Produção e reconhecimento de substantivos abstractos deadjectivais em português L2
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/15191 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (Linguística Aplicada), apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra |
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Produção e reconhecimento de substantivos abstractos deadjectivais em português L2Lingua portuguesa -- gramáticaSegunda língua -- aprendizagemDissertação de mestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (Linguística Aplicada), apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de CoimbraEsta dissertação tem como objectivo geral analisar o modo como se realiza a aprendizagem de nomes abstractos deadjectivais por alunos aprendentes de PLE. O objectivo específico deste estudo é procurar, por um lado, identificar se factores como a frequência lexical e a transparência/ opacidade contribuem para a compreensão e produção deste tipo de produto e, por outro lado, reconhecer as estratégias usadas pelos informantes no reconhecimento e compreensão de palavras complexas. Começámos por esclarecer questões relativas à natureza e à formação dos produtos em foco e, em seguida, tratámos questões relacionadas com o processamento cognitivo de palavras morfologicamente complexas. A opção por este enquadramento teórico justifica-se, por um lado, pela vertente morfológica e lexical que o nosso tema implica, na medida em que iremos analisar um determinado tipo de estrutura, e, por outro lado, pela vertente psicolinguística, visto estar em causa a actividade de processamento de informações de ordem morfológica, lexical e semântica em situação de aprendizagem do português língua não materna, neste caso, na sua variedade europeia. Posteriormente, recolheram-se dados originais junto de alunos de PL2, de nível B1 e B2 do QECRL (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) aos quais foi submetido um inquérito; o referido inquérito é constituído por quatro exercícios, distintos, que testam competências também elas diversificadas: produção, reconhecimento/ decomposição e aceitabilidade lexical/ morfológica. Da análise destes dados, concluímos que a frequência e a transparência dos itens lexicais, ou ,ainda, a disponibilidade dos sufixos são factores actuantes na aprendizagem dos nomes abstractos deadjectivais.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/15191http://hdl.handle.net/10316/15191porJesus, Dália Maria André - Produção e reconhecimento de substantivos abstractos deadjectivais em português L2. Coimbra : [ed. do autor], 2010Jesus, Dália Maria Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:32Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/15191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:43:19.171900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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