Idade e anos de escolaridade. Estudo de Insuficiências observáveis em crianças de 7 anos inseridas numa turma de 2ºAno do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Carolina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17047
Resumo: O propósito deste Relatório Final prende-se com a problemática do ingresso precoce no Ensino Básico e as implicações do mesmo nas crianças. Para tal partiu-se de 3 questões principais: Ø Como é que se manifesta uma entrada prematura de uma criança no 1º Ciclo? Ø Quais são os alertas que a literatura nos dá em relação a um ingresso prematuro no Ensino Básico? Ø Quais as recomendações que encontramos na literatura sobre o desenvolvimento infantil em idade escolar? Questões estas que nos remetem para outras duas interrogações que as complementam: Ø As insuficiências observadas derivam de falta de atitude ou maturidade dos alunos? Ø As insuficiências observadas derivam de falta de competência dos alunos? Neste sentido desenvolveu-se um trabalho de pesquisa com base em dados obtidos em sala de aula (Notas de Campo) e na observação e acompanhamento do método utilizado pela professora residente e nos seus registos. Na leitura de literatura diversa, na observação de outros estudos caso bem como no trabalho direto e constante com as crianças durante vários meses, que apresentavam este tipo de problema. Após a compilação de todos os dados, registos e análises foi possível encontrar, se não respostas concretas para as questões levantadas, pelo menos perceber a influência e o condicionamento de determinados fatores sobre as mesmas.
id RCAP_29d3973fb61ca6197d09472fdbcc1e31
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17047
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Idade e anos de escolaridade. Estudo de Insuficiências observáveis em crianças de 7 anos inseridas numa turma de 2ºAno do Ensino BásicoEnsino BásicoDificuldades de Aprendizagem1ºAnoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO propósito deste Relatório Final prende-se com a problemática do ingresso precoce no Ensino Básico e as implicações do mesmo nas crianças. Para tal partiu-se de 3 questões principais: Ø Como é que se manifesta uma entrada prematura de uma criança no 1º Ciclo? Ø Quais são os alertas que a literatura nos dá em relação a um ingresso prematuro no Ensino Básico? Ø Quais as recomendações que encontramos na literatura sobre o desenvolvimento infantil em idade escolar? Questões estas que nos remetem para outras duas interrogações que as complementam: Ø As insuficiências observadas derivam de falta de atitude ou maturidade dos alunos? Ø As insuficiências observadas derivam de falta de competência dos alunos? Neste sentido desenvolveu-se um trabalho de pesquisa com base em dados obtidos em sala de aula (Notas de Campo) e na observação e acompanhamento do método utilizado pela professora residente e nos seus registos. Na leitura de literatura diversa, na observação de outros estudos caso bem como no trabalho direto e constante com as crianças durante vários meses, que apresentavam este tipo de problema. Após a compilação de todos os dados, registos e análises foi possível encontrar, se não respostas concretas para as questões levantadas, pelo menos perceber a influência e o condicionamento de determinados fatores sobre as mesmas.Montiel, AntónioRepositório ComumMonteiro, Carolina2016-12-22T15:33:18Z2013-10-082013-10-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17047TID:201467712porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:33Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:27.148469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Idade e anos de escolaridade. Estudo de Insuficiências observáveis em crianças de 7 anos inseridas numa turma de 2ºAno do Ensino Básico
title Idade e anos de escolaridade. Estudo de Insuficiências observáveis em crianças de 7 anos inseridas numa turma de 2ºAno do Ensino Básico
spellingShingle Idade e anos de escolaridade. Estudo de Insuficiências observáveis em crianças de 7 anos inseridas numa turma de 2ºAno do Ensino Básico
Monteiro, Carolina
Ensino Básico
Dificuldades de Aprendizagem
1ºAno
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Idade e anos de escolaridade. Estudo de Insuficiências observáveis em crianças de 7 anos inseridas numa turma de 2ºAno do Ensino Básico
title_full Idade e anos de escolaridade. Estudo de Insuficiências observáveis em crianças de 7 anos inseridas numa turma de 2ºAno do Ensino Básico
title_fullStr Idade e anos de escolaridade. Estudo de Insuficiências observáveis em crianças de 7 anos inseridas numa turma de 2ºAno do Ensino Básico
title_full_unstemmed Idade e anos de escolaridade. Estudo de Insuficiências observáveis em crianças de 7 anos inseridas numa turma de 2ºAno do Ensino Básico
title_sort Idade e anos de escolaridade. Estudo de Insuficiências observáveis em crianças de 7 anos inseridas numa turma de 2ºAno do Ensino Básico
author Monteiro, Carolina
author_facet Monteiro, Carolina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montiel, António
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
Dificuldades de Aprendizagem
1ºAno
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino Básico
Dificuldades de Aprendizagem
1ºAno
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O propósito deste Relatório Final prende-se com a problemática do ingresso precoce no Ensino Básico e as implicações do mesmo nas crianças. Para tal partiu-se de 3 questões principais: Ø Como é que se manifesta uma entrada prematura de uma criança no 1º Ciclo? Ø Quais são os alertas que a literatura nos dá em relação a um ingresso prematuro no Ensino Básico? Ø Quais as recomendações que encontramos na literatura sobre o desenvolvimento infantil em idade escolar? Questões estas que nos remetem para outras duas interrogações que as complementam: Ø As insuficiências observadas derivam de falta de atitude ou maturidade dos alunos? Ø As insuficiências observadas derivam de falta de competência dos alunos? Neste sentido desenvolveu-se um trabalho de pesquisa com base em dados obtidos em sala de aula (Notas de Campo) e na observação e acompanhamento do método utilizado pela professora residente e nos seus registos. Na leitura de literatura diversa, na observação de outros estudos caso bem como no trabalho direto e constante com as crianças durante vários meses, que apresentavam este tipo de problema. Após a compilação de todos os dados, registos e análises foi possível encontrar, se não respostas concretas para as questões levantadas, pelo menos perceber a influência e o condicionamento de determinados fatores sobre as mesmas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-08
2013-10-08T00:00:00Z
2016-12-22T15:33:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17047
TID:201467712
url http://hdl.handle.net/10400.26/17047
identifier_str_mv TID:201467712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134929256185856