A pele bordada, o corpo presente e o tempo tangível na obra de Ana Teresa Barboza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Teresa Matos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000200010
Resumo: Este texto apresenta uma abordagem ao percurso artístico de Ana Teresa Barboza que, desde 2004 conjuga as técnicas têxteis do bordado, do crochet ou da tecelagem com a fotografia, o desenho e a instalação. Aprofundando as ligações entre tecido/pele, bordado e corpo (entendido nas suas dimensões biológicas, psicológicas, sociais e performáticas) ou explorando a dicotomia entre estruturas artificiais (de fabrico manual) e as estruturas naturais/orgânicas a artista interpela um conjunto de questões de género, de estatuto bem com a inscrição do tempo na obra de arte.
id RCAP_29fcb40d308aa0ca49043fe6b5539458
oai_identifier_str oai:scielo:S1647-61582018000200010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pele bordada, o corpo presente e o tempo tangível na obra de Ana Teresa BarbozaArte têxtilbordadocorpotempoEste texto apresenta uma abordagem ao percurso artístico de Ana Teresa Barboza que, desde 2004 conjuga as técnicas têxteis do bordado, do crochet ou da tecelagem com a fotografia, o desenho e a instalação. Aprofundando as ligações entre tecido/pele, bordado e corpo (entendido nas suas dimensões biológicas, psicológicas, sociais e performáticas) ou explorando a dicotomia entre estruturas artificiais (de fabrico manual) e as estruturas naturais/orgânicas a artista interpela um conjunto de questões de género, de estatuto bem com a inscrição do tempo na obra de arte.Universidade de LisboaFaculdade de Belas-Artes2018-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000200010Revista :Estúdio v.9 n.22 2018reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000200010Pereira,Teresa Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:25:37Zoai:scielo:S1647-61582018000200010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:01.794312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pele bordada, o corpo presente e o tempo tangível na obra de Ana Teresa Barboza
title A pele bordada, o corpo presente e o tempo tangível na obra de Ana Teresa Barboza
spellingShingle A pele bordada, o corpo presente e o tempo tangível na obra de Ana Teresa Barboza
Pereira,Teresa Matos
Arte têxtil
bordado
corpo
tempo
title_short A pele bordada, o corpo presente e o tempo tangível na obra de Ana Teresa Barboza
title_full A pele bordada, o corpo presente e o tempo tangível na obra de Ana Teresa Barboza
title_fullStr A pele bordada, o corpo presente e o tempo tangível na obra de Ana Teresa Barboza
title_full_unstemmed A pele bordada, o corpo presente e o tempo tangível na obra de Ana Teresa Barboza
title_sort A pele bordada, o corpo presente e o tempo tangível na obra de Ana Teresa Barboza
author Pereira,Teresa Matos
author_facet Pereira,Teresa Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Teresa Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Arte têxtil
bordado
corpo
tempo
topic Arte têxtil
bordado
corpo
tempo
description Este texto apresenta uma abordagem ao percurso artístico de Ana Teresa Barboza que, desde 2004 conjuga as técnicas têxteis do bordado, do crochet ou da tecelagem com a fotografia, o desenho e a instalação. Aprofundando as ligações entre tecido/pele, bordado e corpo (entendido nas suas dimensões biológicas, psicológicas, sociais e performáticas) ou explorando a dicotomia entre estruturas artificiais (de fabrico manual) e as estruturas naturais/orgânicas a artista interpela um conjunto de questões de género, de estatuto bem com a inscrição do tempo na obra de arte.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000200010
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa
Faculdade de Belas-Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa
Faculdade de Belas-Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista :Estúdio v.9 n.22 2018
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137373148151808