Reconhecer Boas Práticas em Bibliotecas do Ensino Superior: projecto de avaliação do desempenho de serviços de documentação das Universidade do Porto, Lusíada – Famalicão, Açores e Escola Superior de Enfermagem do Porto - S. João

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Luiza Baptista
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Barbosa, Helena, Correia, Carla, Rodrigues, Alice, Taveira, Ana, Pires, Cesaltina, Martins, Olinda, Pereira, Orísia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/516
Resumo: Inúmeras bibliotecas do Ensino Superior em todo o mundo recorrem às técnicas de benchmarking para o reconhecimento das boas práticas, com o objectivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados. Esta comunicação descreve um projecto de avaliação do desempenho dos serviços, que decorre de uma parceria das Bibliotecas dos Departamentos de Matemática Aplicada e Matemática Pura da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP), da Universidade Lusíada de Famalicão, do Centro de Documentação Europeia – Biblioteca Geral da Universidade dos Açores e do Centro de Documentação da Escola Superior de Enfermagem do Porto - S. João.As metodologias que fundamentam este estudo baseiam-se num modelo misto Estrutura Comum de Avaliação (CAF) – Balanced Scorecard (BSC) desenvolvido para bibliotecas académicas. Definem-se os critérios de avaliação aos quais se associam os respectivos indicadores de desempenho (ID) em conformidade com as Normas Internacionais ISO 11620 e ISO 2789. São ainda considerados alguns ID consensuais utilizados em iniciativas de aferição do desempenho realizados em universidades da Alemanha, Austrália, Áustria, Suécia, Reino Unido e Holanda.Com o conhecimento das fraquezas e dos sucessos, sem pudores e constrangimentos, de forma partilhada e em parceria, conseguem-se soluções para melhorar a performance - é o conceito emergente deste estudo sobre optimização dos serviços de documentação académicos.
id RCAP_29f94c0eab21b68053be37c31038e317
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/516
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reconhecer Boas Práticas em Bibliotecas do Ensino Superior: projecto de avaliação do desempenho de serviços de documentação das Universidade do Porto, Lusíada – Famalicão, Açores e Escola Superior de Enfermagem do Porto - S. JoãoInúmeras bibliotecas do Ensino Superior em todo o mundo recorrem às técnicas de benchmarking para o reconhecimento das boas práticas, com o objectivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados. Esta comunicação descreve um projecto de avaliação do desempenho dos serviços, que decorre de uma parceria das Bibliotecas dos Departamentos de Matemática Aplicada e Matemática Pura da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP), da Universidade Lusíada de Famalicão, do Centro de Documentação Europeia – Biblioteca Geral da Universidade dos Açores e do Centro de Documentação da Escola Superior de Enfermagem do Porto - S. João.As metodologias que fundamentam este estudo baseiam-se num modelo misto Estrutura Comum de Avaliação (CAF) – Balanced Scorecard (BSC) desenvolvido para bibliotecas académicas. Definem-se os critérios de avaliação aos quais se associam os respectivos indicadores de desempenho (ID) em conformidade com as Normas Internacionais ISO 11620 e ISO 2789. São ainda considerados alguns ID consensuais utilizados em iniciativas de aferição do desempenho realizados em universidades da Alemanha, Austrália, Áustria, Suécia, Reino Unido e Holanda.Com o conhecimento das fraquezas e dos sucessos, sem pudores e constrangimentos, de forma partilhada e em parceria, conseguem-se soluções para melhorar a performance - é o conceito emergente deste estudo sobre optimização dos serviços de documentação académicos.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2007-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/516Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 9 (2007): Bibliotecas e Arquivos - informação para a cidadania, o desenvolvimento e a inovaçãoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/516https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/516/281Melo, Luiza BaptistaBarbosa, HelenaCorreia, CarlaRodrigues, AliceTaveira, AnaPires, CesaltinaMartins, OlindaPereira, Orísiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-16T13:57:44Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:50.488497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reconhecer Boas Práticas em Bibliotecas do Ensino Superior: projecto de avaliação do desempenho de serviços de documentação das Universidade do Porto, Lusíada – Famalicão, Açores e Escola Superior de Enfermagem do Porto - S. João
