Internet das Coisas e educação: uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Claudio Cleverson de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Schlemmer, Eliane, Morgado, Leonel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10224
Resumo: A Internet das Coisas (IoT ou Internet of Things) tem se revelado uma tecnologia potencialmente disruptiva em vários campos da atividade humana, o que inclui os processos educacionais. O processamento de dados produzidos e armazenados por objetos cotidianos e sensores e processados na web pode potencializar a análise pedagógica do professor e conferir maior liberdade para intervir nos percursos formativos dos alunos. Contudo, as pesquisas relacionando IoT e educação são incipientes, não conferindo uma visão clara sobre como concretizar este potencial. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura para melhor evidenciar as possibilidades de conexão entre IoT e Educação, recolhendo produções e analisando o conteúdo das mesmas e agrupando-as por ano e país de publicação, contexto e nível educacional, foco dos estudos, tecnologias adotadas, aspectos metodológicos, aspectos teóricos e desenvolvimento de competências proporcionado por tais tecnologias. Constatou-se que a maioria das pesquisas foca em aspectos técnicos e utilitários da IoT, mas existem propostas com referencial teórico-metodológico de caráter pedagógico. Os resultados apontam para a necessidade de aprofundamento da interligação entre Internet das Coisas e Educação, indicam possibilidades de pesquisas futuras e a quais áreas esse aprofundamento deve atender, possibilitando a utilização desse potencial tecnológico para a promoção de novas abordagens na área de ensino e aprendizagem.
id RCAP_2a8858af655fdcd8fe5293ed09ed970d
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10224
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Internet das Coisas e educação: uma revisão sistemática da literaturaInternet of things and education: a systematic literature reviewInternet de las Cosas y educación: una revisión sistemática de literaturaInternet das CoisasIoTEducaçãoAprendizagemDadosInternet of thingsEducationTeaching dataODS::04:Educação de QualidadeA Internet das Coisas (IoT ou Internet of Things) tem se revelado uma tecnologia potencialmente disruptiva em vários campos da atividade humana, o que inclui os processos educacionais. O processamento de dados produzidos e armazenados por objetos cotidianos e sensores e processados na web pode potencializar a análise pedagógica do professor e conferir maior liberdade para intervir nos percursos formativos dos alunos. Contudo, as pesquisas relacionando IoT e educação são incipientes, não conferindo uma visão clara sobre como concretizar este potencial. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura para melhor evidenciar as possibilidades de conexão entre IoT e Educação, recolhendo produções e analisando o conteúdo das mesmas e agrupando-as por ano e país de publicação, contexto e nível educacional, foco dos estudos, tecnologias adotadas, aspectos metodológicos, aspectos teóricos e desenvolvimento de competências proporcionado por tais tecnologias. Constatou-se que a maioria das pesquisas foca em aspectos técnicos e utilitários da IoT, mas existem propostas com referencial teórico-metodológico de caráter pedagógico. Os resultados apontam para a necessidade de aprofundamento da interligação entre Internet das Coisas e Educação, indicam possibilidades de pesquisas futuras e a quais áreas esse aprofundamento deve atender, possibilitando a utilização desse potencial tecnológico para a promoção de novas abordagens na área de ensino e aprendizagem.The Internet of Things has unveiled to be a potentially disruptive technology in different fields of human activity which includes educational processes. The processing of data produced and stored by everyday objects captured and processed on the web can potentiate the educator´s pedagogical analyses and in terms provide them with more freedom to intervene in the formative resources of the students. Despite all the research related to IoT and education it is in initial stages and does not provide a clear vision of developing such potential. This article introduces a systematic literature review to better show the possibilities of connection between IoT, and education by gathering data and analyzing the content of it, clustering it by year, and country of publication, context and education level, study focus, adopted technologies, methodological, and theorical aspects, and development of competencies by such technologies. Most research was focused on technical and useful aspects of IoT, however there are proposals with theorical and methodological frames of reference with a pedagogical character. These results show the need to go beyond the interconnection between IoT and education, and also the possibilities of future research and the areas that should be looked into as to making it possible to use that technological potential for the promotion of new approaches in the teaching and learning areas.El Internet de las Cosas ha revelado ser una tecnología potencialmente disruptiva en varios campos de las actividades