Rumo a um marketing contratual?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Arnaldo
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Almeida, Filipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/42591
Resumo: A fidelização dos clientes tornou-se a prioridade das estratégias de marketing. O marketing relacional preocupou-se em construir relações fortes e duradouras com seus clientes, com base numa perspectiva pessoal e emocional. A teoria dos custos de transação criou o cenário para o aparecimento de uma nova abordagem de marketing. O marketing contratual é proposto como uma nova perspectiva que proporciona todo um conjunto de práticas suscetíveis de criar barreiras à saída dos clientes e de conduzir a relações tendencialmente contratuais. O mercado de bens industriais continua a revelar-se pioneiro nestas práticas, onde a certificação e as auditorias de qualidade constituem uma nova via para alicerçar as estratégias de marketing e garantir a solidificação das relações fornecedores/clientes.
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