title Reconhecer Boas Práticas em Bibliotecas do Ensino Superior: projecto de avaliação do desempenho de serviços de documentação das Universidade do Porto, Lusíada – Famalicão, Açores e Escola Superior de Enfermagem do Porto - S. João
spellingShingle Reconhecer Boas Práticas em Bibliotecas do Ensino Superior: projecto de avaliação do desempenho de serviços de documentação das Universidade do Porto, Lusíada – Famalicão, Açores e Escola Superior de Enfermagem do Porto - S. João
Melo, Luiza Baptista
title_short Reconhecer Boas Práticas em Bibliotecas do Ensino Superior: projecto de avaliação do desempenho de serviços de documentação das Universidade do Porto, Lusíada – Famalicão, Açores e Escola Superior de Enfermagem do Porto - S. João
title_full Reconhecer Boas Práticas em Bibliotecas do Ensino Superior: projecto de avaliação do desempenho de serviços de documentação das Universidade do Porto, Lusíada – Famalicão, Açores e Escola Superior de Enfermagem do Porto - S. João
title_fullStr Reconhecer Boas Práticas em Bibliotecas do Ensino Superior: projecto de avaliação do desempenho de serviços de documentação das Universidade do Porto, Lusíada – Famalicão, Açores e Escola Superior de Enfermagem do Porto - S. João
title_full_unstemmed Reconhecer Boas Práticas em Bibliotecas do Ensino Superior: projecto de avaliação do desempenho de serviços de documentação das Universidade do Porto, Lusíada – Famalicão, Açores e Escola Superior de Enfermagem do Porto - S. João
title_sort Reconhecer Boas Práticas em Bibliotecas do Ensino Superior: projecto de avaliação do desempenho de serviços de documentação das Universidade do Porto, Lusíada – Famalicão, Açores e Escola Superior de Enfermagem do Porto - S. João
author Melo, Luiza Baptista
author_facet Melo, Luiza Baptista
Barbosa, Helena
Correia, Carla
Rodrigues, Alice
Taveira, Ana
Pires, Cesaltina
Martins, Olinda
Pereira, Orísia
author_role author
author2 Barbosa, Helena
Correia, Carla
Rodrigues, Alice
Taveira, Ana
Pires, Cesaltina
Martins, Olinda
Pereira, Orísia
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Luiza Baptista
Barbosa, Helena
Correia, Carla
Rodrigues, Alice
Taveira, Ana
Pires, Cesaltina
Martins, Olinda
Pereira, Orísia
description Inúmeras bibliotecas do Ensino Superior em todo o mundo recorrem às técnicas de benchmarking para o reconhecimento das boas práticas, com o objectivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados. Esta comunicação descreve um projecto de avaliação do desempenho dos serviços, que decorre de uma parceria das Bibliotecas dos Departamentos de Matemática Aplicada e Matemática Pura da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP), da Universidade Lusíada de Famalicão, do Centro de Documentação Europeia – Biblioteca Geral da Universidade dos Açores e do Centro de Documentação da Escola Superior de Enfermagem do Porto - S. João.As metodologias que fundamentam este estudo baseiam-se num modelo misto Estrutura Comum de Avaliação (CAF) – Balanced Scorecard (BSC) desenvolvido para bibliotecas académicas. Definem-se os critérios de avaliação aos quais se associam os respectivos indicadores de desempenho (ID) em conformidade com as Normas Internacionais ISO 11620 e ISO 2789. São ainda considerados alguns ID consensuais utilizados em iniciativas de aferição do desempenho realizados em universidades da Alemanha, Austrália, Áustria, Suécia, Reino Unido e Holanda.Com o conhecimento das fraquezas e dos sucessos, sem pudores e constrangimentos, de forma partilhada e em parceria, conseguem-se soluções para melhorar a performance - é o conceito emergente deste estudo sobre optimização dos serviços de documentação académicos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/516
url https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/516
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/516/281
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
dc.source.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 9 (2007): Bibliotecas e Arquivos - informação para a cidadania, o desenvolvimento e a inovação
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130852886577152