humanas, la cual incluye procesos educacionales. El procesamiento de datos producidos y almacenados por objetos cotidianos, captados y procesados en las redes puede potencializar el análisis pedagógico del maestro y otorgarle mayor libertad para intervenir en los recursos formativos de los alumnos. Aun con todas las investigaciones relacionadas al internet de las cosas, y la educación, estas son incipientes, y no proporcionan una visión clara sobre como concretizar ese potencial. Este articulo presenta una revisión sistemática de literatura para evidenciar de mejor manera las posibilidades de conexión entre el internet de las cosas y la educación, recogiendo producciones, y analizando el contenido de las mismas, agrupándolas por año y país de publicación, contexto y nivel educacional, enfoque de estudios, tecnologías adoptadas, aspectos metodológicos, aspectos teóricos, y desenvolvimiento de competencias proporcionado por dichas tecnologías. Se Constató que la mayoría de las investigaciones fuese en aspectos técnicos y útiles del internet de las cosas, sin embargo, existen propuestas con referencias teórico - metodológicas de carácter pedagógico. Estos resultados apuntan a la necesidad de profundización de la interconexión entre el internet de las cosas y la educación, y se indican las posibilidades de investigaciones futuras y cuales áreas deben atender esa profundización a manera de posibilitar el uso de ese potencial tecnológico para la promoción de nuevos abordajes en el área de enseñanza y aprendizaje.Repositório AbertoLima, Claudio Cleverson deSchlemmer, ElianeMorgado, Leonel2020-12-02T14:59:31Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10224eng2525-340910.33448/rsd-v9i11.9674info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:37Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:52.160090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Internet das Coisas e educação: uma revisão sistemática da literatura
Internet of things and education: a systematic literature review
Internet de las Cosas y educación: una revisión sistemática de literatura
title Internet das Coisas e educação: uma revisão sistemática da literatura
spellingShingle Internet das Coisas e educação: uma revisão sistemática da literatura
Lima, Claudio Cleverson de
Internet das Coisas
IoT
Educação
Aprendizagem
Dados
Internet of things
Education
Teaching data
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Internet das Coisas e educação: uma revisão sistemática da literatura
title_full Internet das Coisas e educação: uma revisão sistemática da literatura
title_fullStr Internet das Coisas e educação: uma revisão sistemática da literatura
title_full_unstemmed Internet das Coisas e educação: uma revisão sistemática da literatura
title_sort Internet das Coisas e educação: uma revisão sistemática da literatura
author Lima, Claudio Cleverson de
author_facet Lima, Claudio Cleverson de
Schlemmer, Eliane
Morgado, Leonel
author_role author
author2 Schlemmer, Eliane
Morgado, Leonel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Claudio Cleverson de
Schlemmer, Eliane
Morgado, Leonel
dc.subject.por.fl_str_mv Internet das Coisas
IoT
Educação
Aprendizagem
Dados
Internet of things
Education
Teaching data
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Internet das Coisas
IoT
Educação
Aprendizagem
Dados
Internet of things
Education
Teaching data
ODS::04:Educação de Qualidade
description A Internet das Coisas (IoT ou Internet of Things) tem se revelado uma tecnologia potencialmente disruptiva em vários campos da atividade humana, o que inclui os processos educacionais. O processamento de dados produzidos e armazenados por objetos cotidianos e sensores e processados na web pode potencializar a análise pedagógica do professor e conferir maior liberdade para intervir nos percursos formativos dos alunos. Contudo, as pesquisas relacionando IoT e educação são incipientes, não conferindo uma visão clara sobre como concretizar este potencial. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura para melhor evidenciar as possibilidades de conexão entre IoT e Educação, recolhendo produções e analisando o conteúdo das mesmas e agrupando-as por ano e país de publicação, contexto e nível educacional, foco dos estudos, tecnologias adotadas, aspectos metodológicos, aspectos teóricos e desenvolvimento de competências proporcionado por tais tecnologias. Constatou-se que a maioria das pesquisas foca em aspectos técnicos e utilitários da IoT, mas existem propostas com referencial teórico-metodológico de caráter pedagógico. Os resultados apontam para a necessidade de aprofundamento da interligação entre Internet das Coisas e Educação, indicam possibilidades de pesquisas futuras e a quais áreas esse aprofundamento deve atender, possibilitando a utilização desse potencial tecnológico para a promoção de novas abordagens na área de ensino e aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02T14:59:31Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10224
url http://hdl.handle.net/10400.2/10224
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 2525-3409
10.33448/rsd-v9i11.9674
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135084905758720