Educação fiscal nas escolas : um contributo para a educação da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara, Maria Juraci Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8179
Resumo: Educação Fiscal nas escolas: um contributo para a educação da cidadania, título desta dissertação, cuja finalidade é contribuir para a inserção de novas práticas educativas que proporcionem ao jovem estudante o conhecimento de seus direitos e deveres, como cidadão participativo. Assim, apresenta-se como objetivo geral propor novas práticas educativas nas escolas para o desenvolvimento da Educação Fiscal como incentivo ao exercício da cidadania. Como objetivos específicos, estudar que procedimentos as escolas poderão utilizar para proporcionar aos seus alunos conhecimentos sobre Educação Fiscal, identificar com os gestores qual a importância da inserção da Educação Fiscal na matriz curricular das escolas públicas estaduais e, identificar os dispositivos que poderão ser usados para estimular a participação social como resultado desse processo educativo. A metodologia utilizada envolveu pesquisas de natureza qualitativa e quantitativo descritivo, sendo a primeira realizada por meio de estudo teórico, observando correntes doutrinárias e bibliográficas sobre o tema em livros e revistas e, a segunda, realizada por meio de questionário com perguntas fechadas e entrevistas, em três escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Teresina-PI. O resultado mostrou desconhecimento da Educação Fiscal e a falta de interesse dos educadores num processo de formação voltado a concretização de uma educação cidadã, que estimule o jovem a participar e a fiscalizar as políticas públicas necessárias à sociedade.
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