Pintura mural : uma aprendizagem cooperativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Carla Rafaela, 1977-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8333
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, 2012
id RCAP_2a3987f56d00fae187ffad253aed1211
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8333
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pintura mural : uma aprendizagem cooperativaEducação artísticaCidadania - PortugalAprendizagem cooperativaDireitos humanosPintura muralRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, 2012O presente texto constitui o relatório referente à prática docente realizada na Escola Básica e Secundária Gil Vicente, com uma turma do sétimo ano, no âmbito da disciplina de Oficina de Expressão Plástica. Uma aprendizagem cujo processo passou por várias fases de trabalho que conduziram ao projeto pictórico, procurando um encontro entre as necessidades dos alunos e metas de aprendizagem estipuladas para o sétimo ano escolar. A Unidade Didática foi desenvolvida ao longo de um semestre de aulas com a duração de 20 aulas de 90 minutos cada. O projeto pedagógico foi apresentado dentro do plano das atividades escolares da Escola Gil Vicente, tendo por tema central as Comemorações do Centenário da República Portuguesa. Considerando a Proclamação da República como marco histórico nacional com importantes transformações sociais e políticas. Os valores democráticos e cívicos foram relacionados com os Direitos Humanos, constituindo os temas desenvolvidos na Unidade Didática. A escola Básica e Secundária de Gil Vicente nasceu dos ideais da República, tendo acompanhado as convulsões políticas do Estado Novo e da Revolução do 25 de Abril de 1974. Os intervenientes educativos da instituição de ensino sempre defenderam os ideais democráticos inspirados na igualdade de oportunidades. Torna-se premente a máxima mobilização de esforços educativos com o objetivo de promover o sucesso escolar, devido às dificuldades sociais, políticas e económicas da atualidade. A presente proposta realizada no âmbito do Mestrado via Ensino em Artes Visuais, procurou criar vínculos sociais e afetivos nos alunos, visando a sua integração no meio escolar, através da proposta de uma prática pedagógica focada no trabalho cooperativo.This text is the report on the teaching practice held at Gil Vicente High School, with a class of seventh year, under the discipline of Plastic Expression Workshop. A learning process which has gone through several phases of work leading up to the draft final painting, seeking a meeting between the students’ needs and learning goals set for the seventh grade. The classes were developed over a semester with 20 lessons of 90 minutes each. The project was presented within the plan school activities, with the central theme of the Centenary Celebration of the Portuguese Republic, a national historic landmark with important democratic transformations. The school was born from the ideals of the Republic and followed the political upheavals of the New State and the Carnage Revolution with the military coup of April 25th in the year of 1974. The school teatchers always defended democratic ideals inspired in equal opportunities for all students. In the present time, due to social, political and economic problems, it becomes urgent to continue this process, mobilizing maximum educational efforts aimed at promoting school success. The proposal made under the Education Master in Visual Arts, sought to create social and emotional bonds in students, aiming their integration into the school through the proposal of a pedagogical practice focused on collaborative work and internalization of civic values. Citizenship and Human Rights were developed themes during the classes.Fróis, Virgínia, 1954-Repositório da Universidade de LisboaMacedo, Carla Rafaela, 1977-2013-04-18T09:40:56Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8333porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:09Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:54.841531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pintura mural : uma aprendizagem cooperativa
title Pintura mural : uma aprendizagem cooperativa
spellingShingle Pintura mural : uma aprendizagem cooperativa
Macedo, Carla Rafaela, 1977-
Educação artística
Cidadania - Portugal
Aprendizagem cooperativa
Direitos humanos
Pintura mural
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short Pintura mural : uma aprendizagem cooperativa
title_full Pintura mural : uma aprendizagem cooperativa
title_fullStr Pintura mural : uma aprendizagem cooperativa
title_full_unstemmed Pintura mural : uma aprendizagem cooperativa
title_sort Pintura mural : uma aprendizagem cooperativa
author Macedo, Carla Rafaela, 1977-
author_facet Macedo, Carla Rafaela, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fróis, Virgínia, 1954-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Carla Rafaela, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Cidadania - Portugal
Aprendizagem cooperativa
Direitos humanos
Pintura mural
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Educação artística
Cidadania - Portugal
Aprendizagem cooperativa
Direitos humanos
Pintura mural
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-18T09:40:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8333
url http://hdl.handle.net/10451/8333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134222347141120