A implementação do ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico : uma investigação sobre a prática no 3º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Rita Nunes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4642
Resumo: O presente estudo tem como principal finalidade a investigação do ensino precoce do inglês, nomeadamente a prática no 3.º ano de escolaridade. Nesse sentido, foi feito um estudo exploratório, enquadrado num paradigma qualitativo, tendo sido realizadas observações de aulas de Inglês lecionadas numa turma pertencente a um Agrupamento de Escolas de Viseu. O trabalho divide-se em duas partes distintas: as referências às práticas em contexto de estágio e a investigação científica. Primeiramente, será feita uma apreciação das práticas em contexto de estágio, referentes à educação pré-escolar e ao ensino do 1.º CEB, contendo uma caraterização de cada ambiente educativo e uma análise reflexiva sobre o que lá ocorreu. A investigação baseou-se na pesquisa documental e recorreu à observação naturalista e sistemática, a notas de campo e a um diário de bordo. Uma vez concluídas as observações, foi feita uma análise comparativa dos diversos aspetos observados no decorrer das aulas, mais especificamente das principais estratégias e metodologias de ensino utilizadas quanto ao Ensino do inglês como língua estrangeira a crianças desta faixa etária.
id RCAP_2a919be335af91b33ec085449b03cf87
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4642
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A implementação do ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico : uma investigação sobre a prática no 3º ano de escolaridadeEnsino precoce do inglêsinvestigação sobre a práticaestratégias e metodologias de ensino.Teaching English to young learnersinvestigation on practicesteaching strategies and methodologiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo tem como principal finalidade a investigação do ensino precoce do inglês, nomeadamente a prática no 3.º ano de escolaridade. Nesse sentido, foi feito um estudo exploratório, enquadrado num paradigma qualitativo, tendo sido realizadas observações de aulas de Inglês lecionadas numa turma pertencente a um Agrupamento de Escolas de Viseu. O trabalho divide-se em duas partes distintas: as referências às práticas em contexto de estágio e a investigação científica. Primeiramente, será feita uma apreciação das práticas em contexto de estágio, referentes à educação pré-escolar e ao ensino do 1.º CEB, contendo uma caraterização de cada ambiente educativo e uma análise reflexiva sobre o que lá ocorreu. A investigação baseou-se na pesquisa documental e recorreu à observação naturalista e sistemática, a notas de campo e a um diário de bordo. Uma vez concluídas as observações, foi feita uma análise comparativa dos diversos aspetos observados no decorrer das aulas, mais especificamente das principais estratégias e metodologias de ensino utilizadas quanto ao Ensino do inglês como língua estrangeira a crianças desta faixa etária.The main purpose of this study is to investigate the teaching of English to young learners, namely its practice with 3rd grade classes. In this sense, an exploratory study was developed, complying to a qualitative paradigm, involving the observation of lessons in one of the classes in Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu. The study is divided into two distinct parts: references to the practices in a training environment and scientific research. Firstly, an appreciation of practices in the context of traineeship will be undertaken, pertaining to preschool education and to teaching the 1st cycle classes, comprising a characterisation of each educational environment and a reflective analysis of what occurred. The investigation was based on documental research and relied on naturalistic and systematic observation, field notes and a “log”. Once the observations were completed, a comparative analysis was made of the different aspects observed during the lessons, specifically the main teaching strategies and methodologies used to teach English as a foreign language to children of this age group.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuFidalgo, SusanaLopes, Ana Maria CostaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCorreia, Ana Rita Nunes2019-09-05T00:30:11Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4642TID:201730618porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:23Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:12.512688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A implementação do ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico : uma investigação sobre a prática no 3º ano de escolaridade
title A implementação do ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico : uma investigação sobre a prática no 3º ano de escolaridade
spellingShingle A implementação do ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico : uma investigação sobre a prática no 3º ano de escolaridade
Correia, Ana Rita Nunes
Ensino precoce do inglês
investigação sobre a prática
estratégias e metodologias de ensino.
Teaching English to young learners
investigation on practices
teaching strategies and methodologies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A implementação do ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico : uma investigação sobre a prática no 3º ano de escolaridade
title_full A implementação do ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico : uma investigação sobre a prática no 3º ano de escolaridade
title_fullStr A implementação do ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico : uma investigação sobre a prática no 3º ano de escolaridade
title_full_unstemmed A implementação do ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico : uma investigação sobre a prática no 3º ano de escolaridade
title_sort A implementação do ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico : uma investigação sobre a prática no 3º ano de escolaridade
author Correia, Ana Rita Nunes
author_facet Correia, Ana Rita Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fidalgo, Susana
Lopes, Ana Maria Costa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Ana Rita Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino precoce do inglês
investigação sobre a prática
estratégias e metodologias de ensino.
Teaching English to young learners
investigation on practices
teaching strategies and methodologies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino precoce do inglês
investigação sobre a prática
estratégias e metodologias de ensino.
Teaching English to young learners
investigation on practices
teaching strategies and methodologies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente estudo tem como principal finalidade a investigação do ensino precoce do inglês, nomeadamente a prática no 3.º ano de escolaridade. Nesse sentido, foi feito um estudo exploratório, enquadrado num paradigma qualitativo, tendo sido realizadas observações de aulas de Inglês lecionadas numa turma pertencente a um Agrupamento de Escolas de Viseu. O trabalho divide-se em duas partes distintas: as referências às práticas em contexto de estágio e a investigação científica. Primeiramente, será feita uma apreciação das práticas em contexto de estágio, referentes à educação pré-escolar e ao ensino do 1.º CEB, contendo uma caraterização de cada ambiente educativo e uma análise reflexiva sobre o que lá ocorreu. A investigação baseou-se na pesquisa documental e recorreu à observação naturalista e sistemática, a notas de campo e a um diário de bordo. Uma vez concluídas as observações, foi feita uma análise comparativa dos diversos aspetos observados no decorrer das aulas, mais especificamente das principais estratégias e metodologias de ensino utilizadas quanto ao Ensino do inglês como língua estrangeira a crianças desta faixa etária.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2019-09-05T00:30:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/4642
TID:201730618
url http://hdl.handle.net/10400.19/4642
identifier_str_mv TID:201730618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130901036138496