Rumo a um marketing contratual?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/42591 |
Resumo: | A fidelização dos clientes tornou-se a prioridade das estratégias de marketing. O marketing relacional preocupou-se em construir relações fortes e duradouras com seus clientes, com base numa perspectiva pessoal e emocional. A teoria dos custos de transação criou o cenário para o aparecimento de uma nova abordagem de marketing. O marketing contratual é proposto como uma nova perspectiva que proporciona todo um conjunto de práticas suscetíveis de criar barreiras à saída dos clientes e de conduzir a relações tendencialmente contratuais. O mercado de bens industriais continua a revelar-se pioneiro nestas práticas, onde a certificação e as auditorias de qualidade constituem uma nova via para alicerçar as estratégias de marketing e garantir a solidificação das relações fornecedores/clientes. |
id |
RCAP_29e794bb51a4be1da686b7425bb6bded |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/42591 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Rumo a um marketing contratual?Marketing de relacionamentoClientes - ContatosA fidelização dos clientes tornou-se a prioridade das estratégias de marketing. O marketing relacional preocupou-se em construir relações fortes e duradouras com seus clientes, com base numa perspectiva pessoal e emocional. A teoria dos custos de transação criou o cenário para o aparecimento de uma nova abordagem de marketing. O marketing contratual é proposto como uma nova perspectiva que proporciona todo um conjunto de práticas suscetíveis de criar barreiras à saída dos clientes e de conduzir a relações tendencialmente contratuais. O mercado de bens industriais continua a revelar-se pioneiro nestas práticas, onde a certificação e as auditorias de qualidade constituem uma nova via para alicerçar as estratégias de marketing e garantir a solidificação das relações fornecedores/clientes.FURB2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/42591http://hdl.handle.net/10316/42591por1980-4431http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/344Coelho, ArnaldoAlmeida, Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T05:36:12Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/42591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:32.880495Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rumo a um marketing contratual? |
title |
Rumo a um marketing contratual? |
spellingShingle |
Rumo a um marketing contratual? Coelho, Arnaldo Marketing de relacionamento Clientes - Contatos |
title_short |
Rumo a um marketing contratual? |
title_full |
Rumo a um marketing contratual? |
title_fullStr |
Rumo a um marketing contratual? |
title_full_unstemmed |
Rumo a um marketing contratual? |
title_sort |
Rumo a um marketing contratual? |
author |
Coelho, Arnaldo |
author_facet |
Coelho, Arnaldo Almeida, Filipe |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Filipe |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Arnaldo Almeida, Filipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento Clientes - Contatos |
topic |
Marketing de relacionamento Clientes - Contatos |
description |
A fidelização dos clientes tornou-se a prioridade das estratégias de marketing. O marketing relacional preocupou-se em construir relações fortes e duradouras com seus clientes, com base numa perspectiva pessoal e emocional. A teoria dos custos de transação criou o cenário para o aparecimento de uma nova abordagem de marketing. O marketing contratual é proposto como uma nova perspectiva que proporciona todo um conjunto de práticas suscetíveis de criar barreiras à saída dos clientes e de conduzir a relações tendencialmente contratuais. O mercado de bens industriais continua a revelar-se pioneiro nestas práticas, onde a certificação e as auditorias de qualidade constituem uma nova via para alicerçar as estratégias de marketing e garantir a solidificação das relações fornecedores/clientes. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/42591 http://hdl.handle.net/10316/42591 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/42591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1980-4431 http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rn/article/view/344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FURB |
publisher.none.fl_str_mv |
FURB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133787073806336 |