Interacções sociais e aprendizagem: A influência do estatuto do par nas dinâmicas interactivas e nos procedimentos de resolução
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/5709 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objectivo a comparação da indução de estatuto em duas condições de assimetria com uma situação de interacção simétrica. Como hipótese geral partimos da ideia de que as interacções assimétricas desencadeariam maior predominância de regulações relacionais e, como consequência, os sujeitos envolvidos nesse tipo de dinâmicas apresentariam menos benefícios que os seus congéneres implicados em situações de interacção simétricas. A amostra foi constituída por 36 crianças, com idades compreendidas entre os 4 anos e 5 meses e os 6 anos, de dois Jardins de Infância de Lisboa. Das 36 crianças, 30 não souberam resolver correctamente a tarefa proposta, no pré-teste, enquanto as restantes 6 o conseguiram. Foi utilizada uma tarefa de classificação multiplicativa, com figuras de animais. A investigação desenrolou-se em duas fases: a primeira incluindo o pré-teste e a segunda a situação experimental e o pós-teste, com um intervalo de 2 semanas entre as duas fases. As 36 crianças foram distribuídas por cada uma das 3 condições experimentais («interacção simétrica», «assimetria induzida» e «assimetria reforçada») com os 6 que resolveram a tarefa correctamente no pré-teste, incluídos na condição «assimetria reforçada», como tutores e os restante 30 distribuídos de forma equivalente por 5 grupos, de acordo com os seus desempenhos no pré-teste. Os resultados mostram que o estatuto do par produz impacto no funcionamento sócio-cognitivo da díade e nos desempenhos individuais no pós-teste. |
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Interacções sociais e aprendizagem: A influência do estatuto do par nas dinâmicas interactivas e nos procedimentos de resoluçãoInteracção entre paresInteracções simétricas/assimétricasMediação sócio-cognitivaPeer interactionSymmetrical/Asymmetrical interactionSocio-cognitive mediationO presente trabalho teve como objectivo a comparação da indução de estatuto em duas condições de assimetria com uma situação de interacção simétrica. Como hipótese geral partimos da ideia de que as interacções assimétricas desencadeariam maior predominância de regulações relacionais e, como consequência, os sujeitos envolvidos nesse tipo de dinâmicas apresentariam menos benefícios que os seus congéneres implicados em situações de interacção simétricas. A amostra foi constituída por 36 crianças, com idades compreendidas entre os 4 anos e 5 meses e os 6 anos, de dois Jardins de Infância de Lisboa. Das 36 crianças, 30 não souberam resolver correctamente a tarefa proposta, no pré-teste, enquanto as restantes 6 o conseguiram. Foi utilizada uma tarefa de classificação multiplicativa, com figuras de animais. A investigação desenrolou-se em duas fases: a primeira incluindo o pré-teste e a segunda a situação experimental e o pós-teste, com um intervalo de 2 semanas entre as duas fases. As 36 crianças foram distribuídas por cada uma das 3 condições experimentais («interacção simétrica», «assimetria induzida» e «assimetria reforçada») com os 6 que resolveram a tarefa correctamente no pré-teste, incluídos na condição «assimetria reforçada», como tutores e os restante 30 distribuídos de forma equivalente por 5 grupos, de acordo com os seus desempenhos no pré-teste. Os resultados mostram que o estatuto do par produz impacto no funcionamento sócio-cognitivo da díade e nos desempenhos individuais no pós-teste.The present study was designed to allow for the comparison of status induction, in two conditions of asymmetry, with a situation of symmetric interaction. As a general hypothesis we state that the asymmetric situations have a predominance of relational regulations and, as a consequence, the children involved have fewer benefits than that involved in a symmetric interaction. 36 children, between the ages of 4:5 and 6:0, from two nursery schools in Lisbon acted as subjects. 30 of the 36 children were not able to solve the task proposed and 6 could solve it correctly. A multiple classification task, with pictures of animals, was used. The experiment was realized in two phases: the first including the pre-test and the second the experimental situation and the post-test, with a delay of two weeks between the two phases. The 36 children were distributed to one of the three experimental conditions: («symmetric interaction », «induced asymmetry» and «reinforced asymmetry ») with the 6 who had solved the task correctly assigned to the condition «reinforced asymmetry», as tutors, and the remaining 30 equally assigned to 5 equivalent groups, according to their performances in the pre-test. The results show that the peer status has impact on the socio-cognitive functioning of the dyad and on the individual performance in post-test.ISPA - Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAPeixoto, FranciscoMenéres, Maria Sofia Seabra Pereira Cabral2017-07-21T11:39:08Z19971997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5709porAnálise Psicológica, 15 (2), 269-2810870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-23T02:16:00Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5709Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:33.389745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho teve como objectivo a comparação da indução de estatuto em duas condições de assimetria com uma situação de interacção simétrica. Como hipótese geral partimos da ideia de que as interacções assimétricas desencadeariam maior predominância de regulações relacionais e, como consequência, os sujeitos envolvidos nesse tipo de dinâmicas apresentariam menos benefícios que os seus congéneres implicados em situações de interacção simétricas. A amostra foi constituída por 36 crianças, com idades compreendidas entre os 4 anos e 5 meses e os 6 anos, de dois Jardins de Infância de Lisboa. Das 36 crianças, 30 não souberam resolver correctamente a tarefa proposta, no pré-teste, enquanto as restantes 6 o conseguiram. Foi utilizada uma tarefa de classificação multiplicativa, com figuras de animais. A investigação desenrolou-se em duas fases: a primeira incluindo o pré-teste e a segunda a situação experimental e o pós-teste, com um intervalo de 2 semanas entre as duas fases. As 36 crianças foram distribuídas por cada uma das 3 condições experimentais («interacção simétrica», «assimetria induzida» e «assimetria reforçada») com os 6 que resolveram a tarefa correctamente no pré-teste, incluídos na condição «assimetria reforçada», como tutores e os restante 30 distribuídos de forma equivalente por 5 grupos, de acordo com os seus desempenhos no pré-teste. Os resultados mostram que o estatuto do par produz impacto no funcionamento sócio-cognitivo da díade e nos desempenhos individuais no pós-teste. |
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