Influência da publicidade no comportamento de consumo alimentar das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cachola, Carla Sofia Matos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10751
Resumo: Durante a infância, as crianças são expostas a inúmeros estímulos que poderão influenciar as suas escolhas alimentares na vida adulta. Muitas empresas utilizam estratégias de marketing, com foco na criança, principalmente empresas da indústria alimentar. O objetivo deste trabalho foi o de estudar e aprofundar o tema, procurando compreender a influência da publicidade televisiva no comportamento de consumo alimentar das crianças. Para tal, após realização da revisão da literatura sobre a temática, foram aplicados questionários a uma amostra de encarregados de educação de uma Instituição Pública de Ensino, para recolha sistemática extensiva de informações aos alunos que, foram, posteriormente, submetidos a um debate “Focus Group”. Por fim, foram ainda analisados num determinado período de tempo, as publicidades de alimentos para crianças nos principais canais televisivos de forma a poder quantificá-los e retirar conclusões relevantes. Os resultados mostraram que a publicidade televisiva desempenha um papel importante nas preferências e escolhas de produtos alimentares pelas crianças do estudo, as quais demostraram ter capacidade para tomar decisões de consumo autónomas e influenciar as decisões de compra e de consumo da família; #### Abstract: During childhood, children are exposed to numerous stimuli that may influence food choices in adulthood. Many companies use marketing strategies, focusing on the child, especially the food industry. The aim of this work was to study and develop the theme, trying to understand the influence of advertising on TV on children's food consumption. This is achieved by undertaking a literature review, by applying questionnaires in Public Education Institution to parents, by extensive systematic collection of information from students and submits them to a debate in a "Focus Group". Finally it will be analyzed for a given time the advertisements of infant food in the mainstream media so as to be able to quantify them and draw conclusions. The results showed the important role of marketing stimuli and advertising on children’s preferences and food choices. Thus, it was noted that children are able to make their independent consumption choices and although influence family food decision-making. Not ever these choices are healthy foods.
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