Da Preparação do Texto à Delineação de Estratégias Pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/13769 |
Resumo: | O presente artigo procura refletir acerca do trabalho de preparação do texto antes da delineação de estratégias pedagógicas, valorizando-se o conhecimento linguístico do professor de Português Língua Materna para a delineação de um percurso didático sustentado e coerente. O texto assume inúmeras vezes o papel central da aula, procurando-se levar o aluno a refletir sobre as suas estruturas linguísticas. Nesse âmbito, a obra O Dragão, de Luísa Ducla Soares, constitui o ponto de partida para a exemplificação de um possível trabalho de preparação do texto. Pretende-se realçar que este momento prévio de análise textual permite evidenciar as potencialidades pedagógicas do texto, para, assim, num segundo momento, em função dos objetivos e da turma, se definir um percurso didático. Por fim, é nesta linha, em que se assume o texto e a leitura como aspetos fundamentais na aula de português, que se apresenta um possível percurso de leitura, atendendo à metodologia específica deste domínio. DOI: https://doi.org/10.21747/1647-8770/are14a2 |
id |
RCAP_2a8c12a59c126dacd622c952356dcb90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/13769 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da Preparação do Texto à Delineação de Estratégias PedagógicasArtigosO presente artigo procura refletir acerca do trabalho de preparação do texto antes da delineação de estratégias pedagógicas, valorizando-se o conhecimento linguístico do professor de Português Língua Materna para a delineação de um percurso didático sustentado e coerente. O texto assume inúmeras vezes o papel central da aula, procurando-se levar o aluno a refletir sobre as suas estruturas linguísticas. Nesse âmbito, a obra O Dragão, de Luísa Ducla Soares, constitui o ponto de partida para a exemplificação de um possível trabalho de preparação do texto. Pretende-se realçar que este momento prévio de análise textual permite evidenciar as potencialidades pedagógicas do texto, para, assim, num segundo momento, em função dos objetivos e da turma, se definir um percurso didático. Por fim, é nesta linha, em que se assume o texto e a leitura como aspetos fundamentais na aula de português, que se apresenta um possível percurso de leitura, atendendo à metodologia específica deste domínio. DOI: https://doi.org/10.21747/1647-8770/are14a2FLUP2024-01-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/13769por1647-8770Oliveira, Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-12T07:00:30Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/13769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:07.795140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da Preparação do Texto à Delineação de Estratégias Pedagógicas |
title |
Da Preparação do Texto à Delineação de Estratégias Pedagógicas |
spellingShingle |
Da Preparação do Texto à Delineação de Estratégias Pedagógicas Oliveira, Inês Artigos |
title_short |
Da Preparação do Texto à Delineação de Estratégias Pedagógicas |
title_full |
Da Preparação do Texto à Delineação de Estratégias Pedagógicas |
title_fullStr |
Da Preparação do Texto à Delineação de Estratégias Pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Da Preparação do Texto à Delineação de Estratégias Pedagógicas |
title_sort |
Da Preparação do Texto à Delineação de Estratégias Pedagógicas |
author |
Oliveira, Inês |
author_facet |
Oliveira, Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente artigo procura refletir acerca do trabalho de preparação do texto antes da delineação de estratégias pedagógicas, valorizando-se o conhecimento linguístico do professor de Português Língua Materna para a delineação de um percurso didático sustentado e coerente. O texto assume inúmeras vezes o papel central da aula, procurando-se levar o aluno a refletir sobre as suas estruturas linguísticas. Nesse âmbito, a obra O Dragão, de Luísa Ducla Soares, constitui o ponto de partida para a exemplificação de um possível trabalho de preparação do texto. Pretende-se realçar que este momento prévio de análise textual permite evidenciar as potencialidades pedagógicas do texto, para, assim, num segundo momento, em função dos objetivos e da turma, se definir um percurso didático. Por fim, é nesta linha, em que se assume o texto e a leitura como aspetos fundamentais na aula de português, que se apresenta um possível percurso de leitura, atendendo à metodologia específica deste domínio. DOI: https://doi.org/10.21747/1647-8770/are14a2 |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/13769 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/13769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-8770 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FLUP |
publisher.none.fl_str_mv |
FLUP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136836350640128 |