O transporte de escravos no Atlântico: a arqueação dos navios negreiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osório, Inês Marinho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19616
Resumo: A presente dissertação analisa os navios negreiros como um objeto histórico essencial para compreender o dinamismo do tráfico transatlântico de escravos na segunda metade da centúria de seiscentos. Definiu-se que o objetivo deste projecto corresponderia a estudar as regras e práticas que orientavam o carregamento e transporte de escravos no tráfico que ligava Angola, Cabo Verde, Guiné e São Tomé e Príncipe ao Brasil. O problema foi trabalhado em três frentes distintas, de forma a poder construir uma imagem fiel do problema. O primeiro deles é o ângulo da legislação, com base em dois diplomas produzidos por D. Afonso VI e D. Pedro II sobre a arqueação dos navios negreiros. Numa segunda frente tentou-se perceber a forma como efetivamente o carregamento era feito nos portos africanos, assim como os reais problemas que o transporte e a arqueação acarretavam. Para tal, recorreu-se à exploração da documentação produzida pelo Conselho Ultramarino sobre estas colónias, analisando os casos jurídicos de fuga à norma e os relatórios de agentes da cora no terreno. Por fim, procurou-se conjugar a legislação e os relatos do Conselho Ultramarino com o estudo do navio negreiro em si, isto é, a sua estrutura física. Deste modo, no primeiro capítulo apresenta-se uma breve introdução sobre o tráfico transatlântico, através de dois vetores centrais- a quantificação e o valor económico dos negros. Entendeu-se ser pertinente a análise destes dois tópicos, pois ambos se revelaram muitos polémicos na historiografia do tráfico, além de que são fatores que influenciavam diretamente o modo como os cativos eram transportados. Na sequência desta análise, surgiu a necessidade de incluir um subcapítulo acerca do Transatlantic Slave Trade Database, por se ter encontrado informações muito questionáveis sobre os números de cativos embarcados e desembarcados indicados por esta base de dados, aquando da sua utilização. O segundo capítulo foca-se mais nos objetivos traçados no início, começando por analisar o navio negreiro com base na bibliografia e depois por definir arqueação e examinar as fórmulas que se conhecessem para este processo. Tendo por base os conhecimentos aí enunciados, parte-se para o estudo da lei de 1684, buscando aferir o verdadeiro sentido das suas disposições e os efeitos por ela produzidos. No último subcapítulo expõe-se os resultados relativos à capacidade e arqueação dos navios negreiros.
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Numa segunda frente tentou-se perceber a forma como efetivamente o carregamento era feito nos portos africanos, assim como os reais problemas que o transporte e a arqueação acarretavam. Para tal, recorreu-se à exploração da documentação produzida pelo Conselho Ultramarino sobre estas colónias, analisando os casos jurídicos de fuga à norma e os relatórios de agentes da cora no terreno. Por fim, procurou-se conjugar a legislação e os relatos do Conselho Ultramarino com o estudo do navio negreiro em si, isto é, a sua estrutura física. Deste modo, no primeiro capítulo apresenta-se uma breve introdução sobre o tráfico transatlântico, através de dois vetores centrais- a quantificação e o valor económico dos negros. Entendeu-se ser pertinente a análise destes dois tópicos, pois ambos se revelaram muitos polémicos na historiografia do tráfico, além de que são fatores que influenciavam diretamente o modo como os cativos eram transportados. Na sequência desta análise, surgiu a necessidade de incluir um subcapítulo acerca do Transatlantic Slave Trade Database, por se ter encontrado informações muito questionáveis sobre os números de cativos embarcados e desembarcados indicados por esta base de dados, aquando da sua utilização. O segundo capítulo foca-se mais nos objetivos traçados no início, começando por analisar o navio negreiro com base na bibliografia e depois por definir arqueação e examinar as fórmulas que se conhecessem para este processo. Tendo por base os conhecimentos aí enunciados, parte-se para o estudo da lei de 1684, buscando aferir o verdadeiro sentido das suas disposições e os efeitos por ela produzidos. No último subcapítulo expõe-se os resultados relativos à capacidade e arqueação dos navios negreiros.This dissertation explores slave ships as an historical object which is essential to understand the dynamics of the transatlantic slave trade during the second half of the seventeenth century. It was established that the main goal of this project would correspond to studying the rules and practices that guided loading and transport of slaves in the traffic that connected Angola, Cabo Verde, Guinee and São Tomé e Príncipe to Brazil. The problem was explored in three different ways, so we could build a faithful image of the whole issue. The first one corresponds to the legislation produced by D. Afonso VI and D. Pedro II about the tonnage of slave ships. On a second dimension, we tried to apprehend how the loading of the slaves occurred in the African ports, along with the real problems that this process entails. For this purpose, all the documentation produced by the Overseas Council (Conselho Ultramarino - CU) about these colonies was analysed, in search for the cases of evasion of the law and the reports of crow agents in the field. Lastly, we attempted to combine the law and reports of the CU with the study of the slave ship itself, meaning, its physical structure. This way, the first chapter presents a brief introduction about the transatlantic slave trade, through two central vectors- the quantification of the traffic and slaves’ economical value. The analysis of this two topics was understood to be relevant, because both were very controversial issues in the historiography of the traffic, besides being factors with direct influence on the way slaves were carried. Following this analysis, came the need to include a subchapter about the Transatlantic Slave Trade Database, for, while consulting it, meeting very questionable information concerning the numbers of captives loaded and disembarked pointed by this Database. The second chapter focuses more on the goals initially set, beginning by showing the slave ship according to the bibliography and then by defining tonnage and examining the formulas that are known for this process. Based on the knowledge set out therein, we studied the 1684 tonnage law, in search for the real purpose of its provisions and the effect that it might have had in the following years. The last subchapter exposes the results concerning the capacity and tonnage of slave ships.Curto, Diogo RamadaRUNOsório, Inês Marinho2016-12-19T19:26:05Z2016-07-222016-06-282016-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19616TID:201232847porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:24:11Zoai:run.unl.pt:10362/19616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:24:11Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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