Técnicas de respiração na aprendizagem do clarinete no nível básico do ensino especializado da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Tânia Sofia Capela
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45236
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_2aa07dd9779ab2165ce853aaa16a8b43
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45236
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Técnicas de respiração na aprendizagem do clarinete no nível básico do ensino especializado da músicaBreathing techniques in clarinet learning at the basic level of specialized music teachingRespiraçãoEnsinoClarineteSistema respiratórioBreathingMusic teachingClarinetRespiratory SystemCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório é o culminar do Estágio, realizado na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, com alunos do ensino básico e secundário. É um facto conhecido que um executante de um instrumento de sopro, tal como o clarinete, deve ter a capacidade de controlar a respiração e a pressão do ar, para conseguir um bom desempenho técnico-musical. No período de intervenção foram utilizados alguns exercícios que aparecem no corpo do presente relatório para desenvolver o domínio da respiração. Os alunos, foram acompanhados pela estagiária durante o estudo, mas especialmente os mais novos, considerando que estavam numa fase inicial de contacto com o instrumento, para orienta-los no uso adequado dos exercícios. Ao longo do estágio foram realizados questionários aos alunos para perceber qual a importância que estes dão à parte da respiração, notando que pouco tempo dedicam a este tema. Foram também realizados questionários gerais e concluiu-se que uma grande percentagem de professores dedica pouco ou nenhum tempo a exercícios de respiração, mesmo na questão da explicação do sistema respiratório aos seus alunos. No final do estágio pudemos apreciar que os alunos tinham evoluído positivamente graças aos exercícios específicos realizados sob a nossa orientação. Os estudantes conseguiram ter um maior controlo da respiração e da pressão do ar, o que consequentemente trouxe uma melhoria na qualidade tímbrica e na projeção do som. Os alunos participantes perceberam a importância da realização de exercícios de respiração aquando do estudo do instrumento, mostrando-se bastante motivados graças aos resultados obtidos.The present report summarizes the Internship done at Valentim Moreira Music Academy, with basic and secondary students. It is a well-known fact that a performer of a brass instrument, such as the clarinet, must have the capacity of controlling breathing and air pressure, to accomplish a good technical and musical performance/interpretation. During the period of intervention, some exercises (which you can see in this report) were done in order to develop the mastery of breathing. During the study, students were followed and advised by the intern, especially the younger ones considering that they were at their first contact with the instruments, in order to guide them in the correct use of the exercises. Throughout the internship, questionnaires were carried out to the students to realize how important they are to the breathing part, noting that they dedicate little time to this theme. General questionnaires were also conducted and it was concluded that a large percentage of teachers dedicate little or no time to breathing exercises, even in the question of explaining the respiratory system to their students. At the end of the internship, we could see that students had made positive progress due to the specific exercises done under our guidance and supervision. Students accomplished greater control of breathing and air pressure, and consequently it brought an improvement of sound definition and sound projection. Students realized the importance of doing breathing exercises when studying the instrument and revealed themselves motivated due to the accomplished results.Abeijón, Ricardo Iván BarcelóUniversidade do MinhoBarbosa, Tânia Sofia Capela2017-01-032017-01-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45236por201624044info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:07.529985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Técnicas de respiração na aprendizagem do clarinete no nível básico do ensino especializado da música
Breathing techniques in clarinet learning at the basic level of specialized music teaching
title Técnicas de respiração na aprendizagem do clarinete no nível básico do ensino especializado da música
spellingShingle Técnicas de respiração na aprendizagem do clarinete no nível básico do ensino especializado da música
Barbosa, Tânia Sofia Capela
Respiração
Ensino
Clarinete
Sistema respiratório
Breathing
Music teaching
Clarinet
Respiratory System
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Técnicas de respiração na aprendizagem do clarinete no nível básico do ensino especializado da música
title_full Técnicas de respiração na aprendizagem do clarinete no nível básico do ensino especializado da música
title_fullStr Técnicas de respiração na aprendizagem do clarinete no nível básico do ensino especializado da música
title_full_unstemmed Técnicas de respiração na aprendizagem do clarinete no nível básico do ensino especializado da música
title_sort Técnicas de respiração na aprendizagem do clarinete no nível básico do ensino especializado da música
author Barbosa, Tânia Sofia Capela
author_facet Barbosa, Tânia Sofia Capela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Tânia Sofia Capela
dc.subject.por.fl_str_mv Respiração
Ensino
Clarinete
Sistema respiratório
Breathing
Music teaching
Clarinet
Respiratory System
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Respiração
Ensino
Clarinete
Sistema respiratório
Breathing
Music teaching
Clarinet
Respiratory System
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-03
2017-01-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45236
url http://hdl.handle.net/1822/45236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201624044
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132449006944256