Cuidado culturalmente competente à pessoa em situação crítica :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cátia Sofia Xavier
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43750
Resumo: Este trabalho surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio com Relatório, inserida no plano de estudos do 10º Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Tem como finalidade expor as atividades e estratégias realizadas para o desenvolvimento de competências especializadas ao longo do terceiro semestre, tendo em consideração a problemática escolhida, ou seja, o Cuidado Culturalmente Competente à Pessoa em Situação Crítica. O cuidado de enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e sua família requer, por parte do enfermeiro, o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas, comunicacionais, relacionais e das ciências humanas. Esta necessidade emerge quando se presta um cuidado centrado na pessoa e sua família, tendo em consideração as suas características únicas e individuais. Acrescem, ainda, os desafios impostos pela multiculturalidade, decorrentes dos processos migratórios e da globalização, para uma prática de cuidados que vise o bem-estar da pessoa cuidada e sua família, para o incremento da qualidade e o desenvolvimento da Praxis da Enfermagem. Surge, assim, por parte do enfermeiro, a necessidade de desenvolver competências especializadas para a gestão da diversidade cultural, caminhando para um cuidado mais centrado na pessoa e sua família e para uma Enfermagem Avançada. O referencial teórico eleito, como linha orientadora de cuidados, foi o Modelo de Avaliação Transcultural de Giger e Davidhizar, uma vez que assenta no reconhecimento das diferenças culturais de cada pessoa e família e na prestação dos melhores cuidados, tendo como referencial a especificidade e unicidade de cada um.
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