O Instituto de Coimbra e o Ensino Secundário em Portugal na Primeira República: O caso particular das Ciências Físico-Químicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo,António J.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Martins,Décio R., Fiolhais,Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100008
Resumo: Analisamos o ensino secundário em Portugal após a reforma de 1905 e durante a Primeira República tendo por base a revista O Instituto, publicada pela sociedade científica e literária Instituto de Coimbra (IC), com ênfase no estudo das Ciências Físico-Químicas. Discutimos algumas memórias de sócios do IC, como Bernardino Machado, Adolfo Coelho e Costa Lobo, que intervieram nas reformas realizadas. Destacamos as relações entre Portugal e Espanha no domínio da educação, em particular o artigo de Rubén Landa, um professor espanhol que foi em 1918 comissionado para estudar o ensino secundário em Portugal. Esta visita surgiu na sequência de um outro estudo solicitado pelo governo espanhol sobre a instrução pública no nosso país, realizado em 1914 pela portuguesa Alice Pestana, professora na Institución Libré de Enseñanza (ILE), em Madrid. Os dois estudos louvaram o ensino secundário português. No entanto, esse ensino era apenas para um número escasso de alunos.
id RCAP_2abf5c6206bd62378183f5d8ea16a288
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872012000100008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Instituto de Coimbra e o Ensino Secundário em Portugal na Primeira República: O caso particular das Ciências Físico-QuímicasEnsino secundárioInstituto de CoimbraILEPrimeira RepúblicaAnalisamos o ensino secundário em Portugal após a reforma de 1905 e durante a Primeira República tendo por base a revista O Instituto, publicada pela sociedade científica e literária Instituto de Coimbra (IC), com ênfase no estudo das Ciências Físico-Químicas. Discutimos algumas memórias de sócios do IC, como Bernardino Machado, Adolfo Coelho e Costa Lobo, que intervieram nas reformas realizadas. Destacamos as relações entre Portugal e Espanha no domínio da educação, em particular o artigo de Rubén Landa, um professor espanhol que foi em 1918 comissionado para estudar o ensino secundário em Portugal. Esta visita surgiu na sequência de um outro estudo solicitado pelo governo espanhol sobre a instrução pública no nosso país, realizado em 1914 pela portuguesa Alice Pestana, professora na Institución Libré de Enseñanza (ILE), em Madrid. Os dois estudos louvaram o ensino secundário português. No entanto, esse ensino era apenas para um número escasso de alunos.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100008Revista Portuguesa de Educação v.25 n.1 2012reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100008Leonardo,António J.Martins,Décio R.Fiolhais,Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:50Zoai:scielo:S0871-91872012000100008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:19.737219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Instituto de Coimbra e o Ensino Secundário em Portugal na Primeira República: O caso particular das Ciências Físico-Químicas
title O Instituto de Coimbra e o Ensino Secundário em Portugal na Primeira República: O caso particular das Ciências Físico-Químicas
spellingShingle O Instituto de Coimbra e o Ensino Secundário em Portugal na Primeira República: O caso particular das Ciências Físico-Químicas
Leonardo,António J.
Ensino secundário
Instituto de Coimbra
ILE
Primeira República
title_short O Instituto de Coimbra e o Ensino Secundário em Portugal na Primeira República: O caso particular das Ciências Físico-Químicas
title_full O Instituto de Coimbra e o Ensino Secundário em Portugal na Primeira República: O caso particular das Ciências Físico-Químicas
title_fullStr O Instituto de Coimbra e o Ensino Secundário em Portugal na Primeira República: O caso particular das Ciências Físico-Químicas
title_full_unstemmed O Instituto de Coimbra e o Ensino Secundário em Portugal na Primeira República: O caso particular das Ciências Físico-Químicas
title_sort O Instituto de Coimbra e o Ensino Secundário em Portugal na Primeira República: O caso particular das Ciências Físico-Químicas
author Leonardo,António J.
author_facet Leonardo,António J.
Martins,Décio R.
Fiolhais,Carlos
author_role author
author2 Martins,Décio R.
Fiolhais,Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo,António J.
Martins,Décio R.
Fiolhais,Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino secundário
Instituto de Coimbra
ILE
Primeira República
topic Ensino secundário
Instituto de Coimbra
ILE
Primeira República
description Analisamos o ensino secundário em Portugal após a reforma de 1905 e durante a Primeira República tendo por base a revista O Instituto, publicada pela sociedade científica e literária Instituto de Coimbra (IC), com ênfase no estudo das Ciências Físico-Químicas. Discutimos algumas memórias de sócios do IC, como Bernardino Machado, Adolfo Coelho e Costa Lobo, que intervieram nas reformas realizadas. Destacamos as relações entre Portugal e Espanha no domínio da educação, em particular o artigo de Rubén Landa, um professor espanhol que foi em 1918 comissionado para estudar o ensino secundário em Portugal. Esta visita surgiu na sequência de um outro estudo solicitado pelo governo espanhol sobre a instrução pública no nosso país, realizado em 1914 pela portuguesa Alice Pestana, professora na Institución Libré de Enseñanza (ILE), em Madrid. Os dois estudos louvaram o ensino secundário português. No entanto, esse ensino era apenas para um número escasso de alunos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100008
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.25 n.1 2012
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137274545307648