“Pinturas selvagens” de Miró : A coexistência de dois mundos na expressão da sua obra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Miguel Brás Fernandes dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3773
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada
id RCAP_2a031a5ed675d88573f21c1d3ecb3568
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3773
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Pinturas selvagens” de Miró : A coexistência de dois mundos na expressão da sua obraMiróSublimaçãoReparaçãoTransformarActo criativoSublimationReparationTransformCreative actDissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia AplicadaPretendemos com este trabalho realizar uma reflexão teórica relativa à influência do mundo externo no mundo interno de Miró e de que modo se traduz na sua produção artística, mais especificamente no seu “Período Selvagem” (1934-1938). Considerámos este período como sendo um dos mais significativos por registar uma das maiores viragens na obra do pintor, passando de uma criação estruturada para um estilo intuitivo, mais subjectivo, repleto de conteúdos monstruosos envoltos em contextos dramáticos e obscuros, como que se num tom premonitório aos conflitos que viriam a ocorrer. Procurámos encontrar na teoria de sublimação de Freud, nas teorizações acerca da reparação de Klein e nas teorias sobre o pensar, o transformar e o criar de Bion lentes e perspectivas que nos ajudassem a compreender os processos pelos quais o acto criativo surge como um acto reparador; e de que modo as pressões e os estímulos do mundo externo são transformados, moldando e recriando o nosso mundo interno, a nossa rede continente. Dividimos a nossa análise em dois pontos distintos: uma interpretação pessoal conjugada com uma interpretação de Jacques Dupin, um crítico de arte francês especialista em Miró e uma análise pessoal relativa às estruturas defensivas presentes na posição depressiva. Pretendemos com este trabalho adquirir um maior conhecimento sobre a influência do mundo externo no mundo interno do artista e qual o papel da criação artística enquanto um processo reparador.ABSTRACT: With this work we intent to make a theoretical reflection related to the influence of the external world on Miró’s internal world and in what way this influence will affect his artistic production, to be more precise, how it affected his artistic production on his “Wild Period” (1934-1938). We have considered this period as one of the most significant, since it can be seen one of the biggest turnarounds on the painter’s work, going from a structured method of creating to a more intuitive and subjective style, filled by monstrous contents wrapped by dramatic and obscure contents, as if he had a premonition about the conflicts that were about to occur. Through the theories of Freud about sublimation, the theories of Klein about reparation and Bion’s theorizations about thinking, transformation and creation we have tried to obtain a theoretical background that would help us understand the processes by which the creative act appears as a repairing act; and in which way the external pressures and stimuli are transformed, changing our internal world, our continent net. We have divided our analyses into two distinct points: a personal interpretation combined with Jacques Dupin’s, a French art critic, specialist in Miró’s work and a personal analysis of the defensive structures present on the depressive position. With this work we intent to acquire a greater knowledge about the influence of the external world on the internal world of the artist and what’s the role of the artistic creation as a process of reparation.Gonzalez, António José César de AlmeidaRepositório do ISPASantos, João Miguel Brás Fernandes dos2015-06-20T10:04:18Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3773porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-09T02:15:47Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:38.743730Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Pinturas selvagens” de Miró : A coexistência de dois mundos na expressão da sua obra
title “Pinturas selvagens” de Miró : A coexistência de dois mundos na expressão da sua obra
spellingShingle “Pinturas selvagens” de Miró : A coexistência de dois mundos na expressão da sua obra
Santos, João Miguel Brás Fernandes dos
Miró
Sublimação
Reparação
Transformar
Acto criativo
Sublimation
Reparation
Transform
Creative act
title_short “Pinturas selvagens” de Miró : A coexistência de dois mundos na expressão da sua obra
title_full “Pinturas selvagens” de Miró : A coexistência de dois mundos na expressão da sua obra
title_fullStr “Pinturas selvagens” de Miró : A coexistência de dois mundos na expressão da sua obra
title_full_unstemmed “Pinturas selvagens” de Miró : A coexistência de dois mundos na expressão da sua obra
title_sort “Pinturas selvagens” de Miró : A coexistência de dois mundos na expressão da sua obra
author Santos, João Miguel Brás Fernandes dos
author_facet Santos, João Miguel Brás Fernandes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonzalez, António José César de Almeida
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, João Miguel Brás Fernandes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Miró
Sublimação
Reparação
Transformar
Acto criativo
Sublimation
Reparation
Transform
Creative act
topic Miró
Sublimação
Reparação
Transformar
Acto criativo
Sublimation
Reparation
Transform
Creative act
description Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2015-06-20T10:04:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3773
url http://hdl.handle.net/10400.12/3773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130077454139392