Cuidado culturalmente competente à pessoa em situação crítica :
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43750 |
Resumo: | Este trabalho surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio com Relatório, inserida no plano de estudos do 10º Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Tem como finalidade expor as atividades e estratégias realizadas para o desenvolvimento de competências especializadas ao longo do terceiro semestre, tendo em consideração a problemática escolhida, ou seja, o Cuidado Culturalmente Competente à Pessoa em Situação Crítica. O cuidado de enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e sua família requer, por parte do enfermeiro, o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas, comunicacionais, relacionais e das ciências humanas. Esta necessidade emerge quando se presta um cuidado centrado na pessoa e sua família, tendo em consideração as suas características únicas e individuais. Acrescem, ainda, os desafios impostos pela multiculturalidade, decorrentes dos processos migratórios e da globalização, para uma prática de cuidados que vise o bem-estar da pessoa cuidada e sua família, para o incremento da qualidade e o desenvolvimento da Praxis da Enfermagem. Surge, assim, por parte do enfermeiro, a necessidade de desenvolver competências especializadas para a gestão da diversidade cultural, caminhando para um cuidado mais centrado na pessoa e sua família e para uma Enfermagem Avançada. O referencial teórico eleito, como linha orientadora de cuidados, foi o Modelo de Avaliação Transcultural de Giger e Davidhizar, uma vez que assenta no reconhecimento das diferenças culturais de cada pessoa e família e na prestação dos melhores cuidados, tendo como referencial a especificidade e unicidade de cada um. |
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Cuidado culturalmente competente à pessoa em situação crítica :uma intervenção especializada em enfermagemEnfermagem de cuidados intensivosAssistência à saúde culturalmente competenteCuidados críticosUnidades de cuidados intensivosServiço hospitalar de emergênciaEste trabalho surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio com Relatório, inserida no plano de estudos do 10º Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Tem como finalidade expor as atividades e estratégias realizadas para o desenvolvimento de competências especializadas ao longo do terceiro semestre, tendo em consideração a problemática escolhida, ou seja, o Cuidado Culturalmente Competente à Pessoa em Situação Crítica. O cuidado de enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e sua família requer, por parte do enfermeiro, o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas, comunicacionais, relacionais e das ciências humanas. Esta necessidade emerge quando se presta um cuidado centrado na pessoa e sua família, tendo em consideração as suas características únicas e individuais. Acrescem, ainda, os desafios impostos pela multiculturalidade, decorrentes dos processos migratórios e da globalização, para uma prática de cuidados que vise o bem-estar da pessoa cuidada e sua família, para o incremento da qualidade e o desenvolvimento da Praxis da Enfermagem. Surge, assim, por parte do enfermeiro, a necessidade de desenvolver competências especializadas para a gestão da diversidade cultural, caminhando para um cuidado mais centrado na pessoa e sua família e para uma Enfermagem Avançada. O referencial teórico eleito, como linha orientadora de cuidados, foi o Modelo de Avaliação Transcultural de Giger e Davidhizar, uma vez que assenta no reconhecimento das diferenças culturais de cada pessoa e família e na prestação dos melhores cuidados, tendo como referencial a especificidade e unicidade de cada um.Moita, Maria Augusta GrouRepositório ComumMartins, Cátia Sofia Xavier2023-02-09T11:42:48Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43750TID:203094450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-16T07:15:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:39.278451Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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