Internationalization of higher education institutions : drivers and tools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferro, Magda Sofia Resende
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/29511
Resumo: Nas últimas décadas, a internacionalização tem vindo a ganhar relevância para as universidades globalmente. No entanto, e apesar da importância atribuída a esta questão, ainda não existe um amplo consenso conceptual, nem informação estruturada que possam ajudar os gestores ou académicos responsáveis pela gestão das Instituições de Ensino Superior a tomar decisões informadas sobre internacionalização. Por esta razão, existe uma tendência geral para um uso desinformado dos conceitos e a implementação de políticas ad hoc que não permitem atingir os objetivos pretendidos e que muitas vezes resultam em custos e não em investimentos com retorno visível. Este trabalho pretende sistematizar informação sobre as possíveis motivações e objetivos para a internacionalização, bem como, sobre as ferramentas (ou atividades) disponíveis. Pretende-se apoiar os processos de tomada de decisão, através da construção de um modelo que estabeleça quais as ferramentas mais adequadas para a prossecução dos objetivos definidos no âmbito de um determinado racional. Defendemos a ideia de que é possível otimizar a adequação entre motivações e ferramentas, para maximizar o retorno dos investimentos realizados no âmbito das respetivas políticas de internacionalização. Através da categorização dos principais racionais, da identificação e descrição das ferramentas de internacionalização disponíveis, da análise da implementação de diferentes estratégias de internacionalização bem-sucedidas, verificamos que a utilização das ferramentas utilizadas se altera em conjunto com a alteração dos racionais. Isto permite-nos compreender que existem ligações de vi determinadas ferramentas a determinados racionais que são mais vantajosas do que outras. Isto é, nem todas as ferramentas são adequadas a todos os racionais e há benefícios claros em escolher cuidadosamente uma em detrimento de outra ou adicionalmente a outra.
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Este trabalho pretende sistematizar informação sobre as possíveis motivações e objetivos para a internacionalização, bem como, sobre as ferramentas (ou atividades) disponíveis. Pretende-se apoiar os processos de tomada de decisão, através da construção de um modelo que estabeleça quais as ferramentas mais adequadas para a prossecução dos objetivos definidos no âmbito de um determinado racional. Defendemos a ideia de que é possível otimizar a adequação entre motivações e ferramentas, para maximizar o retorno dos investimentos realizados no âmbito das respetivas políticas de internacionalização. Através da categorização dos principais racionais, da identificação e descrição das ferramentas de internacionalização disponíveis, da análise da implementação de diferentes estratégias de internacionalização bem-sucedidas, verificamos que a utilização das ferramentas utilizadas se altera em conjunto com a alteração dos racionais. Isto permite-nos compreender que existem ligações de vi determinadas ferramentas a determinados racionais que são mais vantajosas do que outras. Isto é, nem todas as ferramentas são adequadas a todos os racionais e há benefícios claros em escolher cuidadosamente uma em detrimento de outra ou adicionalmente a outra.In the last decades internationalization has become increasingly important for universities. However, and despite its importance, there is still a lack not only of a conceptual broad consensus but also, of structured information to assist administration officers or academics in charge of Higher education institutions’ management so they can make informed decisions on internationalization. For these reasons, there is a general leaning towards an uninformed use of the concepts, and the implementation of ad hoc policies that fail to achieve the intended goals and that often result in costs rather than investments with visible return. This study intends to consolidate information regarding the possible motivations and objectives for internationalization as well as the current available tools (in the sense of activities) for Higher education institutions. It is also intended to support decision making processes by establishing which tools are the most suited, considering the intended objectives. We defend the idea that it is possible to reach a best match between motivations and tools in order to maximize returns on internationalization investments. Through the categorisation of the main rationales for internationalization, the identification and description of the available tools as well as the analysis of different internationalization strategies, we have found that not all tools serve all rationales and that there are benefits in carefully choosing one over another or in addition to the other. Through the categorization of the main rationales, the identification and description of the available tools, as well as an analysis of cases of successful implementation regarding the different internationalization ix strategies, used by Australian and Chinese HEIs, we have confirmed that the used tools change along with the modification of rationales. There are thus, more advantageous links than others when it comes to tools and rationales. That is to say, that not all tools are suitable to all rationales and there are clear benefits in carefully choosing one instead of the other or along with another tool.Ribeiro, Rita Moura Bastos de AlmeidaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerro, Magda Sofia Resende2020-02-11T09:44:35Z2018-07-0920182018-07-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/29511TID:202101932porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:04Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:23:42.047882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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