A TV como objeto de leitura da imagem no contexto escolar: uma pesquisa-ação com alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15190 |
Resumo: | Esta pesquisa procura refletir sobre a dinâmica da recepção televisiva, estudando a microsérie Hoje é dia de Maria, produzida pela Rede Globo de Televisão e tem por objetivo geral, promover inferências no processo de leitura da imagem, principalmente à leitura estética no contexto escolar, visando à formação de leitores visuais proficientes. A pesquisa foi desenvolvida com alunos da 3ª série do ensino médio em uma escola pública do Estado, situada geograficamente na cidade do Natal, RN. O enquadre teórico parte dos pressupostos do sociointeracionismo cognitivista para entender a linguagem, ancorada nas ideias de Bakhtin (1994) e Vygotsky (1998) para entender a interação social e a Teoria da Recepção Estética e do Efeito com Jauss (1979) e Iser (1999), de forma a compreender a experiência estética, efeito estético e produção de sentido. A abordagem metodológica assume um viés qualitativo de caráter interpretativista, dada pelos momentos de entrevistas, observação, questionário e da aplicação de um conjunto de atividades investigativas, como exposição de temas introdutórios, veiculação de imagens e processo de mediação. O trabalho é fruto de uma investigação-ação, num processo de intervenção pedagógica na escola. Os resultados verificaram que os recursos linguísticos interacionais mobilizados pelos interlocutores demonstrou a falta de repertório e conhecimento prévio sobre leitura de imagem, ficando evidente que os participantes da pesquisa desconheciam sobre leitura de imagem, o que os levou a fazer inicialmente uma leitura superficial. Mas, no decorrer dos encontros, foi possível, perceber as transformações, com o auxílio da mediação que os ajudou reflexionar o texto audiovisual de forma mais autônoma e segura. |
id |
RCAP_2abc79b54e9d6cc143580fb8867503a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/15190 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A TV como objeto de leitura da imagem no contexto escolar: uma pesquisa-ação com alunos do ensino médioEsta pesquisa procura refletir sobre a dinâmica da recepção televisiva, estudando a microsérie Hoje é dia de Maria, produzida pela Rede Globo de Televisão e tem por objetivo geral, promover inferências no processo de leitura da imagem, principalmente à leitura estética no contexto escolar, visando à formação de leitores visuais proficientes. A pesquisa foi desenvolvida com alunos da 3ª série do ensino médio em uma escola pública do Estado, situada geograficamente na cidade do Natal, RN. O enquadre teórico parte dos pressupostos do sociointeracionismo cognitivista para entender a linguagem, ancorada nas ideias de Bakhtin (1994) e Vygotsky (1998) para entender a interação social e a Teoria da Recepção Estética e do Efeito com Jauss (1979) e Iser (1999), de forma a compreender a experiência estética, efeito estético e produção de sentido. A abordagem metodológica assume um viés qualitativo de caráter interpretativista, dada pelos momentos de entrevistas, observação, questionário e da aplicação de um conjunto de atividades investigativas, como exposição de temas introdutórios, veiculação de imagens e processo de mediação. O trabalho é fruto de uma investigação-ação, num processo de intervenção pedagógica na escola. Os resultados verificaram que os recursos linguísticos interacionais mobilizados pelos interlocutores demonstrou a falta de repertório e conhecimento prévio sobre leitura de imagem, ficando evidente que os participantes da pesquisa desconheciam sobre leitura de imagem, o que os levou a fazer inicialmente uma leitura superficial. Mas, no decorrer dos encontros, foi possível, perceber as transformações, com o auxílio da mediação que os ajudou reflexionar o texto audiovisual de forma mais autônoma e segura.Universidade de Aveiro2013-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15190https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15190SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2013: 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"; 213-219SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2013: 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"; 213-219SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2013: 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"; 213-219reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15190https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15190/10474Pinheiro, Mírian Moema Filgueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-20T14:53:30Zoai:proa.ua.pt:article/15190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:50.703890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TV como objeto de leitura da imagem no contexto escolar: uma pesquisa-ação com alunos do ensino médio |
title |
A TV como objeto de leitura da imagem no contexto escolar: uma pesquisa-ação com alunos do ensino médio |
spellingShingle |
A TV como objeto de leitura da imagem no contexto escolar: uma pesquisa-ação com alunos do ensino médio Pinheiro, Mírian Moema Filgueira |
title_short |
A TV como objeto de leitura da imagem no contexto escolar: uma pesquisa-ação com alunos do ensino médio |
title_full |
A TV como objeto de leitura da imagem no contexto escolar: uma pesquisa-ação com alunos do ensino médio |
title_fullStr |
A TV como objeto de leitura da imagem no contexto escolar: uma pesquisa-ação com alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
A TV como objeto de leitura da imagem no contexto escolar: uma pesquisa-ação com alunos do ensino médio |
title_sort |
A TV como objeto de leitura da imagem no contexto escolar: uma pesquisa-ação com alunos do ensino médio |
author |
Pinheiro, Mírian Moema Filgueira |
author_facet |
Pinheiro, Mírian Moema Filgueira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Mírian Moema Filgueira |
description |
Esta pesquisa procura refletir sobre a dinâmica da recepção televisiva, estudando a microsérie Hoje é dia de Maria, produzida pela Rede Globo de Televisão e tem por objetivo geral, promover inferências no processo de leitura da imagem, principalmente à leitura estética no contexto escolar, visando à formação de leitores visuais proficientes. A pesquisa foi desenvolvida com alunos da 3ª série do ensino médio em uma escola pública do Estado, situada geograficamente na cidade do Natal, RN. O enquadre teórico parte dos pressupostos do sociointeracionismo cognitivista para entender a linguagem, ancorada nas ideias de Bakhtin (1994) e Vygotsky (1998) para entender a interação social e a Teoria da Recepção Estética e do Efeito com Jauss (1979) e Iser (1999), de forma a compreender a experiência estética, efeito estético e produção de sentido. A abordagem metodológica assume um viés qualitativo de caráter interpretativista, dada pelos momentos de entrevistas, observação, questionário e da aplicação de um conjunto de atividades investigativas, como exposição de temas introdutórios, veiculação de imagens e processo de mediação. O trabalho é fruto de uma investigação-ação, num processo de intervenção pedagógica na escola. Os resultados verificaram que os recursos linguísticos interacionais mobilizados pelos interlocutores demonstrou a falta de repertório e conhecimento prévio sobre leitura de imagem, ficando evidente que os participantes da pesquisa desconheciam sobre leitura de imagem, o que os levou a fazer inicialmente uma leitura superficial. Mas, no decorrer dos encontros, foi possível, perceber as transformações, com o auxílio da mediação que os ajudou reflexionar o texto audiovisual de forma mais autônoma e segura. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15190 https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15190 |
url |
https://doi.org/10.34624/sopcom.v0i0.15190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15190 https://proa.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/15190/10474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2013: 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"; 213-219 SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2013: 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"; 213-219 SOPCOM: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; 2013: 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"; 213-219 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131676841869312 |