O posicionamento da Fidelidade no mercado de bancassurance : a penetração de «seguros não vida» na base de clientes das instituições bancárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Melina Isabel Alves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36129
Resumo: Antes da atual crise financeira, as instituições bancárias centravam o seu negócio na concessão de crédito imobiliário, que, por sua vez, tinha associados seguros do ramo vida e não vida (seguro incêndio, multirriscos, entre outros). Neste momento, as instituições bancárias restringiram a conceção de crédito bancário e, por isso, tiveram de alargar o âmbito do seu negócio, desenvolvendo-se o conceito da bancassurance. A bancassurance deu origem a uma parceria entre a CGD (Caixa Geral de Depósitos) e a Fidelidade. Ambas se especializaram no apoio e vendas de seguros na banca. Uma das opções foi apostar nos seguros do ramo não vida, principalmente nos seguros automóvel e de saúde, que anteriormente não eram tão divulgados ao cliente e que passaram a ser assim produtos de destaque. O presente trabalho resulta de um estudo realizado na companhia de seguros Fidelidade e visa estudar a penetração dos seguros não vida na base de clientes das instituições bancárias, nomeadamente identificar fatores que influenciam as vendas dos seguros não vida através do setor bancário português. Foi realizado também um estudo estatístico sumário sobre o seguro automóvel, onde foram analisadas simulações com o objetivo de apurar as razões pelas quais o seguro não foi escolhido ou caso seja realizado, qual o tipo de seguro por que o cliente optou.
id RCAP_2a9ccfe08ec97b59c255b7fe91a8f8d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36129
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O posicionamento da Fidelidade no mercado de bancassurance : a penetração de «seguros não vida» na base de clientes das instituições bancáriasBancassuranceInstituições bancáriasCompanhia de segurosBanksInsurance companiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAntes da atual crise financeira, as instituições bancárias centravam o seu negócio na concessão de crédito imobiliário, que, por sua vez, tinha associados seguros do ramo vida e não vida (seguro incêndio, multirriscos, entre outros). Neste momento, as instituições bancárias restringiram a conceção de crédito bancário e, por isso, tiveram de alargar o âmbito do seu negócio, desenvolvendo-se o conceito da bancassurance. A bancassurance deu origem a uma parceria entre a CGD (Caixa Geral de Depósitos) e a Fidelidade. Ambas se especializaram no apoio e vendas de seguros na banca. Uma das opções foi apostar nos seguros do ramo não vida, principalmente nos seguros automóvel e de saúde, que anteriormente não eram tão divulgados ao cliente e que passaram a ser assim produtos de destaque. O presente trabalho resulta de um estudo realizado na companhia de seguros Fidelidade e visa estudar a penetração dos seguros não vida na base de clientes das instituições bancárias, nomeadamente identificar fatores que influenciam as vendas dos seguros não vida através do setor bancário português. Foi realizado também um estudo estatístico sumário sobre o seguro automóvel, onde foram analisadas simulações com o objetivo de apurar as razões pelas quais o seguro não foi escolhido ou caso seja realizado, qual o tipo de seguro por que o cliente optou.Before the current financial crisis, banks focused their business on granting mortgage loans, which, in turn, had life insurance and non-life insurance (fire insurance, multi-risk, among others) associated. Currently, banks have restricted bank credit and therefore had to extend the scope of their business, developing the concept of bancassurance. Bancassurance has led to a partnership between CGD (Caixa Geral Depósitos) and Fidelidade. Both specialize in service and insurance sales in banking. This partnership consists of selling non-life insurance, especially in automobile and healthcare insurance, thought the bank. The study presented in this work results from a proposal made by the company Fidelidade, which aims to analyze the penetration of non-life insurance in bank clients, namely identifying factors that influence sales of non-life through the Portuguese banking sector. A brief statistical study was conducted in order to identify reasons why customers decline on proposals, aspects that are considered when accepted and which type of insurance customers tend to choose.Julião, Jorge Manuel SoaresVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCampos, Melina Isabel Alves2021-12-07T14:25:47Z2015-03-1620142015-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36129TID:201488914porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:38Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:20.294091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O posicionamento da Fidelidade no mercado de bancassurance : a penetração de «seguros não vida» na base de clientes das instituições bancárias
title O posicionamento da Fidelidade no mercado de bancassurance : a penetração de «seguros não vida» na base de clientes das instituições bancárias
spellingShingle O posicionamento da Fidelidade no mercado de bancassurance : a penetração de «seguros não vida» na base de clientes das instituições bancárias
Campos, Melina Isabel Alves
Bancassurance
Instituições bancárias
Companhia de seguros
Banks
Insurance companies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O posicionamento da Fidelidade no mercado de bancassurance : a penetração de «seguros não vida» na base de clientes das instituições bancárias
title_full O posicionamento da Fidelidade no mercado de bancassurance : a penetração de «seguros não vida» na base de clientes das instituições bancárias
title_fullStr O posicionamento da Fidelidade no mercado de bancassurance : a penetração de «seguros não vida» na base de clientes das instituições bancárias
title_full_unstemmed O posicionamento da Fidelidade no mercado de bancassurance : a penetração de «seguros não vida» na base de clientes das instituições bancárias
title_sort O posicionamento da Fidelidade no mercado de bancassurance : a penetração de «seguros não vida» na base de clientes das instituições bancárias
author Campos, Melina Isabel Alves
author_facet Campos, Melina Isabel Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Julião, Jorge Manuel Soares
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Melina Isabel Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Bancassurance
Instituições bancárias
Companhia de seguros
Banks
Insurance companies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Bancassurance
Instituições bancárias
Companhia de seguros
Banks
Insurance companies
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Antes da atual crise financeira, as instituições bancárias centravam o seu negócio na concessão de crédito imobiliário, que, por sua vez, tinha associados seguros do ramo vida e não vida (seguro incêndio, multirriscos, entre outros). Neste momento, as instituições bancárias restringiram a conceção de crédito bancário e, por isso, tiveram de alargar o âmbito do seu negócio, desenvolvendo-se o conceito da bancassurance. A bancassurance deu origem a uma parceria entre a CGD (Caixa Geral de Depósitos) e a Fidelidade. Ambas se especializaram no apoio e vendas de seguros na banca. Uma das opções foi apostar nos seguros do ramo não vida, principalmente nos seguros automóvel e de saúde, que anteriormente não eram tão divulgados ao cliente e que passaram a ser assim produtos de destaque. O presente trabalho resulta de um estudo realizado na companhia de seguros Fidelidade e visa estudar a penetração dos seguros não vida na base de clientes das instituições bancárias, nomeadamente identificar fatores que influenciam as vendas dos seguros não vida através do setor bancário português. Foi realizado também um estudo estatístico sumário sobre o seguro automóvel, onde foram analisadas simulações com o objetivo de apurar as razões pelas quais o seguro não foi escolhido ou caso seja realizado, qual o tipo de seguro por que o cliente optou.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-03-16
2015-03-16T00:00:00Z
2021-12-07T14:25:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/36129
TID:201488914
url http://hdl.handle.net/10400.14/36129
identifier_str_mv TID:201488914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132013692715008