Processos de actualização e adaptação na encenação de óperas de Wolfgang Amadeus Mozart em Lisboa, na primeira década do século XXI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/9336 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Musicais – Musicologia Histórica |
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Processos de actualização e adaptação na encenação de óperas de Wolfgang Amadeus Mozart em Lisboa, na primeira década do século XXIÓperaEncenaçãoMozartLisboaSéculo XXIActualização/AdaptaçãoDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Musicais – Musicologia HistóricaA presente Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais – Musicologia Histórica (Fa-culdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa) propõe uma re-flexão sobre determinadas problemáticas da encenação operática contemporânea, nomea-damente a tendência de actualização dos repertórios através da alteração dos seus contextos espácio-temporais (para épocas recentes ou para os dias de hoje) ou através de processos de adaptação dramatúrgico-musical da obra original; nesse sentido, procuraremos aqui analisar e caracterizar a participação dos encenadores portugueses, ou residentes em Por-tugal, no contexto dos espectáculos de ópera ocorridos na área metropolitana de Lisboa, na primeira década do século XXI, designadamente nas óperas de Wolfgang Amadeus Mozart (compositor mais encenado por portugueses no período e contexto em estudo). Inquirindo as estratégias de adaptação e actualização empreendidas por estes encenadores, bem como os modos como se relacionaram com determinadas tradições de representação e recepção operática, serão aqui visados dois estudos de caso específicos: Fiore Nudo – Espécie de ópera a partir de cenas de Don Giovanni (encenação de Nuno M. Cardoso, Teatro Municipal São Luiz, 2006) e As Bodas de Fígaro (encenação de Maria Emília Cor-reia, Teatro da Trindade, 2006). Embora muito diferentes nos seus pressupostos estéticos, dramatúrgicos e performativos, estas duas encenações levantam diferentes respostas sobre as problemáticas em estudo, demonstrando como as estratégias de actualização e adapta-ção dos repertórios têm constituído uma tendência recente da encenação de ópera em Por-tugal, acompanhando assim um conjunto ecléctico de percursos, discursos e práticas artís-ticas igualmente observável a nível internacional.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNFidalgo, Nuno Gonçalo das Neves2013-04-16T15:00:06Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9336porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:20Zoai:run.unl.pt:10362/9336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:42.957734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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