Smart City Bus: FLEXIBLETRANSPORT.AI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Alexandre José Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39927
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Engenharia de Software) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019
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spelling Smart City Bus: FLEXIBLETRANSPORT.AISistema de Transportes InteligenteFlexibilidadeMobilidadeUtilizadoresTrabalhos de projeto de mestrado- 2019Departamento de InformáticaTrabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Engenharia de Software) Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019Este relatório foi realizado no âmbito da disciplina de Dissertação/Projeto de Engenharia Informática do 2º ano de Mestrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e reporta o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto SMART CITY BUS: FLEXIBLETRANSPORT.AI na empresa Card4B – Systems, S.A, projeto que está relacionado com a temática dos transportes públicos e pretende desenvolver um conjunto de mecanismos e soluções que têm por objetivo melhorar o funcionamento destes. Nos dias de hoje, os serviços públicos de mobilidade em meios urbanos (serviços de transportes) são maioritariamente divididos em dois tipos, antagónicos: serviços coletivos regulares com horários e percursos pré-definidos (ex. carreiras da Carris) e serviços a pedido (ex. táxis, Uber). A flexibilidade dos serviços a pedido tem um acréscimo de preço significativo face aos serviços coletivos regulares, o que restringe a sua utilização por vastas camadas da população. Com as tecnologias existentes nas áreas de informação e de comunicação começa a ser possível obter informação sobre os movimentos e a concentração dos cidadãos na malha urbana. Estas tecnologias permitem ainda gerir de forma mais dinâmica grandes frotas de veículos de transportes, pelo que é expectável o aparecimento de serviços coletivos com trajetos e horários mais flexíveis, dinâmicos e ajustados aos padrões de mobilidade dos utilizadores deste tipo de transporte. Este trabalho consistiu na implementação e alteração de um sistema de transportes inteligentes (STI), que permite a um utilizador executar a função pretendida sem dificuldades no menor tempo possível, com uma arquitetura modular, permitindo a independência de módulos e uma instalação simples do sistema, com módulos de back-end e frond-end. As implementações e alterações efetuadas originam melhoramentos no sistema, como uma troca de mensagens mais rápida por parte de um WebService, novas funcionalidades em vários módulos e ainda um conversor que permite a integração de dados no sistema, sendo estes dados provenientes de diferentes empresas clientes. O trabalho realizado permite a compra de bilhetes em papel por parte dos motoristas e das bilheteiras, e ainda a validação de passes em dispositivos presentes nos autocarros. Este trabalho foi desenvolvido sobre uma plataforma que é explorada comercialmente pela empresa Card4B – Systems, S.A, o que levou a que existissem algumas restrições de divulgação de detalhes e/ou implementações dos diferentes componentes que constituem o sistema. Neste sentido, e de acordo com as regras da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, foram elaboradas duas versões do presente relatório (uma versão pública e outra confidencial). Na versão pública, a atual, o sistema é descrito por meio das suas funcionalidades, sendo omitidos os detalhes dos mecanismos internos, bem como a sua implementação. No que diz respeito à versão confidencial, os aspetos omitidos na versão pública são descritos em detalhe de forma a descrever o trabalho que foi feito durante este estágio. No que diz respeito à plataforma resultante deste projeto e às funcionalidades implementadas, esta permite um controlo pormenorizado de dados existentes no sistema, permitindo avaliar o sistema atual com base na informação existentes nas variadas bases de dados de cada módulo e comparar o estado do sistema antes e depois das alterações realizadas.This report was done in the context of the course of Computer Engineering Dissertation/Project, as part of the 2nd year of MSc in Computer Engineering of the School of Sciences of the University of Lisbon. It reports the work developed under the SMART CITY BUS: FLEXIBLETRANSPORT.AI project that ran at the company CARD4B – Systems, S.A. The SMART CITY BUS: FLEXIBLETRANSPORT.AI project is related to public transportation theme and aims to develop a set of mechanisms and solutions to improve the efficiency of public transportation systems. Nowadays, public mobility services in urban areas (transportation services) are divided in two antagonistic types: regular collective services with predetermined schedules and routes (e.g. Carris buses) and services on request (e.g. Taxis, Uber). The flexibility of on-demand services has a significant price compared with regular collective services, which restricts their use by many sectors of the population. Based on information and communication technologies, it is now possible to obtain information about the movements and concentration of citizens in the urban network. These technologies also allow a more dynamic management over large fleets of transport vehicles, so it is expected that new services with more flexibility, dynamic routes and schedules will appear, adjusted to user needs and fleets. The work reported here consisted on the implementation and modification of an intelligent transport system, designed to present a modular architecture, allowing the modules independence and a simple system installation, with backend and front-end modules. Besides those capabilities it presents a user-friendly interaction, allowing users to execute the desired function without difficulties in the shortest possible time. The implementations and changes lead to improvements in the system, such as faster exchange of messages by a Webservice, new functionalities in several modules and a converter that allows the integration of data in the system, being this data coming from different client companies. The work done allows the purchase of paper tickets by drivers and ticket offices, as well as the validation of passes inside buses. This work was developed on a commercial platform that is exploited by the Card4B - Systems, S.A company, which led to some restrictions on the description of details and/or implementations of the different components that make up the system. In this sense, and in accordance with the rules of the Faculty of Sciences of the University of Lisbon, two versions of this report (a public and a confidential version) have been created and delivered. In the public version, the current one, the system is described through its functionalities, being omitted the details of the internal mechanisms, as well as their implementations. Regarding to the confidential version, all modules, mechanisms and functionalities are described in detail. In terms of final solution, it allows a detailed control of existing data in the system, allowing to evaluate the current system status based on information coming from the various databases of each module and compare the state of the system before and after the changes made.Cecílio, José Manuel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaCabral, Alexandre José Rodrigues2019-10-23T12:22:37Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39927TID:202387550enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:38:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:42.027948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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