Adaptação do conceito de Kodály para o ensino-aprendizagem do clarinete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Carina Ascensão Pinto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/35711
Resumo: O presente trabalho visa explorar a adaptação do Conceito de Kodály para o contexto do ensino artístico especializado em Portugal, especificamente para o ensino-aprendizagem de clarinete. A revisão da literatura demonstra que adaptações do Conceito de Kodály podem contribuir para melhorias na afinação e na interpretação do repertório. No entanto, há uma escassez de estudos quer nacionais quer internacionais que abordam a adaptação do Conceito de Kodály para clarinete. Através de investigação-ação, foram desenvolvidas várias atividades de ensinoaprendizagem baseadas no Conceito de Kodály que foram implementadas com três alunos de clarinete no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada no Conservatório do Vale do Sousa. Estas atividades de canto e movimento corporal incluíram improvisação, percussão corporal e exercícios de desenvolvimento de competências de audiação. Os resultados demonstram benefícios nas perceções e compreensões musicais dos alunos preenchendo uma lacuna entre as aprendizagens de conhecimento teórico e conhecimento prático. Além disso, a prática de escrever e refletir sobre as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas tornou-se uma ferramenta importante para uma professora no início da carreira. O presente documento integra também o relatório da prática de ensino supervisionada. O relatório divide-se em quatro capítulo, onde são apresentadas as características da escola, assim como o funcionamento da prática de ensino ocorrida no Conservatório do Vale do Sousa no ano letivo de 2021/2022.
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