Determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos: O caso COFICAB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quinaz, Frederico Pina Marques Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/100656
Resumo: Trabalho de Projeto do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_29d1367b4b8ba59a4e8198420080e8ec
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/100656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos: O caso COFICABDeterminants of success in new product development: The COFICAB caseDesenvolvimento de novos produtosInovaçãoModelo Stage-GateCOFICABNew Product DevelopmentInnovationStage-Gate modelCOFICABTrabalho de Projeto do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de EconomiaCom a crescente competitividade do mercado global, uma estratégia de produto ancorada na inovação catalisa as vendas da organização, através do aumento da procura e do aumento da quota de mercado. O presente Trabalho de Projeto teve como objetivo a aplicação prática dos determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos. A empresa que serviu de base para todo este projeto foi a COFICAB, grupo líder global na produção e comercialização de cablagem automóvel. O Trabalho desenvolvido utilizou como base o modelo Stage-Gate, um método sequencial muito utilizado aquando do desenvolvimento de novos produtos que é constituído por 6 etapas: Geração de ideias, Scoping, Construção do caso de negócio, Desenvolvimento, Testagem e Validação, Lançamento e Revisão pós-lançamento. Mais especificamente, o modelo Stage-Gate foi usado no desenvolvimento de um cabo inovador no mercado, cuja etapa de lançamento é estudada extensivamente através da elaboração de um Plano de Marketing para o novo produto. A integração deste modelo de inovação foi fundamental para organizar a Revisão da Literatura e organizar o guião para as entrevistas realizadas à equipa de Investigação e Desenvolvimento da COFICAB. Este Trabalho de Projeto, que teve uma forte contribuição prática, assentou na multidisciplinaridade, nas áreas de Gestão, Marketing, Engenharia, Vendas e Design, para promover o desenvolvimento de produtos mais funcionais, em tempo reduzido, com custos mais baixos, e com maior notoriedade no mercado, aumentando o sucesso inovativo e comercial do Grupo COFICAB.With the increasing competitiveness of the global market, a product strategy anchored on innovation boosts the organization's sales by generating demand and increasing market space. The present Project is aimed at the practical application of the determinants of success in new product development. The company that served as the basis for this project was COFICAB, the leading global automotive wire manufacturing, and commercialization group. The implementation of the success factors is condensed into the creation of a New Product Development model, which is cemented on the driving principles of innovative success, to perfect the product and maximize its commercial achievement. The work developed is based on the Stage-Gate model, a reputable and reliable sequential method, used in successful new product development cases. The model consists of 6 stages: Idea Generation, Scoping, Building the Business Case, Development, Testing and Validation, Launch, and Post-launch review. Particularly, the Stage-Gate model was used in the development of an innovative new cable in the market, whose launching stage is studied extensively through the conception of a Marketing Plan for the new product. The integration of the innovation model is justified and grounded on Literature Review and in-depth interviews with the Research, Development, and Innovation team of COFICAB. This Project, which had a strong practical contribution, relied on multi-disciplinarity work in the areas of Management, Marketing, Engineering, Sales, and Design to develop more functional products, within shorter time frames, at lower costs, and with more market notoriety, increasing the potential innovative and commercial success of COFICAB.2022-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/100656http://hdl.handle.net/10316/100656TID:203034341porQuinaz, Frederico Pina Marques Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-07-08T22:00:09Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/100656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:59.927224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos: O caso COFICAB
Determinants of success in new product development: The COFICAB case
title Determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos: O caso COFICAB
spellingShingle Determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos: O caso COFICAB
Quinaz, Frederico Pina Marques Dias
Desenvolvimento de novos produtos
Inovação
Modelo Stage-Gate
COFICAB
New Product Development
Innovation
Stage-Gate model
COFICAB
title_short Determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos: O caso COFICAB
title_full Determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos: O caso COFICAB
title_fullStr Determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos: O caso COFICAB
title_full_unstemmed Determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos: O caso COFICAB
title_sort Determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos: O caso COFICAB
author Quinaz, Frederico Pina Marques Dias
author_facet Quinaz, Frederico Pina Marques Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quinaz, Frederico Pina Marques Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de novos produtos
Inovação
Modelo Stage-Gate
COFICAB
New Product Development
Innovation
Stage-Gate model
COFICAB
topic Desenvolvimento de novos produtos
Inovação
Modelo Stage-Gate
COFICAB
New Product Development
Innovation
Stage-Gate model
COFICAB
description Trabalho de Projeto do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/100656
http://hdl.handle.net/10316/100656
TID:203034341
url http://hdl.handle.net/10316/100656
identifier_str_mv TID:203034341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134075553841152