e os comportamentos de submissão social.The study of empathy has developed a growing interest among researchers on Psychology domain. It’s known that empathy is an essential skill to the human development and it gathers cognitive and affective behaviours. The presence of empathy is associated to the social descentration skill, to a prosocial behaviour and a high prosocial thinking (Eisenberg et al., 1991), to the lack of aggressiveness (Mehrabian & Feshbach, 1972),to the emotional regulation skill (Lee & Hoaken, 2007), and to a higher moral development (Fonseca, 1993). On the other hand, the lack of empathy seems to be a feature of the individuals who are bullying agents (Oliveira & Pereira, 2002). In order to try to make up for the inexistence of validated instruments for younger Portuguese population to assess the empathy, it was the aim of this study: i) adapt and validate the Basic Empathy Scale (Jolliffe & Farrigton, 2006); ii) understand how the gender, age and the teenagers’ number of brothers influence the empathy in general, as well as the cognitive and affective empathy; iii) study the convergent and divergent validation of the BES. The study was conducted with a sample of 449 teenagers between 12 and 18 years old, from which 51,4% were girls. Besides BES, other instruments were used: Social behaviour submission, Peer Conflict Scale; Social Skills Questionnaire; Aggressiveness Questionnaire and other as Shamer Scale. The study of the dimensionality of the scale showed good levels of adjustment of the model (X2(160)=419,243;p=,000;X2/gl=2,620; CFI=,870; GFI=,909: RMSEA=,060; p(rmsea≤ 0,05)=,009) and a value of internal consistence for the total of the scale of .80, for the cognitive scale.80 and for the affective scale .71. Other findings show that girls have the tendency to be more empathic than boys; that empathy is positively associated with the individuals’ social skills and negatively with the external shyness, aggressiveness and social submission behaviours.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/26137http://hdl.handle.net/10316/26137porMatias, Mariana Sabina Felisbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/26137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:34.699164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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