A Complexidade do Relacionamento com o Doente Critico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Manuel Agostinho matos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8900
Resumo: A complexidade do relacionamento com o doente critico, foi uma comunicação apresentada nas I Jornadas Internacionais de Enfermagem da Universidade de Évora com o tema “A pessoa em situação Critica” que se realizou nos dias 2 e 3 de Junho realizados na Universidade de Évora . Aborda as questões da cidadania em saúde em doentes em situação grave em que a capacidade de decisão pode estar alterada e a complexidade dos tratamentos é grande sendo incertos os resultados. Foca as possibilidades do consentimento ser dados por outros, familiares e até a pertinência do testamento vital nestas circunstâncias. A família tem aqui um papel especial, e deve ser tratada com especial cuidado. Realça-se ainda o respeito dos princípios bioéticos e da inclusão desta questão nos manuais de qualidade e acreditação das instituições de saúde.
id RCAP_2ad06177546fb1030d17087dcb8a6d90
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8900
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Complexidade do Relacionamento com o Doente CriticoeticadecisãoA complexidade do relacionamento com o doente critico, foi uma comunicação apresentada nas I Jornadas Internacionais de Enfermagem da Universidade de Évora com o tema “A pessoa em situação Critica” que se realizou nos dias 2 e 3 de Junho realizados na Universidade de Évora . Aborda as questões da cidadania em saúde em doentes em situação grave em que a capacidade de decisão pode estar alterada e a complexidade dos tratamentos é grande sendo incertos os resultados. Foca as possibilidades do consentimento ser dados por outros, familiares e até a pertinência do testamento vital nestas circunstâncias. A família tem aqui um papel especial, e deve ser tratada com especial cuidado. Realça-se ainda o respeito dos princípios bioéticos e da inclusão desta questão nos manuais de qualidade e acreditação das instituições de saúde.2013-10-21T09:00:46Z2013-10-212011-06-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/8900http://hdl.handle.net/10174/8900porFernandes, M. (2011).A Complexidade do Relacionamento com o Doente Critico. Comunicação apresentada nas I Jornadas Internacionais de Enfermagem da Universidade de Évora.simsimsimmf@uevora.pt274Fernandes, Manuel Agostinho matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:50:26Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:06.063934Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Complexidade do Relacionamento com o Doente Critico
title A Complexidade do Relacionamento com o Doente Critico
spellingShingle A Complexidade do Relacionamento com o Doente Critico
Fernandes, Manuel Agostinho matos
etica
decisão
title_short A Complexidade do Relacionamento com o Doente Critico
title_full A Complexidade do Relacionamento com o Doente Critico
title_fullStr A Complexidade do Relacionamento com o Doente Critico
title_full_unstemmed A Complexidade do Relacionamento com o Doente Critico
title_sort A Complexidade do Relacionamento com o Doente Critico
author Fernandes, Manuel Agostinho matos
author_facet Fernandes, Manuel Agostinho matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Manuel Agostinho matos
dc.subject.por.fl_str_mv etica
decisão
topic etica
decisão
description A complexidade do relacionamento com o doente critico, foi uma comunicação apresentada nas I Jornadas Internacionais de Enfermagem da Universidade de Évora com o tema “A pessoa em situação Critica” que se realizou nos dias 2 e 3 de Junho realizados na Universidade de Évora . Aborda as questões da cidadania em saúde em doentes em situação grave em que a capacidade de decisão pode estar alterada e a complexidade dos tratamentos é grande sendo incertos os resultados. Foca as possibilidades do consentimento ser dados por outros, familiares e até a pertinência do testamento vital nestas circunstâncias. A família tem aqui um papel especial, e deve ser tratada com especial cuidado. Realça-se ainda o respeito dos princípios bioéticos e da inclusão desta questão nos manuais de qualidade e acreditação das instituições de saúde.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-03T00:00:00Z
2013-10-21T09:00:46Z
2013-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8900
http://hdl.handle.net/10174/8900
url http://hdl.handle.net/10174/8900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, M. (2011).A Complexidade do Relacionamento com o Doente Critico. Comunicação apresentada nas I Jornadas Internacionais de Enfermagem da Universidade de Évora.
sim
sim
sim
mf@uevora.pt
274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136514890792960