O público interno dos museus: reflexões sobre os funcionários de museus enquanto público-alvo das ações educativas museológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5107 |
Resumo: | A partir do entendimento sobre Educação Não-Formal atrelada à Museologia, o artigo propõe uma discussão em que evidencia a relevância de se refletir sobre um público especifico dos museus, os seus funcionários. Chamado público interno dos museus, este grupo que compõe parte da equipe de front office, ocupa uma posição estratégica no que toca a manutenção da imagem da instituição e a satisfação da experiência museal dos visitantes. Evidenciada a posição estratégica do grupo, o artigo pretende despertar o interesse dos profissionais de museus para a temática e estimular uma ação no sentido de privilegiar o desenvolvimento do ‘público esquecido’, tanto a nível profissional como pessoal. O estímulo surge através da proposta de criação de uma metodologia para um programa educativo direcionado aos funcionários de museu em que se justifica sua pertinência para o museu. |
id |
RCAP_2a8e0cc470a15fe03ef7ccd0f01c1f4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5107 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O público interno dos museus: reflexões sobre os funcionários de museus enquanto público-alvo das ações educativas museológicasMUSEOLOGIAMUSEUSEDUCAÇÃOPÚBLICO INTERNOMUSEOLOGYMUSEUMSEDUCATIONINTERNAL PUBLICA partir do entendimento sobre Educação Não-Formal atrelada à Museologia, o artigo propõe uma discussão em que evidencia a relevância de se refletir sobre um público especifico dos museus, os seus funcionários. Chamado público interno dos museus, este grupo que compõe parte da equipe de front office, ocupa uma posição estratégica no que toca a manutenção da imagem da instituição e a satisfação da experiência museal dos visitantes. Evidenciada a posição estratégica do grupo, o artigo pretende despertar o interesse dos profissionais de museus para a temática e estimular uma ação no sentido de privilegiar o desenvolvimento do ‘público esquecido’, tanto a nível profissional como pessoal. O estímulo surge através da proposta de criação de uma metodologia para um programa educativo direcionado aos funcionários de museu em que se justifica sua pertinência para o museu.From the understanding of Non-Formal Education linked to Museology, the article proposes a discussion that highlights the importance of reflecting on a specific public museums, their employees. Called internal public museums, the group that makes up part of the front office staff, occupies a strategic position in relation to maintaining the image of the institution and the satisfaction of museum visitors' experience. Highlighted the strategic position of the group, this paper aims to arouse the interest of museum professionals for the thematic and stimulate action towards favoring the development of the 'forgotten' public ', both professionally and personally. The stimulus comes through the proposed establishment of a methodology for an educational program directed to museum employees as justifying its relevance to the museum.Edições Universitárias Lusófonas2014-07-01T11:07:55Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5107por1646-3714Figurelli, Gabriela Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:19.607061Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O público interno dos museus: reflexões sobre os funcionários de museus enquanto público-alvo das ações educativas museológicas |
title |
O público interno dos museus: reflexões sobre os funcionários de museus enquanto público-alvo das ações educativas museológicas |
spellingShingle |
O público interno dos museus: reflexões sobre os funcionários de museus enquanto público-alvo das ações educativas museológicas Figurelli, Gabriela Ramos MUSEOLOGIA MUSEUS EDUCAÇÃO PÚBLICO INTERNO MUSEOLOGY MUSEUMS EDUCATION INTERNAL PUBLIC |
title_short |
O público interno dos museus: reflexões sobre os funcionários de museus enquanto público-alvo das ações educativas museológicas |
title_full |
O público interno dos museus: reflexões sobre os funcionários de museus enquanto público-alvo das ações educativas museológicas |
title_fullStr |
O público interno dos museus: reflexões sobre os funcionários de museus enquanto público-alvo das ações educativas museológicas |
title_full_unstemmed |
O público interno dos museus: reflexões sobre os funcionários de museus enquanto público-alvo das ações educativas museológicas |
title_sort |
O público interno dos museus: reflexões sobre os funcionários de museus enquanto público-alvo das ações educativas museológicas |
author |
Figurelli, Gabriela Ramos |
author_facet |
Figurelli, Gabriela Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figurelli, Gabriela Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MUSEOLOGIA MUSEUS EDUCAÇÃO PÚBLICO INTERNO MUSEOLOGY MUSEUMS EDUCATION INTERNAL PUBLIC |
topic |
MUSEOLOGIA MUSEUS EDUCAÇÃO PÚBLICO INTERNO MUSEOLOGY MUSEUMS EDUCATION INTERNAL PUBLIC |
description |
A partir do entendimento sobre Educação Não-Formal atrelada à Museologia, o artigo propõe uma discussão em que evidencia a relevância de se refletir sobre um público especifico dos museus, os seus funcionários. Chamado público interno dos museus, este grupo que compõe parte da equipe de front office, ocupa uma posição estratégica no que toca a manutenção da imagem da instituição e a satisfação da experiência museal dos visitantes. Evidenciada a posição estratégica do grupo, o artigo pretende despertar o interesse dos profissionais de museus para a temática e estimular uma ação no sentido de privilegiar o desenvolvimento do ‘público esquecido’, tanto a nível profissional como pessoal. O estímulo surge através da proposta de criação de uma metodologia para um programa educativo direcionado aos funcionários de museu em que se justifica sua pertinência para o museu. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-07-01T11:07:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/5107 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/5107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-3714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131240201191424 |