Um passeio urbano-arquitetónico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20305 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Arquitetura apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. |
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Um passeio urbano-arquitetónicoReabilitação da frente ribeirinha de MarvilaPós-industrialReabilitaçãoVazios urbanosMarvilaRioPost-industrialRehabilitationUrban voidsMarvilaWaterfrontDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Arquitetura apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.As cidades contemporâneas são resultado de mudanças de paradigmas que refletem os problemas comuns em todo o globo. A sua mudança é constante e, por isso, os modos de vida e as suas vivências estão em permanente evolução. Por conseguinte geraram-se espaços e edifícios abandonados, maioritariamente deixados pelas indústrias, outrora em funcionamento, que, devido às suas características e localização, colocam barreiras aos fluxos da cidade e, consequentemente, ao seu usofruto. A cidade de Lisboa é um exemplo elucidativo do problema citado. Não só por ser uma cidade fortemente portuária, mas também pelo facto de a sua zona oriental ser fortemente marcada pelas indústrias, muitas das quais abandonadas, que impossibilitam o usofruto do rio. Marvila é um modelo representativo da efervescência dos novos modos de vida, onde não existem infraestruturas apropriadas para os acolher no seu potencial, uma vez que o espaço ribeirinho deixado pelas indústrias constitui um desaproveitamento total do seu esplendor, devido à barreira posta através de grandes estruturas inacessíveis à população que, no entanto, permanecem à vista de qualquer um, sendo por isso, quase inevitável a sua escolha para uma futura intervenção. O presente trabalho pretende, assim, aprofundar os problemas referidos anteriormente, e procurar uma solução para os mesmos. Esta passará pela ligação da cidade ao rio, através da reabilitação das zonas industriais abandonadas, a partir da criação de espaços atuais e versáteis para as vivências dos dias de hoje. Natureza, desporto, turismo, comércio e serviços surgirão como potenciais agregadores da cidade preexistente com o rio. A criação deste novo tipo de espaços responderá, deste modo, às rápidas mudanças que se fazem sentir na cidade, promovendo o seu crescimento organizado e, ao mesmo tempo, dinâmico.ABSTRACT:Contemporany cities are the result of the changing paradigms which reflect the comon problems around the globe. This change never stops, so, the lifestyles e ways to dwell are in permanent evolution. Therefore, there are created abandoned spaces and buildings, most of them, left by the industries, that once were functioning, and due to their caracteristics and location, set barriers to the urban flows, and consequently, its enjoyment. The city of Lisbon is an illustrative example of the mentioned problem. Not only because Lisbon is a strongly port-city, but because of the fact that its oriental area is substantially marked by industries, most of them abandoned, that forbid the enjoyment of the river. Marvila is a strong example of the efeverescence of the new lifestyles, where there is no apropriate infraestructures to welcome them at their full potential, since the waterfront left by the industries constitutes a total misuse of its splendor, due te barrier imposed by the big structures inaccessible to the popultation that, however, remain in plain sight. That’s why it is inevitable its choice to a future intervention. This work intends to deepen the mentioned problems and to find a solution for them. This solution will be based in a conection between the city and the river, throught the reabilitation of old and abandoned industrial areas, by the creation of contemporany and versatile spaces for nowaday’s lifestyle. Nature, sports, turism, comerce and services will appear as potential aggregators of the pre-existing city with the river. Thus, the creation of these new spaces will answer to the quick changes that are being felt in the city, promoting its organized and at the same time, dinamic growth.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaPinto, Jorge Filipe Ganhão da CruzRepositório da Universidade de LisboaManso, Catarina Ferreira2020-09-15T13:46:27Z2020-02-142020-02-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20305TID:202471055porMANSO, Catarina Ferreira - Um passeio urbano-arquitetónico : reabilitação da frente ribeirinha de Marvila.- Lisboa: FA, 2020. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:04.827951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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