Fluxos de produção e comunicação científica sobre a “satisfação de usuários”: um exame bibliométrico na base de dados da Ciência da Informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6289 |
Resumo: | Introdução: a satisfação do interagente envolve um campo de estudo da Ciência da Informação que busca compreender as influências de fatores internos e externos e os componentes sociais que interferem na gestão do processo de desenvolvimento de serviços, produtos e organizações. Objetivo: analisar a produção científica na área da satisfação de usuários, no período de 2015 a 2019, representada pelos artigos científicos indexados na base de dados referenciais de artigos de periódicos em Ciência da Informação - BRAPCI. Metodologia: trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa que utilizou a bibliometria e a análise de conteúdo como principais ferramentas metodológicas. Resultados: a produção científica em satisfação de consumidores apresentou um comportamento relativamente estável nos últimos cinco anos, e o ano 2017 corresponde o período se situa o avanço no tratamento dessa temática. Conclusões: a análise dos artigos e periódicos científicos mostrou que a ‘satisfação de usuários’ possui relação com as áreas multidisciplinares, principalmente situado a questão do atendimento em arquivos, bibliotecas e museus. Palavras-chave: Bibliometria; Comunicação científica; Serviços de Informação; Usuários da Informação. |
id |
RCAP_29d989a6279a8c4f3f19e2e2a87d84d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/6289 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fluxos de produção e comunicação científica sobre a “satisfação de usuários”: um exame bibliométrico na base de dados da Ciência da InformaçãoArtigosIntrodução: a satisfação do interagente envolve um campo de estudo da Ciência da Informação que busca compreender as influências de fatores internos e externos e os componentes sociais que interferem na gestão do processo de desenvolvimento de serviços, produtos e organizações. Objetivo: analisar a produção científica na área da satisfação de usuários, no período de 2015 a 2019, representada pelos artigos científicos indexados na base de dados referenciais de artigos de periódicos em Ciência da Informação - BRAPCI. Metodologia: trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa que utilizou a bibliometria e a análise de conteúdo como principais ferramentas metodológicas. Resultados: a produção científica em satisfação de consumidores apresentou um comportamento relativamente estável nos últimos cinco anos, e o ano 2017 corresponde o período se situa o avanço no tratamento dessa temática. Conclusões: a análise dos artigos e periódicos científicos mostrou que a ‘satisfação de usuários’ possui relação com as áreas multidisciplinares, principalmente situado a questão do atendimento em arquivos, bibliotecas e museus. Palavras-chave: Bibliometria; Comunicação científica; Serviços de Informação; Usuários da Informação.FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"2020-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6289por2183-66710873-5670Costa, Rosa da Penha Ferreira daMiguel, Marcelo Calderariinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:22:42Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/6289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:33.824109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fluxos de produção e comunicação científica sobre a “satisfação de usuários”: um exame bibliométrico na base de dados da Ciência da Informação |
title |
Fluxos de produção e comunicação científica sobre a “satisfação de usuários”: um exame bibliométrico na base de dados da Ciência da Informação |
spellingShingle |
Fluxos de produção e comunicação científica sobre a “satisfação de usuários”: um exame bibliométrico na base de dados da Ciência da Informação Costa, Rosa da Penha Ferreira da Artigos |
title_short |
Fluxos de produção e comunicação científica sobre a “satisfação de usuários”: um exame bibliométrico na base de dados da Ciência da Informação |
title_full |
Fluxos de produção e comunicação científica sobre a “satisfação de usuários”: um exame bibliométrico na base de dados da Ciência da Informação |
title_fullStr |
Fluxos de produção e comunicação científica sobre a “satisfação de usuários”: um exame bibliométrico na base de dados da Ciência da Informação |
title_full_unstemmed |
Fluxos de produção e comunicação científica sobre a “satisfação de usuários”: um exame bibliométrico na base de dados da Ciência da Informação |
title_sort |
Fluxos de produção e comunicação científica sobre a “satisfação de usuários”: um exame bibliométrico na base de dados da Ciência da Informação |
author |
Costa, Rosa da Penha Ferreira da |
author_facet |
Costa, Rosa da Penha Ferreira da Miguel, Marcelo Calderari |
author_role |
author |
author2 |
Miguel, Marcelo Calderari |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rosa da Penha Ferreira da Miguel, Marcelo Calderari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Introdução: a satisfação do interagente envolve um campo de estudo da Ciência da Informação que busca compreender as influências de fatores internos e externos e os componentes sociais que interferem na gestão do processo de desenvolvimento de serviços, produtos e organizações. Objetivo: analisar a produção científica na área da satisfação de usuários, no período de 2015 a 2019, representada pelos artigos científicos indexados na base de dados referenciais de artigos de periódicos em Ciência da Informação - BRAPCI. Metodologia: trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa que utilizou a bibliometria e a análise de conteúdo como principais ferramentas metodológicas. Resultados: a produção científica em satisfação de consumidores apresentou um comportamento relativamente estável nos últimos cinco anos, e o ano 2017 corresponde o período se situa o avanço no tratamento dessa temática. Conclusões: a análise dos artigos e periódicos científicos mostrou que a ‘satisfação de usuários’ possui relação com as áreas multidisciplinares, principalmente situado a questão do atendimento em arquivos, bibliotecas e museus. Palavras-chave: Bibliometria; Comunicação científica; Serviços de Informação; Usuários da Informação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6289 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-6671 0873-5670 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" |
publisher.none.fl_str_mv |
FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130859257724928 |