Relação entre as funções executivas e a regulação emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sofia Inês Costa Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3799
Resumo: O presente estudo pretendeu explorar a relação entre as funções executivas, nomeadamente, a Inibição, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e o raciocínio abstrato com as dificuldades de Regulação Emocional em estudantes universitários. Pretendeu-se averiguar se existiam diferenças estatisticamente significativas no funcionamento executivo entre indivíduos com diferentes níveis de dificuldades de regulação emocional. A amostra foi não probabilística por conveniência, constituída por 30 participantes de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 26 anos. Os resultados revelam correlações positivas fortes entre EDRE-18 total e Clareza, Objetivos, Impulsos, Não Aceitação, não se verificando qualquer tipo de associação com a consciência. No entanto, não se verifica a existência de correlações significativas com as funções executivas. Um dos resultados mais relevantes obtidos foi a correlação moderada negativa entre a inibição e a memória de trabalho e foi ainda encontrada uma correlação moderada e positiva entre a memória de trabalho e o raciocínio abstrato. Os resultados da avaliação das diferenças entre os indivíduos com baixos e elevados níveis de dificuldades de regulação emocional revelam que não existem diferenças estatisticamente significativas ao nível das funções executivas dos estudantes. Com este estudo foi possível concluir que a memória de trabalho se relaciona com a inibição, sendo que esta última pode mesmo ser considerada a força motora por trás da memória de trabalho e, consequentemente, do cumprimento de objetivos. Os resultados também colocam em evidência que o funcionamento das funções executivas parece ser independente das dificuldades de regulação emocional.
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