Determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos: O caso COFICAB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/100656 |
Resumo: | Trabalho de Projeto do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia |
id |
RCAP_29d1367b4b8ba59a4e8198420080e8ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/100656 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos: O caso COFICABDeterminants of success in new product development: The COFICAB caseDesenvolvimento de novos produtosInovaçãoModelo Stage-GateCOFICABNew Product DevelopmentInnovationStage-Gate modelCOFICABTrabalho de Projeto do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de EconomiaCom a crescente competitividade do mercado global, uma estratégia de produto ancorada na inovação catalisa as vendas da organização, através do aumento da procura e do aumento da quota de mercado. O presente Trabalho de Projeto teve como objetivo a aplicação prática dos determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos. A empresa que serviu de base para todo este projeto foi a COFICAB, grupo líder global na produção e comercialização de cablagem automóvel. O Trabalho desenvolvido utilizou como base o modelo Stage-Gate, um método sequencial muito utilizado aquando do desenvolvimento de novos produtos que é constituído por 6 etapas: Geração de ideias, Scoping, Construção do caso de negócio, Desenvolvimento, Testagem e Validação, Lançamento e Revisão pós-lançamento. Mais especificamente, o modelo Stage-Gate foi usado no desenvolvimento de um cabo inovador no mercado, cuja etapa de lançamento é estudada extensivamente através da elaboração de um Plano de Marketing para o novo produto. A integração deste modelo de inovação foi fundamental para organizar a Revisão da Literatura e organizar o guião para as entrevistas realizadas à equipa de Investigação e Desenvolvimento da COFICAB. Este Trabalho de Projeto, que teve uma forte contribuição prática, assentou na multidisciplinaridade, nas áreas de Gestão, Marketing, Engenharia, Vendas e Design, para promover o desenvolvimento de produtos mais funcionais, em tempo reduzido, com custos mais baixos, e com maior notoriedade no mercado, aumentando o sucesso inovativo e comercial do Grupo COFICAB.With the increasing competitiveness of the global market, a product strategy anchored on innovation boosts the organization's sales by generating demand and increasing market space. The present Project is aimed at the practical application of the determinants of success in new product development. The company that served as the basis for this project was COFICAB, the leading global automotive wire manufacturing, and commercialization group. The implementation of the success factors is condensed into the creation of a New Product Development model, which is cemented on the driving principles of innovative success, to perfect the product and maximize its commercial achievement. The work developed is based on the Stage-Gate model, a reputable and reliable sequential method, used in successful new product development cases. The model consists of 6 stages: Idea Generation, Scoping, Building the Business Case, Development, Testing and Validation, Launch, and Post-launch review. Particularly, the Stage-Gate model was used in the development of an innovative new cable in the market, whose launching stage is studied extensively through the conception of a Marketing Plan for the new product. The integration of the innovation model is justified and grounded on Literature Review and in-depth interviews with the Research, Development, and Innovation team of COFICAB. This Project, which had a strong practical contribution, relied on multi-disciplinarity work in the areas of Management, Marketing, Engineering, Sales, and Design to develop more functional products, within shorter time frames, at lower costs, and with more market notoriety, increasing the potential innovative and commercial success of COFICAB.2022-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/100656http://hdl.handle.net/10316/100656TID:203034341porQuinaz, Frederico Pina Marques Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-07-08T22:00:09Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/100656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:59.927224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos: O caso COFICAB Determinants of success in new product development: The COFICAB case |
title |
Determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos: O caso COFICAB |
spellingShingle |
Determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos: O caso COFICAB Quinaz, Frederico Pina Marques Dias Desenvolvimento de novos produtos Inovação Modelo Stage-Gate COFICAB New Product Development Innovation Stage-Gate model COFICAB |
title_short |
Determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos: O caso COFICAB |
title_full |
Determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos: O caso COFICAB |
title_fullStr |
Determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos: O caso COFICAB |
title_full_unstemmed |
Determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos: O caso COFICAB |
title_sort |
Determinantes do sucesso no desenvolvimento de novos produtos: O caso COFICAB |
author |
Quinaz, Frederico Pina Marques Dias |
author_facet |
Quinaz, Frederico Pina Marques Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quinaz, Frederico Pina Marques Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento de novos produtos Inovação Modelo Stage-Gate COFICAB New Product Development Innovation Stage-Gate model COFICAB |
topic |
Desenvolvimento de novos produtos Inovação Modelo Stage-Gate COFICAB New Product Development Innovation Stage-Gate model COFICAB |
description |
Trabalho de Projeto do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/100656 http://hdl.handle.net/10316/100656 TID:203034341 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/100656 |
identifier_str_mv |
TID:203034341 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134075553841152 |